Pronatec DF 2018 - Inscrições, Cursos e Vagas
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec DF 2018 – Inscrições, Cursos e Vagas

Entrar no mercado de trabalho é uma tarefa muito complicada, principalmente para os jovens ainda sem experiência profissional. Pensando em diminuir este problema, foi lançado o Pronatec, que ajuda as pessoas a adquirirem uma boa profissão, continue lendo e conheça mais sobre este importante programa.

O que é o Pronatec DF?

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado pelo Governo Federal do Brasil em 2011, com o objetivo de auxiliar as pessoas carentes a adquirem novos conhecimentos técnicos para atuar em uma profissão.

Mais de 10 milhões de pessoas já foram beneficiadas com os cursos do Pronatec, o número não para de aumentar, transformando a realidade de muitas famílias por todo o Brasil.

Como se Inscrever no Pronatec DF?

Não existe nenhum tipo de cobrança para se inscrever no Pronatec. Para fazer o cadastro você deve comparecer a uma instituição parceira e apresentar alguns documentos, como CPF (Cadastro de Pessoa Física), um foto 3 x 4 atual, comprovante de residência (conta de água, luz, telefone ou outra), e o comprovante de histórico escolar. As pessoas com mais de 18 anos devem levar o certificado de reservista, e o título de eleitor. Quem é menor de idade deve ir acompanhado dos pais.

Pronatec DF. (Imagem: Divulgação)

Pronatec DF. (Imagem: Divulgação)

Quem Pode Participar do Pronatec DF?

O Pronatec pode ser realizado por jovens com mais de 16 anos, que já concluíram o ensino médio ou ainda esteja estudando, em escola pública ou privada, mas na condição de bolsista. O foco do programa são as pessoas carentes, e que recebem auxílios do Governo Federal.

Quem já é profissional também pode participar do Pronatec, e passar por uma reciclagem em sua carreira, aprendendo novas técnicas, através de aulas práticas e teóricas.

Cursos Disponíveis no Pronatec DF

Todas as instituições parceiras possuem autonômica sobre a seleção dos participantes e sobre seus cursos. O Pronatec DF conta com mais de 200 tipos de cursos, nas mais variadas áreas, as principais são: Administração, Secretariado, Nutrição e Dietética, Desenho de Moda, Química, Automação Industrial, Mecatrônica, Eletrônica, Mecânica, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, entre outras.

Vagas Oferecidas no Pronatec DF

Existe um limite de vagas oferecidas por edição do programa, todos os cursos são ministrados por instituições parceiras, entre elas estão o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)  e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

O número de vagas varia conforme a procura em edições anteriores do Pronatec, mas principalmente devido à demanda de mão de obra em áreas especificas do mercado de trabalho. As vagas costumam acabar rapidamente, então você deve estar atento.

Pronatec DF. (Imagem: Divulgação)

Pronatec DF. (Imagem: Divulgação)

Benefícios de Participar do Pronatec DF

Os cursos são totalmente gratuitos, você não paga matrícula, mensalidade e nem mesmo por materiais de apoio ao ensino, tudo é bancado pelo Governo Federal.

É ideal para aprender uma profissão, você pode realizar o curso em uma área que se identifique e construir uma carreira. Quem estuda no Pronatec consegue um emprego com facilidade, pois os cursos são bem requisitados pelas empresas.

Recomendados para você: