Técnico em Alimentação Escolar do Pronatec

Técnico em Alimentação Escolar do Pronatec

Cada ano de estudo possibilita mais chances de sucesso no mercado de trabalho e aumento na renda do trabalhador. Por isso, entrar no ensino superior ou fazer um curso técnico pode garantir a melhoria de vida de uma família.

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal, oferece cursos técnicos gratuitos de profissionalização, capacitação e formação de pessoas que concluíram ou não o ensino médio, em entidades de ensino renomadas no país.

Quem pode se inscrever no Pronatec

Pessoas com no mínimo 16 anos, estudantes e adultos que já concluíram o ensino médio na rede pública e aqueles ainda matriculados podem se inscrever nos cursos. O Pronatec ainda oferece qualificação e capacitação para trabalhadores e beneficiários de programas como o Bolsa Família que possuem o Cadastro Único ou CadÚnico, a prioridade é para pessoas de baixa renda.

curso-de-tecnico-em-alimentacao-escolar

curso de Técnico em Alimentação Escolar. Imagem:divulgação

Em algumas instituições, principalmente as particulares, os cursos do Pronatec são disponibilizados pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Por isso, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de e tirado pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a prova de redação.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Secretaria Escolar do Pronatec

Onde fazer o curso de Técnico em Alimentação Escolar do Pronatec

Ao todo são oferecidos cursos nas áreas de administração, comunicação, saúde, tecnologia, turismo, hotelaria e lazer, segurança, indústria da moda, entre outros. Eles são ministrados em diversas instituições de ensino, como escolas públicas, Institutos Federais de Educação, Tecnologia e Ciência (IFCE) e Serviços Nacionais de Aprendizagem, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

curso-de-tecnico-em-alimentacao-escolar

curso de Técnico em Alimentação Escolar. Imagem:divulgação

Para verificar o calendário e as ofertas de vagas, é preciso acompanhar as informações divulgadas no site do Pronatec, além dos sites das entidades que participam do programa. Podem se inscrever nos cursos estudantes que concluíram ou não o ensino médio na rede pública, trabalhadores e beneficiários de programas como o Bolsa Família.

Técnico em Alimentação Escolar do Pronatec

Nas inscrições das vagas feitas pelo site do Pronatec, o interessado deve escolher o Estado e o Município que deseja realizar a curso e a escolaridade no cadastro. Na busca aparecerão todas as opções disponíveis para a inscrição naquele momento, como também as turmas e as instituições.

curso-de-tecnico-em-alimentacao-escolar

curso de Técnico em Alimentação Escolar. Imagem:divulgação

O candidato deve informar o número do CPF, a data de nascimento, o e-mail, o telefone de contato e novamente a escolaridade. Após avaliação das informações e aprovação da inscrição, o candidato será informado a comparecer na instituição escolhida para realizar a matrícula.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Farmácia do Pronatec

Técnico em Alimentação Escolar o que faz?

O profissional formado no Curso Técnico em Alimentação Escolar prepara a alimentação balanceada de estudantes, seguindo as orientações de nutricionistas.

curso-de-tecnico-em-alimentacao-escolar

curso de Técnico em Alimentação Escolar. Imagem:divulgação

O técnico também organiza o estoque a a compra de alimentos e matéria prima para a produção da comida, executa os processos de higienização dos aimentos e do preparo das refeições. Além disso, com a supervisão de uma nutricionista, cuida da educação alimentar da escola.

Técnico em Alimentação Escola salário

Esse profissional pode atuar em escolas públicas e privadas, em centro de formação profissional, em órgãos públicos, na rede de ensino e em centros de capacitação de pessoas.

curso-de-tecnico-em-alimentacao-escolar

curso de Técnico em Alimentação Escolar. Imagem:divulgação

O curso tem uma carga horária de 1.200 horas, com duração média de 16 meses. Ele pode ser feito em instituições técnicas de ensino e também nos serviços nacionais de aprendizagem.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Logística do Pronatec

Curso de Técnico em Alimentação Escolar a distância

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de oferece oportunidade de crescimento profissional para trabalhadores e estudantes, por meio de cursos de qualificação continuada ou formação inicial de nível técnico. O Senac disponibiliza cursos gratuitos para pessoas de baixa renda pelo Pronatec e a seleção acontece, geralmente, nas unidades de cada região. Ele ainda disponibiliza cursos de ensino a distância em diversas áreas.

Recomendados para você: