Prouni 2017 - Vagas e Inscrições
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Prouni 2017 – Vagas e Inscrições

O Programa Universidade Para Todos foi criado em 2014 pelo Governo Federal tem como principal objetivo disponibilizar bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes que participaram do ENEM 2016.

As bolsas de estudo são de cursos de graduação em diferentes instituições do país e a classificação depende da sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio. A bolsa que você tem direito depende da sua renda familiar mensal e demais requisitos que você verá a seguir.

Requisitos Prouni 2017

Candidatos interessados em se inscrever no Prouni para ter bolsa integral devem ter uma renda mensal de no máximo 1 salário mínimo e meio. Aqueles candidatos que excederem esse valor e chegarem até 3 salários mínimos de renda mensal, terão direito à uma bolsa parcial.

Prouni

Prouni

Além disso, o candidato deve atender pelo menos um dos seguintes requisitos: ter concluído o ensino médio em escola da rede pública; ter concluído o ensino médio em escola privada com bolsa integral; ter feito o ensino médio parte em escola pública e parte em escola privada com bolsa integral; ter algum tipo de deficiência; ser professor da rede pública de ensino no exercício de magistério da educação básica.

Nota de Corte Prouni 2017

No período de inscrições, uma vez por dia o sistema do Prouni irá disponibilizar a nota de corte. As notas de corte são as menores notas necessárias para conseguir uma bolsa de estudo em cada curso. Isso é calculado de acordo com o número de inscritos em cada curso e suas notas no ENEM.

O resultado sai na página do candidato no sistema do Prouni e é de inteira responsabilidade dele verificar se foi selecionado ou não. Uma vez que perder o prazo para a matrícula, não terá outra chance.

Como se inscrever no Prouni 2017

As inscrições para o Prouni 2017 são feitas apenas pela internet no portal do programa: http://siteprouni.mec.gov.br/. Todos os anos acontecem dois processos seletivos: um no primeiro e outro no segundo semestre.

Para a realização da inscrição os candidatos precisarão informar o seu CPF e sua data de nascimento, o sistema irá verificar sua nota e informar se ela é suficiente ou não para participar do programa.

ProUni 2016 (Imagem: Divulgação)

ProUni 2017 (Imagem: Divulgação)

Além de atender os requisitos citados acima, os jovens só poderão se inscrever se obterem uma nota igual ou maior que 450 pontos e não zerarem a redação no exame.

Inscrições para bolsas remanescentes são feitas através do portal do Prouni, o jovem devem manifestar interesse em participar da lista de espera no momento em que consultar o resultado. Se forem selecionados, os candidatos deverão entrar em contato com a instituição que foram aceitos para verificar a lista de documentos necessários para a inscrição.

Aqueles candidatos que não efetuarem sua matrícula no período determinado perderão a chance de entrar para a universidade.

Recomendados para você:

3 Comentários

  1. Gostari mto de ter uma oportunidade,qro adquerir mais conhecimeto e dar o meu melhor nas coisas que eu gosto de fazer.Isso sera mto bom para meu aprendizado eu sei que eu tambem posso;

    • Boa noite!
      Gostaria de saber, se há possibilidades de se inscrever no Pronatec ou Prouini, sem ter feito o ENEM, pois o meu segundo grau foi finalizado há 18 anos.
      E como faço para me inscrever? Se é direto em uma faculdade, ou via site?
      Obrigada!

  2. Cristina Moura disse:

    Boa noite!
    Gostaria de saber, se há possibilidades de se inscrever no Pronatec ou Prouini, sem ter feito o ENEM, pois o meu segundo grau foi finalizado há 18 anos.
    E como faço para me inscrever? Se é direto em uma faculdade, ou via site?
    Obrigada!

Comente (será moderado)