Pronatec 2018 Rio Grande do Norte - Inscrições Pronatec 2018
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec 2018 Rio Grande do Norte – Inscrições, Cursos e Vagas

Você já ouviu falar no Pronatec? Ele é um programa do governo federal voltado para a inclusão de jovens estudantes no ensino superior privado. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec – reúne cursos técnicos e profissionalizantes de todos os setores e oferece centenas de vagas para os estudantes que desejam se qualificar para o mercado de trabalho. Os cursos gratuitos são ofertados por meio da Bolsa-Formação nas instituições de ensino técnico e profissionalizante de todo o país.

Essas instituições possuem uma grande parceria com o Pronatec, inserindo em sua grade curricular muitos dos cursos presentes no catálogo do programa, e permitindo que mais pessoas se qualifiquem de graça e obtendo um conhecimento de qualidade. Instituições de todo o país são parceiras do Pronatec e oferecem vagas o ano todo. Veja a seguir como participar do Pronatec 2018 Rio Grande do Norte.

Inscrições Pronatec 2018 Rio Grande do Norte

As inscrições do Pronatec podem ser feitas online pelo próprio site do programa, onde você também pode acessar a qualquer época do ano para conferir a disponibilidade de vagas. Cada instituição parceira do Pronatec disponibiliza as vagas para os cursos técnicos gratuitos de acordo com seu calendário escolar, por isso é comum encontrar vagas durante o ano inteiro.

Esse é um dos principais motivos pelo qual você sempre deve procurar vagas pelo site, até encontrar aquela que seja compatível com o seu curso e sua disponibilidade.

Pronatec 2018

Pronatec 2018. Imagem:diuvlgação

Não há como prever quando as vagas de tal instituição serão disponibilizadas. Para fazer a pesquisa de vagas no site você só precisa informar o seu estado, cidade, escolaridade e informar a escola que deseja ingressar.

Se a pesquisa resultar em algumas vagas e você encontrar a que deseja, poderá fazer sua pré-inscrição, preenchendo um formulário com todos os seus dados pessoais. Em seguida, será preciso aguardar a aprovação do cadastro pela instituição. Quando isso ocorrer, você deve se dirigir até a unidade da escola para fazer sua matrícula. Não se esqueça de apresentar seus documentos como RG, CPF, uma foto 3×4 recente, Comprovante de Residência, entre outros.

Cursos Pronatec 2018 Rio Grande do Norte

Há uma grande variedade de cursos no catálogo do Pronatec e cada instituição disponibiliza aqueles que forem compatíveis com o seu perfil e com a mão de obra de sua região, já que muitas levam esse fator em conta. Por isso a lista de cursos é muito relativa; você precisa acessar o site da instituição e conferir quais ela oferece. As principais instituições parceiras do Pronatec são o SENAI e o SENAC, além de escolas tecnológicas.

Alguns cursos que possivelmente estarão disponíveis no Pronatec 2018 são os seguintes: Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Logística, Técnico em Enfermagem, Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Podologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Recursos Humanos, além de qualificações profissionais nas áreas de Auxiliar Administrativo e Enfermagem do Trabalho.

Vagas Pronatec 2018 Rio Grande do Norte

Todos os anos os estudantes sempre se perguntam quantas vagas serão liberadas por cada instituição. Esse número depende do Ministério da Educação, que repassa a verba para que as escolas tenham como receber os alunos. Em média, cada curso reúne turmas de 40 alunos, e pode conter duas ou mais turmas.

A quantidade real de vagas só é liberada pela instituição quando o processo seletivo está aberto, por isso é meio impossível saber com antecedência. Observando os números de processos seletivos anteriores é possível ter uma noção de quantas vagas serão liberadas ao total.

Recomendados para você: