Saiba quais são as instituições parceiras do Pronatec 2018
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Saiba quais são as instituições parceiras do Pronatec 2018

Saiba quais são as instituições parceiras do Pronatec 2018

O Pronatec tem parceria com várias instituições de ensino públicas e privadas. Entre elas estão as renomadas instituições do sistema S, como Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), assim como as escolas técnicas estaduais e institutos federais.

Algumas universidades particulares também disponibilizam vagas gratuitas para cursos técnicos por meio do Pronatec, como a UNIP e a Anhanguera.

Instituições Pronatec

O Senai e Senac são as principais instituições parceiras do Pronatec, ambas disponibilizam cursos técnicos gratuitos. Conheça mais sobre elas.

Senac – Assim como o Senai, o Senac é uma instituição educacional privada sem fins lucrativos. Atualiza e requalifica profissionais e organizações para ingressarem no mercado de trabalho no setor de comércio e serviços.

Senai – É uma das mais importantes instituições de educação profissional do país, atuando na geração e disseminação de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. Possui amplos programas de formação profissional, buscando atender às carências da mão de obra industrial brasileira, de acordo com as características de cada região do Brasil. Criado e fiscalizado pelo Poder Público e as entidades representativas das indústrias, que o administram, o Senai constitui legalmente uma instituição de direito privado, nos termos da lei civil.

Entre as universidades, as instituições do país que mais se destacam na oferta de cursos e vagas pelo Pronatec são a UNIP e a Anhanguera. Confira abaixo informações sobre elas.

UNIP (Universidade Paulista)

A UNIP, por meio do Sisu, utiliza as notas do Enem para oferecer bolsas de estudos 100% gratuitas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para cursos técnicos profissionalizantes.

Anhanguera

A Universidade Anhanguera oferece vagas para cursos técnicos gratuitos e presenciais. Com 70 unidades em todo o Brasil, tem cerca de 30 opções de cursos oferecidos de forma 100% gratuita.

Como se inscrever

O edital com todas as informações do Pronatec 2018 ainda não foi divulgado. A inscrição é feita através do portal oficial do Pronatec. Algumas instituições de ensino permitem que a inscrição seja feita na própria instituição ou no site da mesma.

Pronatec 2018

Criado em 2011, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) é um programa educacional que tem como objetivo aumentar o número de vagas de cursos técnicos e também de cursos de qualificação profissional. Desde a sua criação o programa já beneficiou milhares de jovens e adultos em todo o país.

As expectativas para o Pronatec 2018 é que o número de inscritos chegue em 8 milhões. A previsão é que, apenas no primeiro semestre, o Pronatec ofereça mais de 15 milhões de vagas em cursos diversos.

Pronatec 2018 – Novas oportunidades

Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual são ofertados cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, utilizando as estruturas já existentes nas redes de educação profissional e tecnológica.

A iniciativa oferta cursos técnicos para estudantes matriculados no ensino médio (cursos técnicos concomitantes), para quem concluiu o ensino médio (cursos técnicos subsequentes, por meio do Sisutec), para estudantes da educação de jovens e adultos e, ainda, cursos de qualificação profissional.

Recomendados para você:

3 Comentários

  1. cintia disse:

    gostaria de saber se tera vagas do pronatec para os estados Goiás e Brasília?

  2. FLÁVIO SANTOS disse:

    MASSOTERAPIA- SP – USP SENDO POSSÍVEL…. MUITO OBRIGADO…!!!

  3. Ola! Minha filha foi chamada para fazer curso gratuito pela (Inap) essa instituição e reconhecida pelo pronatec? Obg

Comente (será moderado)