Técnico em Infraestrutura Escolar do Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tem apresentado uma crescente evolução ao longo dos seus 5 anos de criação. A cada ano, novas vagas e novas parcerias com Instituições são apresentadas ofertando mais vagas para qualificação de estudantes para o mercado de trabalho.

No ano de 2016 o Pronatec ofertou mais de dois milhões de vagas em cursos em todo o Brasil. Esse programa aumentou a competitividade por vagas de emprego, uma vez que mais pessoas qualificadas disputam para as vagas disponíveis.

pronatec

Pronatec. Imagem:divulgação

 

Para o ano de 2017 são aguardadas vagas que batam recorde em números de pessoas contempladas com mais conhecimentos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Acesse e saiba mais informações:

Técnico em Infraestrutura Escolar do Pronatec

Este curso atua na definição e execução de processos e fluxos de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos escolares e sistemas hidrossanitários. Organiza, administra e operacionaliza procedimentos de racionalização e economicidade no uso dos recursos energéticos e hidráulicos da escola.

Técnico em Infraestrutura Escolar do Pronatec

Técnico em Infraestrutura Escolar do Pronatec. Imagem:divulgação

Auxilia na gestão dos vários espaços escolares, na perspectiva de mantê-los como espaços educativos. Colabora na mediação de conflitos com o entorno ambiental, atua na preservação e conservação do meio ambiente intra e extraescolar. O curso tem duração de 1.200 horas. O profissional desta área poderá atuar em escolas públicas e privadas, centros de formação profissional e/ou órgãos de sistemas e redes de ensino.

Técnico em Infraestrutura Escolar o que faz?

Este profissional realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e instalações escolares. Organiza e conserva espaços físicos. Promove a construção de hábitos de preservação e manutenção do ambiente e do patrimônio escolar. Identifica e busca soluções para problemas de infraestrutura. Organiza o espaço escolar num todo, objetivando zelar pelo patrimônio escolar atendendo a toda preservação do prédio e manutenção deste.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Órteses e Próteses do Pronatec

Técnico em Infraestrutura Escolar – salário

O salário do técnico em infraestrutura escolar pode variar de acordo com a região e Instituição que oferte a vaga, mas os valores ficam em torno de R$ 1.500 à R$ 2.500.

tecnico-em-infraestrutura-escolar

Técnico em Infraestrutura Escolar do Pronatec. Imagem:divulgação

Conteúdos possíveis a serem ofertados no curso:

  • Desenvolvimento social e ambiental;
  • Equipamentos hidráulicos e sanitários;
  • Reparos prediais;
  • Ecologia, preservação e conservação ambiental;
  • Captação, distribuição e consumo de água;
  • PAPEL social da escola, concepções de educação, relação escola–sociedade;
  • Planejamento, gestão e legislação escolar.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Massoterapia do Pronatec

Sobre o Pronatec

Em geral, são oferecidos pelo Pronatec dois tipos de formação: cursos técnicos de maior duração, que variam de um ano e meio a dois anos, e cursos de qualificação profissional de curta duração, que vão de dois a três meses até seis meses. Todos os cursos ofertados no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, são gratuitos, e o aluno ganha a matrícula, os livros, o uniforme, o material para usar nas aulas práticas e até auxílio para alimentação e o transporte.

tecnico-em-infraestrutura-escolar

Técnico em Infraestrutura Escolar do Pronatec. Imagem:divulgação

Os cursos são divididos principalmente nas áreas da indústria, comércio, agricultura e transportes. Dos beneficiados do Pronatec, 70% são jovens com até 29 anos, 60% são mulheres e um terço das matrículas é no Nordeste. Os Institutos Federais, o SENAI e o SENAC apresentam oferta contínua de vagas ao longo do ano. Procure-os para conhecer o calendário de matrículas das vagas do Pronatec nessas instituições.

Além disso, pela Bolsa-Formação do Pronatec, serão ofertadas vagas a partir de maio de 2017. Até lá, os parceiros do Pronatec levantarão as demandas locais e pactuarão com as unidades de ensino. As vagas a serem ofertadas estarão disponíveis no Portal do MEC.

pronatec-2017

Pronatec 2017. Imagem:divulgação

Informações oficiais sobre abertura de vagas em 2017 para curso Técnico em Infraestrutura Escolar poderão ser acompanhadas no site do programa e no contato telefônico disponibilizado por estes:

  • mec.gov.br
  • 0800 61 61 61

Recomendados para você: