Técnico em Enfermagem do Pronatec

Técnico em Enfermagem do Pronatec

Nos últimos anos, cresceu muito a procura por cursos técnicos do Brasil, especialmente na área de enfermagem. Esse movimento tem acontecido pela agilidade com que muitas pessoas querem entrar no mercado de trabalho. Com a rápida duração dos cursos técnicos, ela tem sida uma alternativa cada vez mais procurada.

Com a maior procura, a oferta também aumentou e há mais escolas profissionalizantes que oferecem a oportunidade de realização do Curso Técnico de Enfermagem.

tecnico-em-enfermagem

Técnico em Enfermagem do Pronatec. Imagem:divulgação

Quem busca uma oportunidade gratuita, para realizar o curso sem gastar nada, pode contar com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que existe desde 2011 em diversas cidades brasileiras.

Como é uma área que exige mão de obra qualificada, é preciso que os profissionais sejam especializados e devidamente graduados para exercer esta função. Qualquer brasileiro com Ensino Médio Completo pode se inscrever no Pronatec.

tecnico-em-enfermagem

Técnico em Enfermagem. Imagem:divulgação

O Pronatec objetiva dar acesso mais rápido à educação. Pensado pelo Governo Federal, a iniciativa oferece cursos gratuitos com o foco de ampliar, interiorizar e democratizar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para os brasileiros.

No Senac Rio Grande do Sul, por exemplo, mais de 50 mil pessoas tiveram a vida transformada por meio da educação desde o início do projeto. É uma forma de ajudar a população e fazer com que o país se desenvolva a partir da mão de obra mais especializada.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Estética do Pronatec

Técnico Em Enfermagem Do Pronatec

O curso de técnico em enfermagem tem uma carga horária de 1200 horas. Em geral, é um dos cursos mais procurados no Pronatec, pois muitas pessoas querem trabalhar na área de saúde e ter um salário adequado. Além disso, é uma área em que não falta oportunidade de emprego, seja em hospitais, clínicas ou consultórios.

tecnico-em-enfermagem

Técnico Em Enfermagem. Imagem:divulgação

Os estudantes têm uma vivência bem dinâmica durante o curso. Eles aprendem temas como doenças e seus condicionantes, políticas de saúde, fundamentos da enfermagem, suporte básico à vida, biossegurança, microbiologia, fisiologia, nutrição, ética e legislação, parasitologia e medidas de higiene e conforto.

Técnico de Enfermagem Salário

O mercado de trabalho é bem interessante para o técnico em enfermagem 2016. Ele encontra emprego em hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios. O salário do técnico em enfermagem médio é de R$ 1.602,35. É um curso que tem alto índice de empregabilidade aos alunos.

tecnico-em-enfermagem

Técnico Em Enfermagem. Imagem:divulgação

Com muitas opções de trabalho, o técnico de enfermagem pode prestar serviços a domicílio ou em instituições, seja em hospitais, clínicas, farmácias ou empresas e/ou profissional liberal. Ele vai atuar também em serviços domiciliares ou instituições. Quanto às áreas de atuação, pode-se citar: Bloco Cirúrgico, Unidade de Internação, Emergência, Serviços Públicos.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Agente Comunitário de Saúde do Pronatec 2017

Técnico De Enfermagem o que faz?

O técnico de enfermagem lida com a vida das pessoas, cuida dos pacientes e tem uma responsabilidade muito grande. Qualquer erro pode ter um impacto negativo muito grande. Porém, o profissional trabalha sob a supervisão de um enfermeiro. Dentre as atribuições da função, está a prestação de diversos serviços de saúde.

Na prática, o técnico de enfermagem prepara os pacientes para exames, faz curativos em ferimentos, dá banho no leito, atenta para a higiene do paciente, constata os sinais vitais, conduz medicamentos, entre muitas outras atividades diárias.

tecnico-em-enfermagem

Técnico Em Enfermagem. Imagem:diuvlgação

Em resumo, O Técnico em Enfermagem tem a responsabilidade de primar pelo respeito com a vida e a dignidade da pessoa humana, agindo de forma ética e tendo conhecimento técnico. É seu compromisso: a participação na prevenção e controle das doenças e assistência ao doente nas suas primeiras necessidades.

Técnico de Enfermagem Senac

Há diversas instituições que oferecem o curso de técnico de enfermagem. Porém, uma instituição bem procurada e conceituada é o Senac, (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que possui unidades instaladas em todo o país.

tecnico-em-enfermagem

Técnico Em Enfermagem. Imagem:divulgação

Em algumas cidades, o Senac oferece vagas gratuitas para o curso de técnico em enfermagem, dando aos estudantes bolsista a mesma infraestrutura e qualificação de quem está pagando pelo curso.

Acesse e saiba mais informações: 5 Cursos mais Procurados do Pronatec

Curso Técnico de Enfermagem Novo Hamburgo

Em Novo Hamburgo, a FAC Centro oferece o curso de técnico de enfermagem. Para fazer de forma privada, o estudante precisará desembolsar uma quantia significativa todos os meses.

Já na escola de Educação profissional – ACSN, O curso é composto de quatro semestres, com carga horária de 1200 horas + 400 horas de Estágio Supervisionado.

tecnico-em-enfermagem

Técnico em Enfermagem. Imagem:divulgação

Há opção para estudar de dia ou de noite, em uma infraestrutura de salas de aula com equipamento multimídia, laboratórios específicos, corpo administrativo eficiente, biblioteca com acervo atualizado e professores preparados para ensinar com qualidade.

Quer ser um profissional da saúde? Saiba que você terá que nortear suas ações no cuidar ao próximo. Para isto, terá que fundamentar o seu saber, o fazer e o sentir, tendo atenção para todas as necessidades de saúde daqueles que precisarem de cuidados. Para os profissionais, é importante tratar todos com cortesia e primar pela segurança do trabalho acima de tudo.

 

Recomendados para você: