Pronatec CE 2018
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec CE 2018

Pronatec CE 2018

Quando um estudante no Brasil termina o ensino médio ele se vê entre a decisão de ingressar em uma universidade ou em uma escola técnica para continuar os estudos. Há muitos jovens que têm o interesse em se capacitar, mas não têm dinheiro para pagar os estudos em uma instituição privada, que custa muito caro.

Por essa razão, o governo federal promove cursos gratuitos por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em todo o Brasil. A iniciativa tem o objetivo de qualificar mão de obra nas cidades onde há alta demanda de profissionais qualificados.

Pronatec 2016- Cursos e inscrições (Foto: Divulgação)

Pronatec CE

Na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, diversas instituições parceiras fazem parte do Pronatec, dentre elas pode-se citar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) e os Serviços Nacionais de Aprendizagem, entre outras entidades públicas e particulares.

O programa oferece de graça vagas em cursos nas áreas de administração, comunicação, saúde, tecnologia, turismo, hotelaria e lazer, segurança, indústria da moda, entre outras.

Vagas Pronatec CE 2018

É preciso ter no mínimo 16 anos para se candidatar às vagas do Pronatec. O Programa tem atuação em várias frentes, oferecendo cursos para alunos, jovens e adultos que já finalizaram o ensino médio.

Inscrições Pronatec CE 2018

Há vagas abertas para qualificação inicial e continuada pelo IFCE. Quem quiser fazer a matrícula pode acessar o site http://pronatec.ifce.edu.br/inscricoes/, e ver a lista de instituições cadastradas e a lista de documentos necessários para o cadastro.

Se você deseja fazer a inscrição nos Serviços Nacionais de Aprendizagem como o SENAI, SENAC e SENAT, deve ir logo no site do próprio Pronatec 2017. Lá, você encontrará um formulário em que deve sinalizar o estado do Ceará, o município de Fortaleza, além da escolaridade. Com essa busca, o candidato verá as vagas abertas em cada instituição.

Pronatec (Imagem: Divulgação)

Pronatec (Imagem: Divulgação)

Quem pode participar do Pronatec?

Podem também participar do pronatec os trabalhadores e beneficiários de programas como o Bolsa Família que quiserem participar de vagas de qualificação e capacitação. Nestes casos, são oferecidas bolsas para a formação inicial e continuada.

Para ter direito à bolsa, o candidato deve ter a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), apresentando pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. É importante saber que todos os cursos têm uma nota de corte, assim, o candidato precisar estar de olho quando for se inscrever para o curso.

Recomendados para você:

1 Comentário

  1. Fátima disse:

    quero receber informação sobre os cursos.

Comente (será moderado)