Pronatec Setor Produtivo

Pronatec Setor Produtivo

O Pronatec (Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é um programa governamental que tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação técnica profissional e tecnológica, contando também com a Bolsa-formação para os estudantes e trabalhadores.

O que é o Pronatec Setor Produtivo?

O Pronatec Setor Produtivo tem como função alinhar a oferta de cursos técnicos à demanda dos setores produtivos em função da sua distribuição, aumentando consideravelmente a taxa de empregabilidade. Pode requalificar os trabalhadores em atividades quanto formar novos profissionais para ocupação de vagas disponíveis, o programa usa infraestrutura dos ofertantes cursos do Sistema S (SENAI, SENAC, SENAT, ETC). Cursos oferecidos pelo Pronatec Setor Produtivo são inteiramente gratuitos.

Pronatec Setor Produtivo

Pronatec Setor Produtivo

Mais sobre o Pronatec Setor Produtivo

O programa oferece mais de 54 cursos, totalizando até 4 mil vagas para capacitação profissional só no estado de Goiás. As vagas serão distribuídas em mais de 43 municípios, atuando em diversos setores tais como de confecção, industrial e apicultural. Essas são as áreas que apresentam maior falta de mão de obra qualificada. Os cursos de capacitação são desenvolvidos em cima do mapeamento das demandas no setor produtivo, chegam a ser mapeadas mais de 400 mil vagas, cerca de 70% das pessoas saem empregadas do curso de capacitação, ou seja, a taxa de empregabilidade é muito alta.

Como ocorre o Levantamento de Demanda?

Esse levantamento de demanda é iniciado pelo envio de correio eletrônico pelo MDIC às entidades representativas dos setores produtivos ou para as secretárias estaduais, no qual é anexado o quadro de captura de demanda que deve ser preenchido e enviado até o prazo fornecido e informado pelo Ministério.

E após realizarem esse Levantamento?

Após realizarem essa avaliação de necessidade de qualificação, tal como qual curso, número de pessoas a serem qualificadas e/ou requalificadas o departamento de Recursos Humanos da empresa já pode indicar os selecionados a participarem do curso da demanda.

Como Participar do Pronatec Setor Produtivo?

Existem diversas maneiras de participar do Pronatec Setor Produtivo, entre elas estão 4 maneiras que são:

* Empresas: As empresas atuam demandando cursos nas cidades de atuação.

* Ofertantes: São as escolas credenciadas pelo MEC que ofertam os cursos.

* Alunos: São os sindicatos que participam dos cursos.

* Parceiros: Associações que fazem parcerias com os ofertantes dos cursos.

Pronatec

Pronatec

Resultados do Projeto Pronatec Setor Produtivo

Embora você possa não ter ouvido falar muito desse projeto, o Pronatec Setor Produtivo, só em 2015 ofertou mais de 500 mil vagas mapeadas e ofertadas com mais de 4.000 empresas envolvidas no projeto.

O projeto conta com uma alta taxa de empregabilidade, buscando o maior foco atual do mercado de trabalho e visando a formação dos brasileiros, assim como a empregabilidade.

Vagas Pronatec Setor Produtivo

As demandas de vagas são altas, no Sudeste são 59,4 mil; já em São Paulo são 38 mil; em Minas Gerais 10,9 mil; Rio de Janeiro são 10,5 mil. Já a região Sul está em segundo lugar, com um pedido de 12,2 mil vagas em Santa Catarina; 6,6 mil vagas no Paraná e 5;5 mil vagas no Rio Grande do Sul, totalizando 24,4 mil vagas na região sul.

 

Recomendados para você: