Prouni

As inscrições terão início nesta terça-feira (7) e se estenderão até as 23h59 de quinta-feira (10). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 deste mês.

O Programa Universidade para Todos – Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005 oferece, em contrapartida, isenção de tributos àquelas instituições que aderem ao Programa.

prouni 2016

Prouni 2016. Imagem:divulgação

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Desde a sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2014, o ProUni já atendeu mais de 1,4 milhão de estudantes, sendo 70% com bolsas integrais.

Saiba mais Informações, acesse: Inscrições Prouni 2016

Prouni Inscrições

As inscrições para o Prouni 2016 ainda não começaram. O edital deve ser divulgado ainda neste mês de janeiro. As inscrições devem ser feitas no portal do programa http://siteprouni.mec.gov.br/. Lá os candidatos devem informar duas opções de curso para utilizar a bolsa de estudos. No ato da inscrição é obrigatório informar o número de inscrição do Enem 2015, a senha utilizada no Exame e um endereço de e-mail válido.

Para participar é obrigatório que o candidato, tenha realizado a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2015. O Prouni é uma oportunidade para estudantes de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior, mas não podem pagar uma faculdade.

ProUni-2016

Prouni 2016. Imagem:divulgação

Saiba mais Informações, acesse: Pronatec 2016 – Presidiários com educação profissional

Os resultados do Prouni 2016 serão divulgados no site do Programa. Os candidatos contemplados com a bolsa de estudos devem ficar atentos com as datas para comparecer na instituição de ensino superior e efetivar a matrícula no curso.

Prouni 2016

Para se inscrever no processo seletivo do Prouni 2016 além do candidato ter realizado as provas do Enem 2015, ele precisa ter atingido 450 pontos nas provas de conhecimentos e não ter tirado nota zero na prova de redação do Exame. O programa também exige o cumprimento das seguintes regras:

  • Não ter concluído o ensino superior,
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral,
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral,
  • Seja pessoa com deficiência,
  • Seja professor da rede pública de ensino em exercício.

Bolsas Prouni

O Programa Universidade para Todos – Prouni tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas.

Para selecionar os bolsistas, o sistema do ProUni compara as notas de todos os candidatos que optam por bolsa para o mesmo curso (na mesma universidade, turno e modalidade de concorrência) e, ao final do período de inscrições, preenche as vagas com aqueles que tiveram as maiores notas do Enem.

Prouni 2016

Prouni 2016. Imagem:divulgação

Havendo empate, o sistema do Prouni prioriza aquele que teve a maior nota na redação. Se as notas de redação também forem iguais, ele classifica aquele que teve a melhor nota na prova de Linguagens e assim por diante. Os critérios de desempate do Prouni são, nesta ordem:

  • Redação
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

Vagas Prouni

As vagas do Prouni são dirigidas aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem.

Como Fazer a Inscrição

O edital do Prouni 2016 ainda não foi divulgado, mas deve ocorrer até o final de janeiro de 2016. As inscrições devem ser feitas no portal do programa http://siteprouni.mec.gov.br/. Lá os candidatos devem informar duas opções de curso para utilizar a bolsa de estudos, caso seja contemplado. É obrigatório também que seja informado o número de inscrição do Enem 2015, a senha utilizada no Exame e um endereço válido de e-mail.

Prouni-2016

Prouni 2016. Imagem:divulgação

Saiba mais Informações, acesse: Vagas e Cursos para o Pronatec 2016

Os resultados do Prouni 2016 são divulgados no site do Programa. Depois de realizar a consulta, os candidatos contemplados com uma bolsa de estudos devem ficar atentos com as datas para comparecer na instituição de ensino superior e efetivar a matrícula no curso.

Cronograma Prouni

Assim que o edital do Prouni for divulgado, os candidatos terão acesso a todo o cronograma de datas e informações do programa. Os interessados devem ficar atentos ao noticiários e ao site do Prouni para não perder os prazos.

As datas do Prouni 2016 tem previsão de inscrições semelhante às datas dos anos anteriores, que é na segunda quinzena de janeiro. Como o resultado do Enem já foi divulgado, em breve deve sair o edital do Prouni.

Apesar das datas oficiais ainda não terem sido informadas, os resultados dos contemplados tem data prevista para janeiro de 2016, com segunda chamada prevista para fevereiro de 2016.

Saiba mais Informações, acesse: Pronatec 2016 – O programa será preservado?

A divulgação do Prouni 2016 acontece em duas etapas. A primeira chamada, cerca de 7 dias após a abertura das inscrições, os alunos aprovados devem confirmar o interesse na faculdade e efetivar a matrícula junto à instituição escolhida. Em fevereiro, uma segunda chamada é realizada para quem não conseguiu a bolsa na primeira chamada.

A partir dessa segunda lista de divulgação do Prouni 2016, os alunos que não foram aprovados podem ainda ter uma chance. Isso porque o sistema abre uma nova inscrição somente para fins de preencher as vagas remanescentes.

As bolsas remanescentes estão com as inscrições abertas até o dia 26 de agosto de 2016. Faça sua inscrição pelo site oficial siteprouni.mec.gov.br .

Nota de corte Prouni 2016

Diariamente, o Prouni realiza o cálculo da nota de corte (a menor nota para ficar entre os já potencialmente pré-selecionados) para cada curso com a média de número de bolsas disponíveis e quantidade dos candidatos inscritos no determinado curso, por modalidade da concorrência.

A nota de corte se modifica de acordo com a nota dos novos inscritos, pois o sistema do Prouni não realiza o cálculo em tempo real.

A nota de corte só será disponibilizada no sistema a partir do segundo dia após a realização da inscrição.

Recomendados para você: