PRONATEC SENAC 2018: Cursos Abertos, Inscrições 2018
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

PRONATEC SENAC 2018: Cursos Abertos, Inscrições 2018

Você já ouviu falar no PRONATEC? Ele é uma iniciativa do governo federal brasileiro que já existe há alguns anos e tem como principal objetivo facilitar o acesso a cursos técnicos e permitir que jovens estudantes tenham mais oportunidades no mercado de trabalho. Por isso o PRONATEC é voltado para jovens a partir de 16 anos, que ainda estejam no ensino médio ou já tenham concluído, e que desejam se qualificar.

Para poder disponibilizar suas vagas o PRONATEC possui parceria com instituições de todo o país, como o SENAC. Todas as unidades do SENAC espalhadas pelo país abrem as inscrições pelo menos uma vez por ano para ofertar vagas gratuitas em cursos técnicos profissionalizantes, todos no âmbito do programa. Veja a seguir como você pode participar.

PRONATEC SENAC: como funciona?

O PRONATEC atua por meio das escolas parceiras que disponibilizam as vagas todos os anos, são responsáveis por dar as aulas teóricas e práticas aos estudantes e lhes passar todo o conhecimento necessário. O programa possui uma lista de cursos técnicos profissionalizantes reconhecidos pelo MEC que estão aptos a serem oferecidos aos jovens; cada instituição parceira pode escolher quais cursos dessa lista irá ofertar, sempre observando o mercado de trabalho de sua região e o seu corpo docente.

PRONATEC SENAC

PRONATEC SENAC. Imagem:diuvlgação

Quando a oferta de vagas se inicia, os interessados podem se inscrever online ou presencialmente, conforme instruções da instituição. Todos os selecionados devem efetuar a matrícula presencialmente e comparecer nas aulas a partir da data marcada.

PRONATEC SENAC: para quem é destinado?

Para poder ser selecionado no PRONATEC SENAC o estudante precisa preencher alguns requisitos. O programa exige que todos os candidatos tenham, no mínimo, 16 anos. Entretanto, é preciso observar cada caso. Alguns cursos, de acordo com sua grade curricular, exigem que os candidatos já tenham 18 anos ou mais. Por isso sempre confira todos os detalhes antes de se inscrever.

O mesmo é válido para a escolaridade: o mínimo exigido pelo programa é que o estudante possua ensino fundamental incompleto, mas alguns cursos exigem ensino médio incompleto ou completo. A exigência que prevalece em todos os casos é a renda: os interessados não devem possuir uma renda maior do que dois salários mínimos.

PRONATEC SENAC: como se inscrever?

Cada unidade do SENAC pode disponibilizar as vagas em épocas diferentes do ano, por isso você deve acompanhar o portal referente à sua região ou sempre estar a par dos últimos acontecimentos da sua cidade. A inscrição se dá através do preenchimento de um formulário, que pode ser de forma eletrônica ou manual, conforme as instruções da unidade.

PRONATEC SENAC

PRONATEC SENAC. Imagem:divulgação

Não é preciso pagar nenhuma taxa de inscrição. Preencha o formulário, entregue os documentos exigidos e aguarde a divulgação da lista com os nomes que poderão fazer os cursos.

O processo seletivo ainda dá prioridade para jovens que vivem em situação de pobreza. Os cursos têm duração máxima de dois anos e mínima de dois meses. A carga horária pode ser conferida no próprio site do SENAC.

Recomendados para você: