Técnico em Reabilitação de Dependentes Sisutec - Inscrições, Vagas e Documentos
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Técnico em Reabilitação de Dependentes Sisutec – Inscrições, Vagas e Documentos

O Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos – mais conhecido por Sisutec – é um programa do governo federal criado para alimentar e democratizar a educação técnica, levando formação de qualidade a milhares de jovens brasileiros que acabaram de se formar no ensino médio.

Uma outra proposta do Sisutec é formar profissionais para suprir a carência do mercado de trabalho por profissionais de nível técnico em diversos setores da economia. Esta falta de profissionais deixa uma enorme quantidade de vagas abertas em áreas como saúde, educação, tecnologia, indústria, comércio, e etc.

Formando profissionais jovens, o Sisutec abre as portas do mercado de trabalho para estes jovens, dando-lhes seu primeiro emprego e o primeiro contato com seu próprio dinheiro, fazendo-os contribuir para o mercado e com o país. O Sisutec foi criado em 2013, e desde então vem democratizando a educação, com seu enfoque em dar prioridade nas vagas para os candidatos que cursaram o ensino médio em escolas da rede pública de ensino.

Entre os diversos cursos oferecidos pelo programa, o Técnico em Reabilitação de Dependentes é uma das opções. Saiba mais sobre este curso, esta carreira, sua remuneração e como funciona o Sisutec 2018.

Acesse e saiba mais informações: Inscrições Sisutec 2018 Rio de Janeiro, RJ

A profissão e o salário de Técnico em Reabilitação de Dependentes

O Brasil tem um quadro social de grande complexidade, e entre as questões que mais vem sendo discutidas nos últimos anos – entre os ramos comuns, econômicos e principalmente políticos – é o tratamento e a reabilitação de pessoas dependentes químicas, devido ao uso de drogas como maconha, cocaína, crack e heroína.

Em meio a este debate, surge o Técnico em Reabilitação de Dependentes, que é o profissional que coordena programas de reabilitação e serviços com a finalidade de efetuar a recuperação destes indivíduos em situação de vício, restaurando seu estado físico e mental para a saúde.

Esta carreira também é responsável pela realização de campanhas, reuniões e eventos de conscientização das drogas, levando informação precisa e apresentando dados sobre as dependências químicas e os efeitos do uso de drogas.

Técnico em Reabilitação de Dependentes

Técnico em Reabilitação de Dependentes. Imagem:divulgação

O Técnico em Reabilitação de Dependentes atua como funcionário em unidades básicas de saúde, em hospitais públicos ou privados, consultórios médicos, unidades de desintoxicação, comunidades de terapia, reuniões de anônimos, entre diversos outros campos que devem ser desenvolvidos nos próximos anos.

Como esta carreira, assim como o debate de drogas no Brasil, ainda é muito nova, o seu piso salarial, sindicato e condições de trabalho ainda estão em pauta nos diferentes ramos trabalhistas. Mas já podemos prever algumas coisas em relação a remuneração: por trabalhar em ambientes que podem ser perigosos e oferecer riscos, este ´técnico ganhará um adicional em seu salário devido à condição de insalubridade (mesmo adicional ganhado por policiais). Caso este trabalhador entre em cargos em instituições públicas, o salário pode chegar a R$ 3000.

Como funciona o Sisutec 2018?

O Sisutec 2018 funciona em parceria com diferentes instituições de ensino brasileiras, todas de grande porte e reconhecidas pelo MEC. O aluno que deseja ingressar em um curso técnico através deste programa poderá entrar em escolas técnicas públicas, instituições de ensino particulares, institutos vinculados a universidades e os prédios do sistema S, como o SENAI e o SENAC.

sisutec 2018

Sisutec 2018. Imagem:divulgação

O programa funciona de maneira parecida com o Sisu, ou seja, utilizando as notas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) como critério de avaliação nas listas de chamada dos cursos técnicos. Logo, não há como participar do Sisutec se você não fez o Enem do ano anterior ao processo.

Acesse e saiba mais informações: Inscrições Sisutec 2018 São Paulo, SP

Inscrições e Documentos Sisutec 2018

Para se inscrever no programa, acesse o site oficial do Sisutec e faça login com o seu número do Enem e sua senha. Feito isso, escolha o curso desejado e fique atento com a lista de chamada.

Os documentos exigidos para a matrícula variam de acordo com a instituição, mas geralmente se pede o RG, CPF, comprovante de residência e algum dos documentos dos pais.

Recomendados para você: