Sisutec 2018 - Vagas e oportunidades
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Sisutec 2016 – Vagas e inscrições

Sisutec 2016 – Vagas e inscrições

Para quem busca uma boa colocação no mercado de trabalho, ter um certificado de ensino técnico, ou de algum curso profissionalizante, pode fazer toda a diferença. O mercado de trabalho brasileiro tem buscado cada vez mais por profissionais qualificados, e a diferença de valores no salário de um profissional sem qualquer especialização pode diferir do salário de um profissional qualificado em até 100%.

Tendo em vista a necessidade de combater a pobreza, e a dificuldade enfrentada pelo brasileiro para conseguir uma formação, devido aos altos custos de mensalidade e materiais, o governo federal tem investido cada vez mais em programas de acesso ao ensino, visando transformar o país em uma pátria educadora.

sisutec-vagas-inscrições

Imagem: Divulgação

Sisutec 2018 – Inscrições

O programa Sisutec integra uma iniciativa ainda maior, voltada para a aceleração e acesso ao ensino profissional e técnico. Este programa integra o Pronatec, mas possui suas regras próprias.

Voltado para a distribuição de vagas em instituições públicas e em instituições da rede de ensino S, formada por grandes institutos como o Senai, Senac, Sesi, Sesc entre outros, o Sisutec abre inscrições apenas duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. Sendo que para 2016 as inscrições estão previstas para ocorrerem em janeiro, na primeira quinzena do mês, e em julho, também na primeira quinzena.

As inscrições para o Sisutec ocorrem unicamente online, através do site: www.sisutec.mec.gov.br, e para se inscrever o candidato deverá ter prestado o ENEM de 2017, e obtido nota superior a zero na redação. É importante também ressaltar que 85% das vagas do Sisutec são voltadas para alunos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública, ou em escola particular como bolsista integral. Essa porcentagem independe da renda familiar, e tem como causa a lei de cotas.

sisutec-vagas-inscrições-1

Imagem: Divulgação

Sisutec 2018 – Vagas

Para o ano de 2018 são esperadas ao menos 170 mil vagas durante todo o ano, sendo que ao menos 85 mil vagas deverão ser abertas no primeiro semestre, e mais 85 mil vagas no segundo semestre.

Entre os cursos mais procurados e concorridos pelo Sisutec, estão os cursos de Técnico em Logística, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em enfermagem e Técnico em administração, porém são oferecidos ao todo mais de 220 cursos técnicos.

As vagas são oferecidas por meio de inscrição regular, e caso existam vagas remanescentes após o período da primeira e segunda chamada, o Sisutec abre nova inscrição, apenas para a distribuição das vagas remanescentes.

Como se Inscrever no Sisutec 2018?

As inscrições para o Sisutec 2018 serão realizadas duas vezes durante o ano através do portal oficial do Sisutec. Para efetuar a inscrição, o candidato precisará ter em mãos os seguintes dados:

Número da inscrição do ENEM 2017;
Senha do ENEM 2017.
Caso você não tenha uma dessas informações, poderá acessar o portal do ENEM 2017 e recuperar seus dados.
Ao entrar no site, siga a instruções a baixo:
Clique na opção “Fazer inscrição”;
Escolha duas opções de cursos;
Confira se sua nota está acima da nota de corte do curso desejado

Após realizar sua inscrição, fique atentos aos prazos de resultado e matrícula nas instituições escolhidas. Lembrando que todas as instituições parceiras do Sisutec possuem avaliações positivas do MEC, por isso, os cursos ofertados são extremamente concorridos.

Documentos Necessários para a Inscrição no Sisutec 2018

Para a realização da inscrição é necessário ter os dados de alguns documentos

Documentos de Identidade;
CPF;
Endereço Residencial Completo;
Número de Inscrição do Enem 2017;
Senha do Enem 2017.

Depois de preencher todas as informações com seus dados pessoais, o candidato, pode seguir com o processo de inscrição.

Como Funcionam as Notas de Corte no Sisutec?

Ao se inscrever no site do Sisutec, o candidato pode participar da seleção em dois cursos. Caso seja escolhido em sua primeira opção, o mesmo não será chamado na segunda. E, não sendo chamado na primeira, pode ser chamado na segunda opção. Durante o período de inscrição, o candidato pode mudar suas opções de cursos escolhidos, mas terminando as inscrições, as alterações são encerradas.

As instituições adotam notas de corte para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação no momento da inscrição.

O cronograma de 2017 ainda não foi divulgado, mas em anos anteriores as inscrições aconteceram no período de junho a julho. O resultado da primeira chamada foi divulgado ainda em julho, com a matrícula sendo realizada no mesmo mês.

O resultado da segunda chamada sai após o encerramento do período de matrícula da primeira chamada, sendo que a lista de espera, com as vagas remanescentes, foi aberta para inscrições entre o mês de julho e início de agosto. O início das aulas, normalmente, também fica marcado para o mês de agosto.

Cursos Ofertados pelo Sisutec 2018

São ofertadas turmas nas áreas de: saúde, estética, meio ambiente, tecnologia, eletrônica, administração, comunicação, moda, gastronomia, hotelaria, lazer e turismo. Há vagas no mercado para profissionais técnicos qualificados em muitos setores diferentes.

O Sisutec oferece vagas no: Senac, Senai e Senar para cursos de Técnico em Secretaria Escolar, em Análises Clínicas, em Controle Ambiental, em Meio Ambiente, em Farmácia e Radiologia. Ainda é possível fazer cursos de Podologia, Design de Interiores, Estilista, Informática, Redes de Computadores, entre outros no Rio de Janeiro. Universidades privadas como a Anhanguera também ofertam vagas, além de toda a rede pública de ensino.

Confira agora os principais cursos do Sisutec:

Técnico em Nutrição e Dietética
Técnico em Massoterapia
Técnico em Meio Ambiente
Técnico em Informática
Técnico em Edificações
Técnico em Estética
Técnico em Computação Gráfica
Técnico em Eletrônica
Técnico em Farmácia
Técnico em Segurança do Trabalho
Técnico em Desenho de Construção Civil
Técnico em Agronegócio
Técnico em análises Clínicas
Técnico em Logística

Quais as Instituições Parceiras?

Os últimos dados do Sisutec, quando o programa ofertou mais de 83 mil vagas em cursos de nível técnico gratuitos em entidades de ensino públicas e privadas. Foram 937 instituições participando do programa, com mais de 200 mil candidatos inscritos.

As instituições que oferecem vagas pelo Sisutec são: os institutos federais, as escolas técnicas vinculadas as universidades federais, as redes estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica, os serviços nacionais de aprendizagem, as universidades privadas e as escolas técnicas privadas.

Recomendados para você:

2 Comentários

  1. Thalita Brenda disse:

    Gostaria de saber quando começa as inscrições para o programa sisutec de 2016 em anápolis GO.

  2. jessica disse:

    Queria saber quando e como posso me inscrever no sisutec 2016 em Salvador/Ba.

Comente (será moderado)