Pronatec disponibilizara 200 mil vagas - Pronatec
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec disponibilizara 200 mil vagas

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, é conhecido por ajudar milhares de jovens e estudantes a obter uma qualificação profissional. O foco do programa é a oferta de bolsas de estudo em instituições privadas, como escolas e faculdades, em cursos técnicos das mais diferentes áreas.

Importância de participar do Pronatec

Participando do Pronatec você tem a chance de se especializar em uma área em pouco tempo, ganhando assim mais espaço e confiança no mercado de trabalho.

pronatec-2017

Pronatec. Imagem:divulgação

No entanto, há alguns meses atrás o público jovem se viu angustiado com a possibilidade do programa parar de oferecer bolsas, mas logo isso passou com a notícia de que o MEC iria repassar verbas para as instituições ligadas ao Pronatec. Sendo assim, a seguir você conhece mais sobre o programa e obtém a informação completa sobre as novas vagas.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Automação Industrial do Pronatec

Como funciona o Pronatec

Com o Pronatec você tem a chance de ingressar no ensino técnico privado por meio das bolsas integrais e parciais. As grandes parceiras do programa são as escolas do Sistema S de ensino, como o SENAI e o SENAC, mas o programa também oferta bolsas para escolas e faculdades no geral que oferecem cursos técnicos. São cursos variados e você não precisa da nota do ENEM para entrar. No entanto, você só é selecionado se houver uma vaga perto de você.

pronatec

Pronatec. Imagem:divulgação

A inscrição é feita diretamente pela internet e a melhor forma de encontrar o curso escolhido é achar uma escola perto de você que o ofereça. Depois, é essencial ficar de olho no site da instituição para verificar quando as vagas irão ser disponibilizadas. O programa, diferente de outros, não possui uma data específica para suas inscrições, sendo que elas acontecem o ano inteiro, dependendo das ofertas de cada escola.

Requisitos para participar do Pronatec

A maioria dos cursos do Pronatec exige que o candidato tenha, no mínimo, 16 anos; além disso, para alguns cursos é preciso apenas ter concluído o ensino fundamental. No entanto, esses requisitos tendem a mudar de uma instituição para outra e o mais recomendado, se você deseja ter uma vaga garantida, é ter a partir de 18 anos e já ter concluído os seus estudos.

pronatec-2017

Pronatec 2017. Imagem:diuvlgação

Há também um requisito a ser preenchido para conseguir a bolsa desejada: no caso da bolsa integral, o candidato precisa comprovar que possui uma renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa; no caso da bolsa parcial, o candidato precisa comprovar que possui uma renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Transações Imobiliárias do Pronatec

Cursos mais procurados do Pronatec

É difícil dizer todos os cursos que são disponibilizados pelo Pronatec, já que cada instituição tem o seu próprio calendário e suas próprias ofertas. O que é certo afirmar é que há cursos nas mais diferentes áreas para que mais pessoas possam se identificar com algo e se especializar.

pronatec-cursos-2017

Pronatec 2017. Imagem:divulgação

Todos os anos alguns cursos ganham destaque por serem os mais procurados pelos inscritos e de longe quem está incluído nessa lista são os cursos técnicos em Controle Ambiental, Segurança do Trabalho, Cozinha, Auxiliar Administrativo, Enfermagem, Análises Clínicas.

Se o que você deseja não está citado aqui, não se preocupe: o Pronatec mantém uma lista com todos os seus cursos em seu portal. No mesmo local você ainda pode pesquisar por vagas e saber mais sobre todos os subprogramas que o Pronatec comanda. Basta acessar http://portal.mec.gov.br/pronatec e ficar por dentro de todas as novidades.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Vigilância em Saúde do Pronatec

MEC repassa verba para instituições parceiras do Pronatec

Alguns meses atrás o MEC – Ministério da Educação – repassou R$92 milhões para os cursos da categoria bolsa-formação, do Pronatec. Esse repasse garante que 200 mil novas matrículas sejam efetuadas no ensino técnico, dando oportunidades para ainda mais pessoas.

pronatec

Pronatec. Imagem:divulgação

Todo esse dinheiro é destinado a oito instituições que são parceiras do Pronatec e que trabalham com a educação profissional e tecnológica, cursos FIC e cursos de qualificação profissional. Entre as instituições, algumas estaduais receberão os repasses, como a Fundação Universidade Estadual do Ceará, a Secretaria de Educação de Alagoas, a Universidade Estadual de Goiás, a Secretaria da Educação de Pernambuco, etc. Quem também irá receber verba para continuar ofertando vagas são as unidades do SENAR, do SENAC e do SENAI.

Recomendados para você: