Pronatec 2018 Mato Grosso - Inscrições, Cursos e Vagas
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec 2018 Mato Grosso – Inscrições, Cursos e Vagas

Se você é estudante do ensino médio na rede pública, cursou o ensino médio completo na rede pública, concluiu o ensino médio como bolsista integral na rede privada ou é trabalhador de baixa renda, e tem interesse em fazer um curso técnico ou profissionalizante gratuito, o Governo Federal – por meio de parcerias com instituições de ensino – disponibiliza em várias cidades do Mato Grosso o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Com o objetivo de expandir e democratizar a oferta de cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica no país à população de baixa renda, formando profissionais qualificados para os setores que necessitam de mão de obra especializada, o programa criado em 2011 pelo Governo Federal trabalha em parceria com instituições de ensino como o SENAI, o SENAC, a Rede e-Tec Brasil (que oferece cursos à distância) e instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (http://redefederal.mec.gov.br/).

Pronatec 2018 Mato Grosso - Inscrições, Cursos e Vagas

Pronatec 2018 Mato Grosso – Inscrições, Cursos e Vagas

Desde a sua criação, o Pronatec já realizou mais de 9 milhões de matrículas em todo o país e serve como uma ferramenta para o ingresso de profissionais qualificados em páreas específicas do mercado de trabalho.

Cursos Pronatec 2018 – Mato Grosso

O Pronatec oferece diversos cursos gratuitos nas modalidades: cursos técnicos profissionalizantes, para quem está cursando ou já concluiu o ensino médio, e qualificação profissional (formação inicial e continuada – FIC), que trabalha com escolaridade mínima variada.

Os cursos técnicos profissionalizantes possuem uma carga horária que varia entre 800h e 1200h, com duração de 1 a 3 anos. Já a qualificação profissional tem cursos com uma carga horária que varia de 160h a 400h, com duração de 3 a 6 meses.

São ofertados em todo o país 646 cursos de qualificação profissional e 220 cursos técnicos. Todos gratuitos. A relação completa pode ser consultada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (http://pronatec.mec.gov.br/cnct/) ou no Guia Pronatec de Cursos FIC (http://pronatec.mec.gov.br/fic/).

Vagas Pronatec 2018 – Mato Grosso

As vagas são disponibilizadas ao longo do ano pelas instituições de ensino parceiras do programa. Cada uma trabalha com um calendário específico, por isso para saber as datas de inscrição e vagas disponíveis entre em contato com a instituição de ensino do seu interesse. Caso queira saber quais cursos e quantas vagas estão disponíveis na sua cidade, e em quais instituições, acesse o site do Pronatec no portal do MEC (http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/).

O site disponibiliza uma opção de envio de alerta para abertura de novas vagas na sua região. Caso ainda não tenham aberto vagas em sua cidade, não deixe de ativar essa opção, pois a procura pelo programa é grande e as vagas são preenchidas rapidamente.

Inscrições Pronatec 2018 – Mato Grosso

As inscrições para o Pronatec 2018 no estado do Mato Grosso devem ser feitas junto à instituição de ensino escolhida pelo interessado para a realização do curso. Lembrando que o programa tem parceria com os diversos Institutos Federais, com o SENAI e o SENAC.

Os alunos que estiverem cursando o ensino médio na rede pública podem consultar vagas remanescentes (que não foram preenchidas no tempo estipulado) realizando um cadastro online (http://spp.mec.gov.br/cadastro-online/meu-cadastro/).

Pronatec 2018 Mato Grosso - Inscrições, Cursos e Vagas

Pronatec 2018 Mato Grosso – Inscrições, Cursos e Vagas

Quem já concluiu o ensino médio pode se inscrever no programa na modalidade Bolsa Formação Trabalhador. Aqueles que ainda não concluíram o ensino médio devem procurar a sua instituição de ensino, ou uma instituição federal, para saber mais sobre os critérios de inclusão no programa.

Quem já se formou em algum curso ofertado pelo Pronatec pode se matricular novamente. De acordo com a Portaria MEC n° 817/2015, cada beneficiário tem direito a até três matrículas ao ano nos cursos ofertados pela Bolsa Formação.

Recomendados para você: