Prouni Rio Grande do Sul - Inscrições 2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Prouni Rio Grande do Sul – Inscrições 2017

Os estudos abrem portas, fazem surgir oportunidades e criam um mundo novo de conhecimento. Porém, na real situação do Brasil, é difícil imaginar uma realidade com todos na escola, com jovens frequentando universidades e se capacitando cada vez mais nas suas escolhas profissionais.

Para mudar esse quadro, o governo federal criou o Prouni (Programa Universidade para Todos) que estimula o acesso a faculdades privadas, por meio de bolsas de estudos totais e parciais.

Válido em todo o país, inclusive no Rio Grande do Sul, o Prouni é uma ótima oportunidade para jovens conseguirem frequentar faculdades privadas e ter direito ao tão sonhado diploma de ensino superior. Para o Brasil, é um excelente programa que desenvolve brasileiros a irem além nos estudos, se capacitarem e entrarem no mercado de trabalho prontos e com mais conhecimento.

Prouni

Prouni

O resultado é um país mais rico culturalmente e com mais oportunidades de desenvolvimento econômico, aproveitando o melhor que o próprio país tem: as pessoas. Por isso, o programa é um sucesso socialmente e economicamente.

Prouni Rio Grande do Sul

Criado pela Lei n° 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o Prouni chega a todo o país, oportunizando transformação de vidas por meio da educação. As bolsas integrais são dadas aos alunos que comprovarem renda bruta familiar inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. E a bolsa parcial (50%) é oferecida para quem tem a renda familiar de até três salários-mínimos por pessoa. O objetivo é dar o benefício a quem realmente necessita dele.

Prouni Universidade

Muitos cursos e universidades aderiram ao Prouni. Os candidatos podem procurar saber se na sua cidade as universidades e faculdades particulares aderiram ao programa e assim, podem se inscrever para o curso que desejam e têm mais aptidão.

O programa é um sucesso. No ano de 2014, o número de bolsas integrais ofertadas foi de cerca de 205 mil,  excedendo o total a marca de 306.000 estudantes contemplados. Em 2014, os cursos que ofertaram bolsas foram oferecidos em 943 institutos privados em todo o Brasil.

Prouni Cronograma 2017

Ainda não foram divulgadas as datas exatas do Prouni 2017, no entanto, os candidatos podem se preparar para inscrições do Prouni 2017 em janeiro. Por isso, prepare-se para se inscrever e não perder o prazo. Você precisará decidir qual curso deseja seguir e em qual universidade quer estudar.

Prouni 2017 Pré-requisitos

Para ter direito a concorrer a uma bolsa de estudos do Prouni 2017, o candidato deve se enquadrar em pelo menos um dos requisitos abaixo:

– Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede pública de ensino;

– Ter feito o ensino médio completo em instituições da rede privada de ensino, desde que comprove ter sido bolsista integral;

– Realização do ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, desde que tenha tido bolsa integral na instituição particular;

– Comprovar ser portador de alguma deficiência;

– Ser professor da rede pública de ensino, em exercício da docência na educação básica e dentro do quadro de pessoal definitivo da instituição pública. Nesse caso, o candidato concorre exclusivamente a bolsas nos cursos de licenciatura.

Prouni

Prouni

O principal requisito requerido é que o aluno tenha feito a prova do Enem no ano anterior ao período em que está solicitando a bolsa. No entanto, precisa comprovar nota de, no mínimo, 450 pontos de média das cinco provas (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação – sem zerar esta última).

Prouni 2017 Inscrição

Com inscrições duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, o Prouni deve ocorrer na segunda semana de janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da internet. O resultado com a lista dos classificados é divulgado em duas chamadas.

Todos os anos, muitas pessoas se inscrever e, segundo o Ministério da Educação (MEC), são aproximadamente 1,5 milhão de inscrições, sendo que mais da metade das bolsas estão localizadas nos estados da região sudeste.

Não deixe passar a oportunidade e priorize a sua vida acadêmica, pois ela pode transformar seu futuro de maneira impactante. Inscreva-se, tente uma bolsa de estudos e mude seu rumo profissional. Com um diploma de ensino superior, suas chances de aumento salarial são maiores.

Recomendados para você: