Saiba as Datas do Enem 2018
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Saiba as Datas do Enem 2018

Quem vai prestar o Exame Nacional de Ensino Médio – o Enem – em 2018, já pode começar a se preparar, pois a prova já tem data marcada. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgaram as datas mais importantes para o processo deste ano.

O Enem é a principal porta de entrada para as maiores universidades públicas e privadas do Brasil. Completando na próxima edição 20 anos de idade, o Enem foi criado em 1998 para avaliar a qualidade de ensino nas escolas brasileiras. Hoje, no entanto, é o primeiro grande passo para aqueles que querem cursar uma grande faculdade, em busca de seus sonhos. O Enem é onde uma carreira de sucesso se inicia, através do ingresso em um bom curso de graduação.

Desde a sua fundação, o Exame Nacional de Ensino Médio traz – além de milhões de inscritos, que tornam a sua prova bem concorrida – algumas mudanças pontuais em suas regras e, às vezes, em sua aplicação. Como no ano passado, que o formato da prova mudou da aplicação em um único final de semana para duas etapas em dois domingos consecutivos. Em 2018, a prova também sofreu algumas mudanças, que você confere a seguir:

Datas e Calendário Enem 2018

 No começo de 2018, o Ministério da Educação e o Inep divulgaram as datas importantes do Enem 2018, como o lançamento do edital oficial, o período de inscrição, bem como os dias de aplicação dos cadernos de questões e da redação.

Seguindo as mudanças aplicadas em 2017, neste ano as provas do Enem serão feitas em dois fins de semana seguidos, aos domingos. Segundo o Inep, a mudança nas datas se deve aos candidatos que não poderiam fazer as provas durante a tarde do sábado, por serem sabatistas e somente poder exercer atividades após o pôr do sol, o que gerava um gasto bastante alto.

Em 2018, as provas do Exame Nacional de Ensino Médio serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. As inscrições para o exame acontecerão entre os dias 7 e 18 de maio, e se restar alguma dúvida sobre a prova, você pode consultar o edital oficial com todas as informações, que sai no dia 21 de março.

Isenção taxa de Inscrição Enem 2018

 Uma outra mudança pertinente anunciada pela organização do Enem, é que este ano a isenção da taxa de inscrição deve ser requisitada préviamente, antes do preenchimento do cadastro para a prova.

Para isso, o Inep separou um período especial somente para aqueles que querem pedir a isenção. Quem vai fazer o pedido, deve acessar o site do Enem entre os dias 2 e 11 de abril. Aqueles que tiveram isenção da taxa em 2017 e não compareceram às duas fases da prova devem apresentar uma justificativa para a organização do Enem, apontando os motivos pelos quais não pode estar presente no ano anterior.

O motivo desta exigência, é o grande números de inscritos isentos que faltaram às provas em 2017: cerca de 45% das pessoas que fizeram a inscrição sem ter que efetuar o pagamento da taxa não deram as caras nas provas do Enem, o que fez com que o Estado gastasse para que pessoas não fizessem a prova.

Inscrições Enem 2018

Este ano, as inscrições estão marcadas para maio, começando no dia 7 e terminando no dia 18. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha com suas informações pessoais, bem como o questionário de perfil socioeconômico. Também é válido lembrar que aqueles que não têm ou não conseguiram o direito à isenção da taxa devem efetuar o pagamento até o final do mês de maio – sem o pagamento efetuado não é possível concluir a sua inscrição.

Recomendados para você: