Técnico em Cuidador de Idosos do Pronatec

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi idealizado pelo Governo Federal, através da Lei 12.513/2011, objetivando aumentar, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação tecnológica e profissional no país.

tecnico-em-cuidador-de-idosos

Técnico em Cuidador de Idosos. Imagem:divulgação

O programa disponibiliza cursos totalmente gratuitos no âmbito nacional que são ofertados pelas Instituições que acertaram sua parceira com o Pronatec, como Redes Federais, estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica, com os Serviços Nacionais de Aprendizagem e com as Instituições privadas.

Tipos de Cursos Técnicos existentes no Pronatec

Os cursos técnicos ofertados pelo programa são classificados na seguinte divisão:

  • Cursos Técnicos Concomitantes: voltado para alunos que estão cursando o ensino médio, de preferência na rede pública.
  • Cursos Técnicos Integrados: são destinados aos estudantes que almejam iniciar seus estudos no ensino médio com a articulação com o ensino técnico.
  • Cursos Técnicos Subsequente: destinado aos educando já finalizaram seus estudos no ensino médio.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Transações Imobiliárias do Pronatec

Técnico em Cuidador de Idosos do Pronatec

Entre os variados cursos ofertados no programa, este encontra-se entre os que tem tido aumento em sua procura. Abaixo listamos o perfil deste profissional:

  • Prestar cuidados à pessoas idosas que sejam dependente ou não, acamados ou não, nos aspectos físico, mental, cultural e social;
  • Acompanhar o idoso nas suas atividades diárias;
  • Auxiliar nos cuidados da higiene do idoso;
  • Estimular que o mesmo realize atividades ocupacionais e de lazer, a fim de que possa auxiliar na autonomia e melhoria da sua qualidade de vida;
  • Estimular a capacidade funcional;
  • Possibilitar o envelhecimento ativo com as melhores condições possíveis ao idoso, preservando em primeiro lugar a saúde deste;
  • Atua de forma que preserve a segurança do idoso, evitando situações de risco;
  • É responsável pelo supervisionamento e administração da medicação prescrita por um médico;
  • Organiza os cardápios conforme orientação do médico/nutricionista.
tecnico-em-cuidador-de-idosos

Técnico em Cuidador de Idosos. Imagem:divulgação

Área de atuação: o Técnico em Cuidador de Idosos poderá atuar Hospitais, Clínicas e até mesmo no domicílio do idoso.

Curso de Cuidador de Idosos SENAC

O SENAC é um dos parceiros que juntamente com o Pronatec, oferecem cursos técnicos gratuitos. Trouxemos aqui informações detalhadas sobre os requisitos e conteúdos que o SENAC possui.

  • Pré-requisitos: o interessado em realizar este curso técnico deverá ter 18 anos de idade e ensino fundamental completo.
  • Carga horária: 160 horas
  • Programa: – Primeiros Socorros (20h/aula).

– Relações Interpessoais (12h/aula).

– Envelhecimento Humano (104h/aula).

– Atividades de Recreação para o idoso (12h/aula).

– Legislação e o Idoso (12h/aula).

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Automação Industrial do Pronatec

Curso de Cuidador de Idosos SP

As vagas disponibilizadas para este curso na cidade de São Paulo, devem ser acompanhadas diretamente no site do Pronatec, todos os anos diversas Instituições ofertam este curso na cidade paulista, mas a confirmação da oferta deve ser acompanhada pelo site do programa: www.pronatec.mec.gov..br

Curso de Cuidador de Idosos RJ

Na cidade do Rio de Janeiro são aguardadas várias vagas para o curso de cuidador de idosos no ano de 2017.  As possibilidades de atuar em redes hospitalares, clínicas geriátricas e até mesmo em domicílios, fazem este curso ganhar um olhar especial em quem busca qualificação e um leque de locais para desempenhar sua profissão.

tecnico-em-cuidador-de-idosos

Técnico em Cuidador de Idosos. Imagem:diuvlgação

A divulgação das Instituições que ofertarão vagas neste curso são definidas após o levantamento de demandas locais, e ocorrerão no site do Ministério da Educação.

Curso de Cuidador de Idosos BH

Os candidatos interessados neste curso na cidade de Belo Horizonte deverão realizar a inscrição, lembrando que esta acontece mediante alguns critérios, entre eles: possuir renda de no máximo dois salários mínimos, ter estudado ou estar cursando o ensino médio na rede pública ou ser beneficiário do seguro desemprego.

tecnico-em-cuidador-de-idosos

Técnico em Cuidador de Idosos. Imagem:divulgação

Após divulgação oficial pelo site do Pronatec ou do MEC, o interessado deverá dirigir-se a prefeitura de BH, onde se canditará por intermédio do CADúnico.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Vigilância em Saúde do Pronatec

Pronatec 2017- Novas oportunidades

Especialistas acreditam que novas vagas em cursos serão ofertadas e até mesmo em maiores quantidades devido ao sucesso que tem sido este projeto.

O Pronatec foi lançado no ano de 2011,e já em 2014 já contabilizava mais de 8,1 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e cursos de qualificação profissional. Ou seja, somam-se milhões de pessoas beneficiadas pelo programa na busca de qualificação.

pronatec-2017

Técnico em Cuidador de Idosos. Imagem:divulgação

Com o passar dos anos as vagas só aumentam, e atualmente mais de 4.300 municípios fecharam parceria com o Governo Federal para oferta de cursos.

Essa crescente na oferta de ensino oportuniza para os candidatos uma melhor preparação para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho, e para o país ela traz pessoas qualificadas para assumirem as mais variadas funções contribuindo para que todos os setores estejam bem servidos de bons profissionais.

No ano de 2016 , mais de 2 milhões de vagas foram disponibilizadas, sendo 350 mil para os cursos técnicos e 1,6 milhão para cursos de qualificação profissional. As parcerias reafirmadas a cada ano e as novas parcerias formadas auxiliam no sucesso deste programa educacional do Governo Federal.

Recomendados para você: