SISU – Inscrições, Vagas e Cursos

SISU – Inscrições, Vagas e Cursos

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Saiba mais Informações, acesse: Inscrições Sisutec 2016

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas) ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

SISU

SISU. Imagem:Divulgação

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Saiba mais Informações, acesse: Inscrições para o Programa Pronatec 2016

Será realizada apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.

O candidato selecionado em sua primeira opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, é importante que fique atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino, não será selecionado novamente.

O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a matrícula na instituição, pode manifestar interesse em participar da lista de espera no curso que escolheu como primeira opção.

Saiba mais Informações, acesse: Tudo sobre o Pronatec 2016 no RS

Assim, se o candidato já matriculado na sua segunda opção for convocado na lista de espera em sua primeira opção – por desistência de candidatos selecionados, por exemplo -, a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

Sisu 2016

Os interessados em se candidatar na primeira edição do Sisu de 2016 já podem consultar as vagas disponíveis, com a distribuição por cursos e instituições, na página do programa. A consulta foi aberta em 06/01, mas as inscrições terão início apenas na segunda, 11/01.

A primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016 vai disponibilizar 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. A seleção por meio do sistema vai tomar como base as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Saiba mais Informações, acesse: Pronatec 2016 MG – Cursos, Vagas e Inscrições

SISU

SISU

As inscrições no Sisu começam no dia 11 de janeiro e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de janeiro.

Para disputar as vagas os candidatos precisam, necessariamente, ter participado da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota na prova de redação que não seja zero.

Sisu 2016 Inscrições

O aluno terá que acessar o site do SiSU com o login e senha fornecidos no momento da inscrição do Enem 2015. O sistema estará disponível entre 0h do dia 11 de janeiro e 23h59 do dia 14 de janeiro.

Ao acessar o SiSU, será aberta uma página para confirmação de dados. Verifique as informações e, caso note algum dado incorreto, altere-o e depois confirme os dados. Certifique-se que o e-mail informado é valido.

Em seguida, pesquise seu curso por cidade e instituição de ensino. No sistema é possível também conferir a quantidade de vagas para ampla concorrência e sistema de cotas.

Ao acessar o site do SISU 2016 para realizar a inscrição no processo seletivo, o candidato deve se informar duas opções de curso. As opções de curso devem ser realizadas em ordem de prioridade do candidato. Outra escolha que o candidato deve fazer é se deseja concorrer as vagas disponibilizadas a ampla concorrência ou as vagas destinadas a Lei de Cotas e políticas afirmativas.

Saiba mais Informações, acesse: Sisutec Cursos: Como Funcionam? Quem pode Fazer?

O Processo Seletivo do SISU 2016 seleciona os candidatos de acordo o desempenho apresentado no Enem 2016. Durante o período de inscrições é possível realizar a consulta da nota de corte necessária para estar dentro do número de vagas oferecidas para o curso pretendido.

O candidato pode então mudar as opções de curso adequando de acordo a sua nota e aumentar as chances de ingressar no ensino superior, o sistema validara caso ocorra mudanças sempre a ultima opção do candidato.

Os candidatos são selecionados em chamada única, e segundo o cronograma oficial do SISU 2016 o resultado será divulgado no dia 18 de janeiro. Todos os candidatos selecionados com a primeira ou segunda opção de curso devem nos dias 22,25 e 26 de janeiro procurar as instituições de ensino superior que foram selecionados para efetivar a matrícula, caso não compareçam perderão a vaga.

Vagas do Sisu 2016

O MEC – Ministério da Educação liberou a consulta as vagas disponibilizadas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada – SISU 2016. Ao todo serão 131 instituições públicas de ensino superior que irão disponibilizar vagas para seus cursos de graduação.

A consulta as vagas do Sisu 2016 podem ser feitas no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/. É possível que a consulta seja realizada por instituição, cidade e por curso.

Como se Inscrever no Sisu

Para realizar inscrição e concorrer às vagas oferecidas no Sisu 2016 o candidato deve ter realizado as provas do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio e ter obtido uma nota maior que zero na prova de redação. O MEC irá divulgar o resultado do Enem 2015 na próxima sexta-feira.

Serão realizadas duas edições do Sisu 2016, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Para edição do primeiro semestre serão disponibilizadas 228 mil vagas para cursos de graduação de nível superior. Como já havia sido anunciado, as inscrições começam no dia 11 de janeiro e terminam as 23h59 do dia 14 do mesmo mês.

Como Funciona o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2016 é um programa do Governo Federal, criado no ano 2010, que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior. O Sisu acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre.

Saiba mais Informações, acesse: Programa Jovem Aprendiz 2016 – Vagas, cursos e inscrições

SISU

SISU

Muitos estudantes têm dificuldades ao utilizar o Sisu para escolher o curso e a instituição da qual querem fazer parte. Pensando nisso, nosso site preparou um artigo com instruções e informações de como concorrer com sucesso à vaga que você deseja no Sisu 2016.

Para poder se candidatar no Sisu 2016 é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015) e não tenha zerado na redação. É a partir da nota no exame que o candidato poderá pleitear uma vaga em uma instituição de ensino superior.