Técnico em Automação Industrial do Pronatec

Técnico em Automação Industrial do Pronatec

Muitos estudantes, e até mesmo profissionais já inseridos no mercado de trabalho, têm o desejo de realizar uma formação profissional e não conseguem meios financeiros para tal sonho. Para aqueles que gostariam de construir e desenvolver uma carreira na indústria, fazer um curso técnico em automação industrial do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec pode ser uma solução.

tecnico-em-automacao-industrial

Técnico em Automação Industrial. Imagem:divulgação

Nesta formação, o futuro profissional da área possuirá habilidades técnicas suficientes para atuar em diferentes segmentos das indústrias, além de ter em sua formação um currículo que é reconhecido nacionalmente.

Formação técnica do Pronatec

Os diversos segmentos das indústrias presentes no território brasileiro contam com os mais modernos avanços tecnológicos do setor e com equipamentos de última geração para a realização de um bom trabalho e a fabricação de produtos, contando com a excelência em sua realização.

Porém, os equipamentos precisam ser manuseados por profissionais qualificados e este ponto tem sido um dos maiores problemas enfrentados pelas indústrias em todo o país. É pela falta da mão de obra de qualidade que o Pronatec vem ofertando cursos que incentivam a formação para a área da indústria e é para isso que existe o curso de formação técnico em automação industrial.

tecnico-em-automacao-industrial

Técnico em Automação Industrial. Imagem:divulgação

A formação técnica em automação industrial é apenas uma das muitas oportunidades na educação oferecidas pelo Pronatec, que é uma iniciativa do Governo Federal e existe desde o ano de 2011 com o objetivo de democratizar a educação profissional e tecnológica em todo o país.

Quem estuda por meio do Pronatec adquire várias vantagens, pois não é preciso ter gastos com mensalidades nem materiais didáticos para fazer um curso de qualidade, já que todos eles são credenciados pelo Ministério da Educação – MEC.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Secretaria Escolar do Pronatec

Técnico em Automação Industrial do Pronatec

O curso técnico em automação industrial possui uma carga horária de 1200 horas e faz parte do eixo tecnológico de “Controle e Processos Industriais”. Todos os brasileiros que já tenham concluído o ensino médio e realizado a última edição da prova do Enem podem concorrer a uma bolsa de formação oferecida pelo Pronatec.

Os interessados em cursar automação industrial aprenderão a fazer projetos, executá-los, instalar e manter diferentes tipos de sistemas de controle e automação. Eles também ganharão conhecimentos fundamentais para realizar testes de equipamentos e medições.

tecnico-em-automacao-industrial

Técnico em Automação Industrial. Imagem:divulgação

O curso tem a finalidade de preparar profissionais com qualidade suficiente para gerenciar os sistemas automatizados e permitir o perfeito funcionamento dos mesmos em acordo com as diretrizes e normas técnicas e de segurança.

Os brasileiros interessados em concorrer a uma vaga gratuita no curso técnico em automação industrial devem fazer sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica – SISUTEC, que foi criado pelo MEC e é responsável por concentrar em um local único, vagas para cursos de todas as instituições do Brasil que são parceiras do programa.

Técnico em automação industrial SENAI

O SENAI é uma das empresas do sistema “S” que possui parceria com o governo federal. É através desse tipo de parceria que o Pronatec consegue promover a formação de profissionais na área de automação industrial, pois o SENAI é uma das empresas de maior fornecimento de mão de obra para as indústrias brasileiras.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Logística do Pronatec

Técnico em automação industrial o que faz?

O profissional formado no curso técnico em automação industrial poderá atuar em diversos segmentos de indústrias como as petroquímicas, as de alimentos, as de energia, em laboratórios que realizam pesquisa e controle de qualidade, por exemplo.

tecnico-em-automacao-industrial

Técnico em automação industrial. Imagem:divulgação

O trabalho envolve automação de sistemas de controle que fazem com que equipamentos tecnológicos modernos verifiquem seu próprio funcionamento, através de medições e correções, sem necessitar da interferência de alguma ação humana.

O que se espera do profissional da área consiste em aumentar a eficiência e a precisão na produção que usa dispositivo pré-programado, tais como sensores, esteiras e células robóticas, dentre outros, de forma a aperfeiçoar a produtividade com o uso da tecnologia.

Técnico em automação industrial grade curricular

A formação técnica em automação industrial é composta por diferentes assuntos como conhecimentos de eletricidade e em eletrônica, manipulação de sensores e atuadores, programação de componentes digitais, redes industriais e sistemas supervisórios. Os alunos aprendem tanto conhecimentos teóricos como práticos, através de estudos desenvolvidos em laboratórios bem equipados e modernos.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Farmácia do Pronatec

Técnico em automação industrial grade salário

Existe uma carência no mercado de trabalho por profissionais qualificados para realizar as atividades do técnico em automação industrial, por isso essa é uma área em ascensão dentro do mercado. Os salários variam de acordo com o nível de conhecimento do profissional que executa o trabalho e de acordo com sua experiência na área.

A média salarial da categoria é equivalente a R$ 2.645,85. Os estudantes poderão obter melhores conhecimentos caso trabalhem em prestadoras de serviços terceirizados para fábricas, em laboratórios de controle de qualidade ou nas indústrias que possuem fabricação de produtos próprios.

Recomendados para você: