Pronatec Voluntário 2018: Cursos PRONATEC, Inscrições, Vagas 2018
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec Voluntário 2018: Cursos PRONATEC, Inscrições, Vagas 2018

O PRONATEC Voluntário é mais uma iniciativa do governo federal brasileiro para ampliar as oportunidades no ensino técnico profissionalizante, assim como o número de jovens capacitados para o mercado de trabalho. Assim como no PRONATEC, a iniciativa da Oferta Voluntária tem como foco ofertar oportunidades para cursos de Formação Inicial e Continuada, de qualificação profissional e técnicos subsequentes.

Cada um desses cursos é voltado para uma classe diferente de pessoas, conforme você poderá ver a seguir. O grande diferencial é que na Oferta Voluntária, apenas instituições de ensino privadas se voluntariam a disponibilizar vagas gratuitas nos cursos do PRONATEC.

Como funciona o PRONATEC Voluntário?

O PRONATEC Voluntário funciona da mesma forma que o PRONATEC, com pouquíssimos diferenciais. Nessa ação, as instituições privadas de nosso país se voluntariam a ofertar vagas gratuitas nos cursos do programa. Sendo assim, não são todas que participam, apenas aqueles dispostas a oferecer vagas gratuitas.

Pronatec Voluntário 2018

Pronatec Voluntário 2018. Imagem:diuvlgação

Ao se candidatar voluntariamente, essas instituições não recebem nenhum recurso do MEC para disponibilizar as vagas. Essas instituições podem oferecer a quantia de vagas que quiser, sendo divididas tanto em cursos presenciais quanto a distância.

Vagas do PRONATEC Voluntário

A quantidade de vagas ofertadas pelas escolas voluntariadas é muito relativa à disponibilidade de cada uma. Sabe-se que todos os anos as vagas se dividem em lotes, cujas inscrições são abertas em épocas diferentes do ano. Em 2017, por exemplo, o primeiro lote foi disponibilizado em junho. Já o segundo lote foi disponibilizado entre julho e agosto. O terceiro lote teve suas inscrições abertas em outubro.

Haverá mais um lote, mas esse está previsto para ser disponibilizado em fevereiro de 2018, por isso você poderá participar caso haja alguma oportunidade em sua região.

Inscrições PRONATEC Voluntário 2018

As inscrições para o PRONATEC Voluntário acontecem no SISUTEC (http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro). Quando o novo lote estiver disponível, você poderá acessar o portal e informar o tipo de curso desejado – FIC ou Técnico -, a modalidade educacional – presencial ou à distância -, além da sua escolaridade.

Pronatec Voluntário 2018

Pronatec Voluntário 2018. Imagem:diuvlgção

Com isso o sistema irá disponibilizar as vagas compatíveis e você poderá se inscrever naquela que desejar, preenchendo o formulário eletrônico. Jovens a partir de 15 anos estão aptos a se inscrever.

Entretanto, o programa concede prioridade àqueles que realizaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola privada com bolsa integral; trabalhadores; beneficiários de programas do governo federal; e mulheres responsáveis pela unidade familiar.

Cursos PRONATEC Voluntário 2018

Os mesmos cursos são disponibilizados através do PRONATEC Voluntário, visto que cada uma das instituições participantes irão observar o mercado de trabalho atual de sua região, para que assim as oportunidades de emprego sejam devidamente preenchidas.

Você poderá conferir os cursos disponíveis no ato da pesquisa de vagas no site ou ainda no portal da instituição ofertante. O Pronatec Voluntário ainda não é tão conhecido quanto o Pronatec, mas aos poucos vem ganhando espaço entre as instituições privadas. Mais informações você pode encontrar no site http://portal.mec.gov.br/pronatec/oferta-voluntaria ou no setor de educação do seu município.

Recomendados para você: