PRONATEC SENAI 2018: Cursos Abertos, Inscrições 2018
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

PRONATEC SENAI 2018: Cursos Abertos, Inscrições 2018

O SENAI é uma escola do Sistema S de ensino do governo federal, focada na oferta de cursos livres e de férias para a população, além de também possuir algumas faculdades e disponibilizar cursos de nível superior. Há unidades do SENAI espalhadas por todas as regiões brasileiras, promovendo o acesso à educação, além de eventos e outras ações em cada cidade que se faz presente.

Como não poderia ser diferente, o SENAI é um grande parceiro do Pronatec, por isso disponibiliza todos os anos centenas de vagas para cursos técnicos profissionalizantes no âmbito do programa. São cursos presenciais e a distância, com uma carga horária variada, assim como os requisitos. Saiba mais a seguir.

Veja como funciona o PRONATEC

O PRONATEC é um programa do governo federal que disponibiliza a oferta de cursos técnicos profissionalizantes e de qualificação em todo o país, por meio das instituições que são parceiras, como o SENAI. Através do programa as instituições recebem recursos e verbas para que possam disponibilizar as vagas gratuitamente, possibilitando que pessoas de baixa renda possam se qualificar e ter mais oportunidades de emprego.

PRONATEC

PRONATEC. Imagem:diuvlgação

Geralmente cada instituição disponibiliza as vagas apenas uma vez por ano, visto que a maioria dos cursos possuem duração mínima de um ano. Os cursos são constituídos de aulas teóricas e práticas, tanto os presenciais quanto os realizados à distância. No final todos os alunos recebem um certificado reconhecido pelo MEC e válido em todo o território nacional.

Quem pode participar do PRONATEC

Antes de você se inscrever no programa é fundamental se certificar de que atende a todos os requisitos impostos pelo governo federal. É preciso ter a partir de 16 anos para se inscrever, mas isso não garante acesso a todos os cursos. Alguns, dependendo da sua grade curricular e temas abordados, exigem que o candidato já tenha mais de 18 anos.

O mesmo é válido para a escolaridade: a exigência mínima é de que o candidato esteja em um dos dois últimos anos do ensino fundamental. Entretanto, é possível encontrar cursos que exigem ensino fundamental completo e outros, ensino médio completo.

Cursos ofertados pelo PRONATEC

O PRONATEC possui uma ampla lista com cursos profissionalizantes que disponibiliza às instituições parceiras para que essas possam definir quais serão ofertados na sua região. Alguns exemplos de cursos técnicos disponibilizados pelo programa são os seguintes:

PRONATEC

PRONATEC

 

Técnico em Edificações, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Vestuário, Técnico em Química, Técnico em Produção de Moda, Técnico em Mecânica, Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Alimentos, Técnico em Refrigeração e Climatização, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Informática para Internet, entre outros.

Como se inscrever no PRONATEC SENAI 2018

O PRONATEC possui o seu próprio portal onde disponibiliza as vagas para os cursos. Basta você acessar, colocar a sua região e sua escolaridade, e poderá verificar todas as opções disponíveis. Se houver alguma vaga, poderá efetuar o seu pré-cadastro, tendo que comparecer posteriormente na instituição para efetuar a matrícula.

Recomendados para você: