Prouni Inscrições 2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Prouni Inscrições 2017

O sonho de muitos jovens é conseguir tempo e dinheiro para cursar uma universidade. Pensando nisso, você precisa ficar atento às oportunidades oferecidas gratuitamente pelo governo federal, para viabilizar acesso facilitado à universidade a milhões de brasileiros.

A importância do Prouni está na sua forma de democratizar o acesso à educação. Para os alunos, é uma oportunidade única de entrar em uma universidade e fazer um curso superior gratuito, sem custo algum. Em alguns casos, a bolsa não é integral, mas é uma grande ajuda para quem não tem renda familiar alta.

Prouni

Pensando pelo Governo Federal no ano de 2005, e desde então mantido por ele, o ProUni é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC).

Prouni

Prouni

A missão do programa é oferecer de forma justa bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades particulares, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem concorrer alunos de todo o Brasil, desde que comprove não ter feito nenhum outro curso superior.

Prouni Universidade

Com parceria com diversas universidades, o Prouni consegue oferece diversas opções de curso superior, em muitas instituições particulares. O aluno tem a chance de realizar o curso que sempre sonhou, sem pagar nada por isso.

Prouni Cronograma 2017

No primeiro semestre de 2017 devem ser abertas inscrições do Prouni 2017. O processo seletivo será aberto para alunos de baixa renda que fizeram o Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtiveram nota maior do que 450 pontos na média geral e superior mais do que zero na redação.

Para que você possa se agendar e programar, a expectativa é de que o período de inscrição do ProUni 2017 tenha início na segunda semana do mês de janeiro, ficando o processo aberto por, mais ou menos, cinco dias.

Prouni Pré-Requisitos

As regras do programa determinam alguns pré-requisitos do ProUni 2017 para a participação dos candidatos. Entre eles, está a avaliação da nota no Exame Nacional do Ensino Médio, rendimento familiar mensal e escolaridade no nível médio, em detalhes na sequência:

Nota no Exame Nacional do Ensino Médio 2016: é preciso que seja maior que 450 pontos e tenha um rendimento maior do que zero na prova de redação;

Rendimento familiar mensal para bolsa integral do ProUni 2017: é necessário comprovar real necessidade da bolsa, ou seja, o benefício atende famílias com ganho familiar bruto mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa;

Renda para bolsa parcial: para conseguir metade da bolsa, é preciso ter um rendimento familiar bruto mensal de, no máximo, três salários mínimos por pessoa;

Ensino médio: o candidato deve ter estudando em escolas da rede pública ou, caso tenha sido em escola particular, comprove a condição de bolsista integral durante o ensino médio.

No geral, essas são as regras, porém, no caso de pessoas com deficiência, não há necessidade de comprovação de ter feito o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em particulares.

Fogem à regra também os professores de magistério em pleno exercício da função na rede pública de ensino, pois para concorrer a bolsas em cursos de licenciatura, eles não têm que comprovar que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Somado a essas exceções, para estes candidatos citados, não se faz necessária a comprovação da renda familiar mensal.

Prouni Inscrição

O ProUni 2017 (Programa Universidade para Todos) abre inscrições todos os anos, visando fazer com que os jovens entrem em um curso superior e saiam da universidade mais bem qualificados para o mercado de trabalho. É ganho para cada indivíduo, mas também para o Brasil que terá mais pessoas especializadas em suas funções.

Prouni

Prouni. Imagem:Divulgação

Para realizar a inscrição, o candidato tem que acessar o site oficial, tendo em mãos o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha do Enem 2016. Para quem perdei a senha, é possível cadastrar uma nova clicando no link de apoio “Esqueci minha senha”, disponível no próprio site oficial.

No ato de inscrição, todos os alunos podem escolher até duas opções de cursos diferentes, em ordem de preferência. Para as duas opções selecionadas pelo candidato, é preciso informar o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de concorrência à vaga para que a candidatura seja validada.

Recomendados para você:

1 Comentário

  1. Juliete disse:

    Bom dia!!!
    Não fiz o e Nem 2016 gostaria de saber se poderia me increver em alguma bolsa???

Comente (será moderado)