Seleção de Professores Pronatec
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Seleção de Professores Pronatec

O Pronatec, sigla para Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, oferece diversas oportunidades para os brasileiros cursarem o ensino técnico gratuitamente e ficarem mais preparados para entrar no mercado de trabalho com uma melhor qualificação profissional.

Mas ele não se resume somente a isso e também atua como processo seletivo para professores da rede estadual de ensino darem aula em disciplinas diferentes ofertadas dentro das algumas das instituições que atuam junto com o programa. As inscrições para o estado da Bahia; veja como participar.

Seleção de Professores Pronatec

Seleção de Professores Pronatec

Como funciona o Pronatec

Desenvolvido pelo Governo Federal brasileiro em 2011, o Pronatec visa oferecer vagas, principalmente, em cursos técnicos para toda a população brasileira. As oportunidades de cursos não são direcionadas apenas para jovens estudantes, mas também professores e beneficiários de programas de transferência de renda. Apesar de abranger muita gente, ele ter caráter social e dá preferência para aqueles que estão em uma situação econômica mais desfavorável ou que estudaram em escola pública ou integral com bolsa.

O Programa tem como parceiros Institutos Federais, escolas técnicas de Universidades Federais, CEFETs, o Colégio Pedro II, Instituições públicas dedicadas à educação profissional e tecnológica, Instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem do sistema S (SENAC, SENAI, SENAR, SENAT), Instituições de Ensino Superior estaduais, distritais e municipais que tenham cursos técnicos e Instituições de Ensino Superior privadas que estejam habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Vagas ofertadas pelo Pronatec

Neste processo seletivo do Pronatec atuando especificamente na Bahia para professores chegam a ofertar 600 vagas e estão disponibilizadas nos Centros de Educação Profissional e escolas estaduais. As vagas são para formação de cadastro de reserva para docentes efetivos do magistério público. Toda a contratação daqueles que forem aceitos pelo processo é pelo Regime Especial de Direito Administrativo (RED) para os que trabalham no Estado ou em cargos técnicos em órgãos públicos estaduais ou da Secretaria do Governo.

Inscrições Pronatec

As inscrições devem ser feitas pelos próprios interessados. Para isso, é necessário enviar a candidatura até o dia 3 de julho de 2017. Basta preencher o formulário disponibilizado no site http://www.educacao.ba.gov.br/ e enviar (ou levar pessoalmente) para o endereço da Secretaria da Educação do Estado que fica localizada 5ª Avenida, 550, Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O CEP para preenchimento do documento é 41745-004 com destino à sala 218-B.

A seleção de todos os candidatos inscritos para essa vagas reservas em específico será feita por uma comissão designada pela portaria e que será formada por servidores da Superintendência da Educação profissional e também de formação tecnológica, uma vez que esse é o foco do processo seletivo.

Disciplinas para professores pelo Pronatec

Ao todo, são 126 cursos ofertados pelo Pronatec sendo que a primeira etapa conta com três disciplinas em comum: Mundo do Trabalho, Projeto de Vida e Empreendedorismos. Alguns desses já haviam sido ministrados anteriormente, porém, outros estão sendo oferecidos pela primeira vez como Tratorista Agrícola e Georeferenciamento.

Seleção de Professores Pronatec

Seleção de Professores Pronatec

 Os candidatos ainda lecionar em outras áreas amais específicas como Língua Brasileira de Sinais, Horticultor Orgânico, Apicultura, Pescador profissional, Maquiador Cênico e Músico de Orquestra. Toda a funcionalidade conta com algumas parcerias como a Bahia Pesca, A Secretaria de Turismo Local, Secretaria de Desenvolvimento Rural, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Voluntárias Sociais da Bahia.

Os candidatos aprovados atuarão em uma carga horária de 200 horas aula/curso, inclusindo carga horária para estágio. Já a carga semanal chega a 16 horas. Caso tenha se interessado pelo processo, não deixe de conferir todas as informações através do edital oficial desde que você preencha aos requisitos necessários. Fique atento aos prazos de inscrição e boa sorte.

Recomendados para você: