Técnico em Meio Ambiente do Pronatec

Em 2011 o Governo Federal criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) através da Lei número 12.513//2011 para ampliar as possibilidades de emprego para o cidadão brasileiro.

Essa formação acaba fazendo a diferença na vida dos trabalhadores, pois ajuda a conquistar melhores salários e posições dentro das empresas. Desde que foi criado já beneficiou mais de nove milhões de pessoas em diversos municípios do país.

Diferente de muitos programas oferecidos pelo governo, para se candidatar a uma vaga do Pronatec é preciso ir até a instituição que oferece o curso para fazer a inscrição em qualquer período do ano se houver vagas. Para tanto, é necessário um comprovante de residência e renda, documentos pessoais e a declaração de conclusão ou de matrícula no ensino médio.

Técnico em Meio Ambiente do Pronatec

Técnico em Meio Ambiente do Pronatec

São mais de 600 cursos profissionalizantes e mais de 220 cursos técnicos com certificação do MEC. Para saber quais os cursos oferecidos é só acessar o site. Para o ano de 2017 o MEC prevê um aumento de vagas em pelo menos 10%.

Técnico em Meio Ambiente do Pronatec

Umas das profissões que vem se destacando no atual cenário econômico é o técnico em meio ambiente. O salário é bom se comparado a outras profissões e as vagas de trabalho vem crescendo, o que se torna uma excelente oportunidade para quem está procurando uma boa colocação no mercado.

Durante o curso o aluno aprende a realizar com competência as principais funções de um técnico em meio ambiente sempre respeitando a matéria prima que é a natureza. Como função um técnico ambiental deve saber como organizar equipes, elaborar, supervisionar e executar sistemas de gestão ambiental, além de saber elaborar laudos, relatórios, coletar e interpretar dados, preservar, monitorar e fazer compensação de impactos.

O curso conta com 1200 horas divididas em seis módulos: Recursos Naturais (240 horas), Educação Ambiental (200 horas), Diagnóstico Ambiental (260 horas), Gerenciamento Ambiental (240 horas), Gestão Integrada (200 horas) e Empreendedorismo Sustentável (60 horas). Concluído o curso, o aluno pode receber registros dos Conselhos Regionais de Química, de Engenharia e de Agronomia do Estado, tornando-se assim, Técnico em Meio Ambiente. Logo após a conclusão do primeiro módulo é possível conseguir um estágio na área.

Para cursar é preciso ter no mínimo 16 anos, estar cursando o ensino médio, estar munido de documentos pessoais, certificado e declaração da escola, além do histórico escolar.

Técnico em Meio Ambiente do Senai

Um dos vários cursos técnicos oferecidos pelo Senai é o de Técnico em Meio Ambiente. A instituição visa formar profissionais capacitados, propiciando ao aluno todo o conhecimento necessário para atuar no mercado de trabalho que resolver seguir.

Esse curso tem sido um dos mais procurados devido a importância da natureza para a humanidade e cada vez mais é perceptível a necessidade de cuidados e preservação do espaço natural para uma melhor qualidade de vida e evitar problemas ambientais de pequeno, médio e longo alcance.

O técnico formado pelo Senai é levado a pensar na natureza visando diminuir os riscos e danos causados pelas empresas na produções dos seus produtos. Tem por objetivo o famoso “menos é mais”, usando menos recursos naturais e produzindo ainda mais.

Mercado de trabalho para o Técnico em Meio Ambiente

O mercado é bastante promissor, pois vem apresentando soluções para resolver os problemas ambientais que cada vez mais afetam a população. Além de órgãos de proteção a natureza e ONG´s, a indústria tem sido uma grande empregadora para os técnicos em meio ambiente.

Técnico em Meio Ambiente do Pronatec

Técnico em Meio Ambiente do Pronatec

Esse profissional é contratado por saber lidar com os recursos naturais gerindo-os com mais responsabilidade e técnica.

Salário de um Técnico em Meio Ambiente

Um técnico em meio ambiente chega a ganhar um salário de até quatro mil reais dependendo da empresa, porém a média costuma variar de dois a três mil reais.

Ensino a distância de Técnico em Meio Ambiente

Esse é um dos cursos possível de ser feito à distância com aprovação do MEC em algumas universidades

Recomendados para você: