Pronatec 2018 Rio de Janeiro - Inscrições Pronatec Rio de Janeiro
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec 2018 Rio de Janeiro – Inscrições, Cursos e Vagas

Com a atual crise econômica do Brasil e o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, ter um curso técnico é muito importante para quem busca por uma vaga de emprego. Se você é morador do Rio de Janeiro, confira a seguir todas as informações sobre o Pronatec Rio de Janeiro 2018.

Inscrições Pronatec 2018 Rio de Janeiro

Assim como os cursos, as inscrições para os cursos técnicos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) são gratuitas e podem ser realizadas na própria instituição.  Para 2018 as inscrições ainda não começaram, fique atento a página oficial do Pronatec e acompanhe todas as informações sobre datas, vagas e cursos oferecidos pelo Pronatec Rio de Janeiro 2018.

Pronatec 2018

Pronatec 2018 . Imagem:divulgação

Quem deseja se inscrever no Pronatec Rio de Janeiro 2018 deve acessar o site do portal oficial do programa http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/. Podem se inscrever nos cursos do Pronatec Rio de Janeiro 2018 qualquer pessoa que tenha realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2016 sem zerar na redação.

Cursos Pronatec 2018 Rio de Janeiro

O Pronatec oferece muitas vagas e cursos em todo o Brasil. A quantidade varia de acordo com a disponibilidade das instituições parceiras. Todos os anos as instituições de ensino liberam inúmeras vagas para diferentes modalidades de cursos.

O Pronatec oferece cursos em diversas áreas do conhecimento. Dentre os mais procurados estão: Técnico em informática, Técnico em controle ambiental, Técnico em auxiliar administrativo, Técnico em Farmácia, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Eventos e Técnico em Cozinha.

Confira as vagas disponíveis, no site oficial do Pronatec, http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/. Lá você também confere uma lista com as vagas de cada curso em cada município do país.

Vagas Pronatec 2018 Rio de Janeiro

As vagas são disponibilizadas em escolas técnicas, institutos federais, instituições particulares de ensino e também em instituições do Sistema S como SENAI (Serviço de Aprendizagem Industrial), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Documentos necessários

Para realizar a matrícula no Pronatec Rio de Janeiro 2018, os interessados devem ir até a instituição com documentos originais e cópias da carteira de identidade, CPF, foto 3×4 recente, comprovante de residência, histórico escolar ou comprovante de matrícula do ensino médio e Comprovante de renda.

Pronatec 2018

Pronatec 2018. Imagem:divulgação

Fique atento, pois a instituição de ensino pode solicitar outros documentos, por isso, certifique-se anteriormente de quais são os documentos necessários para levar antes de ir até lá.

Pronatec – Instituições parceiras

O Senai e Senac são as principais instituições parceiras do Pronatec, ambas disponibilizam cursos técnicos gratuitos. Entre as universidades, as instituições do país que mais se destacam na oferta de cursos e vagas pelo Pronatec são a UNIP e a Anhanguera.

A UNIP, por meio do Sisu, utiliza as notas do Enem para oferecer bolsas de estudos 100% gratuitas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para cursos técnicos profissionalizantes. A Universidade Anhanguera oferece vagas para cursos técnicos gratuitos e presenciais. Com 70 unidades em todo o Brasil, tem cerca de 30 opções de cursos oferecidos de forma 100% gratuita.

Pronatec

Criado pelo Governo Federal em 2011, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é um programa educacional que tem como objetivo oferecer capacitação profissional por meio de cursos de educação profissionalizante e técnico às pessoas de baixa renda, facilitando o ingresso no mercado de trabalho local.

Objetiva também aumentar o número de vagas de cursos técnicos e também de cursos de qualificação profissional. Desde a sua criação o programa já beneficiou milhares de jovens e adultos em todo o país.

Recomendados para você: