Pronatec Maranhão 2016 Cursos, Inscrições
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec Maranhão 2017 Cursos, Inscrições

Todo mundo sabe que hoje em dia é preciso se qualificar para conseguir a tão sonhada vaga no mercado de trabalho não é mesmo? porém não é todo jovem que tem condição de arcar com os custos de um curto de qualificação profissional e é por isso que o Governo tem como uma de suas principais ações a chance de possibilitar o acesso a qualificação profissionalizante para os jovens do Maranhão.

Pronatec Maranhão – Cursos e Vagas

A Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) irá enviar para o Governo federal uma solicitação de vários cursos de qualificação profissional que serão ministrados através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

No ano de 2017 o Pronatec vai ser responsável por oferecer cerca de 2 milhões de vagas em todo o Brasil, desses 2 milhões, 350 mil são as vagas para os cursos técnicos e o restante é voltado para os cursos de qualificação profissional.

pronatec 2016

Pronatec 2017 (Foto: Divulgação)

A Seejuv vai solicitar cursos na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada) que possuem a duração mínima de 160 horas o que dá mais ou menos 2 meses. Os cursos serão voltados para as categorias Pronatec Ambiental e Pronatec Aprendiz junto aos Ministérios do Meio Ambiente e do Trabalho, respectivamente.

Pronatec Maranhão – Parceiros

A Seejuv se reuniu com os representantes de diversas instituições de ensino do Maranhão para tentar a possibilidade de ampliar ainda mais a oferta de vagas e de opções para os cursos em 2017, levando em conta o catálogo de cursos e vagas que já foi disponibilizado pelo Governo federal.

A reunião aconteceu com os representantes das seguintes instituições:

  • Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Instituto Federal de Educação
  • Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma)
  • Universidade Estadual do Maranhão (Uema)
  • Sistema de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para Tatiana Pereira (Secretaria da Juventude) os cursos do Pronatec vão muito além da formação e qualificação profissional, esses cursos são responsáveis por contribuir para uma transformação boa na vida do jovem.

De acordo com Tatina: “Além de oferecer conhecimento, os cursos profissionalizantes também tem a função de propiciar que os jovens tenham uma oportunidade de melhorar sua qualidade de vida e contribuam para o desenvolvimento do local onde vivem e de todo o estado.

Pronatec 2016, Recife, PE (Foto: Divulgação)

Pronatec 2017, Recife, PE (Foto: Divulgação)

Para isso, os cursos que demandaremos ao Governo Federal levarão em conta as características locais ambientais e culturais das diversas regiões do Maranhão”.

Pronatec Maranhão – Inscrições

As inscrições para os cursos em geral do Pronatec podem ser feitas nas próprias instituições de ensino, tendo que levar os documentos pessoais, histórico escolar, comprovante de residência, foto 3×4 e etc.

Recomendados para você: