Técnico em Mecânica Sisutec - Inscrições, Vagas e Documentos
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Técnico em Mecânica Sisutec – Inscrições, Vagas e Documentos

O que fazer quando a escola termina? Esta fase da vida pode ser muito complicada para quem passa por ela, é uma mudança de ciclo. Todos os anos, milhares de jovens se formam no ensino médio e, sem haver trabalho e sem estar qualificados, acabam ficando desempregados e sem rumo. Pensando nesses jovens, o governo federal e o Ministério da Educação (MEC), fundaram o Sisutec – o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos.

O programa vem com a necessidade de se formar profissionais habilitados para atuarem no mercado de trabalho rapidamente, dando oportunidade de melhoria de vida e de empregos formais para os jovens de várias camadas que acabaram ou estão cursando o ensino médio e buscam ingressar no mundo do trabalho, democratizando a educação desde a sua primeira edição, que aconteceu em 2013.

O mercado de trabalho sofre com uma carência por profissionais qualificados e formados em funções específicas de atuação nos vários setores da economia, que inclui saúde, tecnologia, comércio, indústria, comunicação, e diversos postos de trabalho que acabam ficando vazios devido à falta de funcionários que saibam fazer o tipo de trabalho técnico que é necessário – mais um motivo pelo qual o Sisutec é tão importante na conjuntura econômica e social do nosso país.

São várias bolsas de estudo integrais oferecidas através do Sisutec. Somente no primeiro semestre de 2018, serão mais de 240 vagas em instituições de grande porte e reconhecidas pelo MEC. Entre os cursos oferecidos, o Técnico em Mecânica é um dos ofícios mais procurados do Brasil.

Técnico em Mecânica – Carreira e Remuneração

Antes de conhecermos mais sobre o programa do governo e sabermos como participar do Sisutec e os documentos necessários para a matrícula, vamos conhecer um pouco sobre o curso Técnico em Mecânica.

O Técnico Mecânico, também conhecido pelo nome Mecânico de Nível Técnico, é o profissional responsável por atuar na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos, planejando, aplicando e controlando as fases de instalação e de manutenção destes maquinários e equipamentos. Ele deve atender às normas técnicas e de segurança do trabalho, trabalhando para a manutenção e pesquisa nos ramos da indústria e outros campos que dispõem de tecnologia mecânica e utilização de máquinas.

Entre as possibilidades de atuação, o Técnico em Mecânica pode trabalhar, principalmente, no setor industrial, com a atuação nas máquinas, equipamentos e componentes mecânicos das fábricas; em laboratórios de controle de qualidade, pesquisa e manutenção de peças, e em prestadoras de serviço que envolvem este tipo de trabalho como uma empresa terceirizada.

O motivo do curso Técnico em Mecânica ser um dos mais procurados por jovens candidatos é que é uma das carreiras especializadas que mais bem remuneram os seus trabalhadores. De acordo com o Site Nacional do Emprego (SINE), uma pesquisa feita mostra que a média salarial deste técnico é de R$ 2879, mas existem cargos em empresas grandes onde este mesmo cargo pode chegar a ganhar até R$ 4569.

Como funciona o Sisutec 2018

O Sisutec é um irmão do Sisu – que oferece vagas para cursos de graduação. Os dois funcionam de maneiras parecidas, onde o candidato se inscreve no Sistema utilizando a sua nota do Enem do ano anterior para concorrer aos cursos selecionados por ele. Por isso, só pode se inscrever no Sisutec quem fez o Enem.

Inscrições e Documentos Sisutec 2018

Para se inscrever no Sisutec, acesse o site oficial do programa e faça login utilizando a senha e o número do Enem. Selecione a primeira e segunda opção de cursos e fique atento com a sua posição na lista de chamada.

Caso você seja convocado, você deverá levar os documentos de RG, certidão de nascimento, comprovante de residência e o seu comprovante de cadastro no Sisutec.

Recomendados para você: