Pronatec 2018. Expectativas, Vagas, Cursos e Inscrições
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Pronatec 2018, Expectativas, Vagas, Cursos e Inscrições

Em 2015 o Brasil passou por uma terrível crise financeira e o orçamento sofreu muitos cortes consideráveis e várias áreas, incluindo na educação. Todos os programas sociais relacionados a educação tiveram vagas reduzidas para evitar um gasto além do que o Ministério da Educação pudesse pagar, e com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) não foi diferente.

No ano de 2016 a tendência é uma leve melhora e em 2017 haverá uma estabilidade dessas vagas. A crise na economia também reduziu os postos de trabalho, com isso, a necessidade de qualificação profissional imediata também.

O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nasceu por causa de uma iniciativa do Governo Federal, que no ano de 2011, através da Lei 11.513/2011, com o intuito principal de aumentar, democratizar e oferecer cursos de educação profissionalizante e técnico que ajudem as pessoas a terem uma boa capacitação profissional. O Pronatec também ajuda a melhorar o ensino médio da rede pública, com diferenciais.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego pretende ajudar jovens que não tem dinheiro para pagar por cursos profissionalizantes e que também estão encontrando dificuldades de ingressar no mercado de trabalho local. São prioridade para o Pronatec as pessoas que fazem parte de programas de transferência de renda, como por exemplo, o Bolsa Família.

Os cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Pronatec são financiados pelo Governo Federal, mas a sua oferta só acontece graças a parcerias com instituições educacionais. Fazem parte da parceria de cursos gratuitos instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica.

Pronatec

Pronatec (Foto: Divulgação)

As instituições do sistema “S” são outros grandes parceiros do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Fazem parte dessa rede o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR. Desde o ano de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas por meio de um cadastro feito junto ao Ministério da Educação, também passaram a ofertar cursos junto com o Pronatec.

Entre os anos 2011 e 2014, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foram viabilizado de mais de 8 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada. Todos os cursos são oferecidos de acordo com a demanda de mão de obra local e com as características das empresas de cada região do Brasil.

Acesse e saiba mais informações: Saiba Como Fazer um Curso Senac com o Pronatec

Objetivos do Pronatec

Os principais objetivos do Pronatec devem ser mantidos em 2017, quando haverá uma expansão na oferta das vagas nos cursos. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é um meio de democratizar a oferta de mão de obra profissional para empresas que ainda não possuem tal profissional e de quebra ajudar as pessoas que precisam de emprego, por meio da capacitação profissional.

O Pronatec também está ajudando milhares de escolas do Brasil, pois por meio do programa são aprovadas reformas de espaços educacionais estaduais e federais, além de centros de tecnologia.

Pronatec

Pronatec (Foto: Divulgação)

O Pronatec aumenta as oportunidades educacionais aos trabalhadores que precisam de reciclagem ou que querem uma nova experiência em novas áreas profissionais.

Vagas nos Cursos do Pronatec 2018

As pessoas interessadas em conquistar uma qualificação e assim ter mais chances de ingressar no mercado de trabalho ou conquistar um espaço que ainda não possui, chegou a hora de ver alguns do muitos cursos gratuitos que são oferecidos por meio do Pronatec:

  • Técnico em Informática para Internet
  • Técnico em Logística
  • Técnico em Meio Ambiente
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Meio Ambiente
  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Técnico em Eletrotécnica
  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Redes de Computadores
  • Técnico em Meio Ambiente
  • Técnico em Eletrotécnica
  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Automação Industrial
  • Técnico em Eletrotécnica
  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Redes de Computadores
  • Técnico em Alimentos
  • Técnico em Móveis
  • Técnico em Vestuário
  • Técnico em Logística
  • Técnico em Desenho de ConstruçãO Civil
  • Técnico em Eletrotécnica
  • Técnico em Mecânica

O Pronatec oferece capacitações profissionais de várias áreas, sempre tentando suprir a necessidade do mercado de trabalho local. O Programa tem como objetivo integrar pessoas que estão precisando de colocações no mercado, as capacitá-las e ajudar dessa forma as empresas.

Mesmo com o número de vagas bem menores do que nos anos anteriores, o Pronatec promete uma melhora em 2017, com mais vagas e diferenciais para esse ano. Acesse o site do Pronatec para ter mais informações sobre os cursos que serão oferecidos na sua cidade.

Acesse e saiba mais informações: Senac e Pronatec 2016

Inscrições dos Cursos do Pronatec 2018

Existem muitas formas de ter acesso aos cursos do Pronatec. Por meio do site http://pronatec.mec.gov.br é uma delas. Também há quem prefira buscar informações juntamente com as instituições parceiras, como por exemplo: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Industria (Sesi) e demais instituições do sistema “S”.

As inscrições são abertas nas próprias instituições parceiras do Pronatec e a pessoa precisa se atentar as datas, pré-requisitos e documentação necessária para concretizar a matrícula. Fique de olho no site Dio pronatec para mais informações: http://pronatec.mec.gov.br.

Cursos mais Procurados pelo Pronatec 2018

Nos últimos anos, os cursos mais buscados pelos estudantes que querem fazer parte do Pronatec foram (isso deve ser mantido em 2017):

  • Técnico em informática
  • Técnico em controle ambiental
  • Técnico em auxiliar administrativo
  • Técnico em Farmácia
  • Técnico em Análises Clínicas
  • Técnico em Enfermagem
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Técnico em Guia de Turismo
  • Técnico em Eventos
  • Técnico em Cozinha.

Pronatec Senai 2018

O Ministério da Educação (MEC) divulgou recentemente que destinará R$ 111,5 milhões ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com o objetivo de ter um financiamento de bolsas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. A divulgação dessas informações foi realizada por meio de uma portaria do Diário Oficial da União.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é um projeto com o intuito de capacitar profissionalmente mão de obra técnica de jovens e adultos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é um dos principais parceiros do governo federal junto ao Pronatec, oferecendo vagas em cursos em todo o país.

No ano de 2016, o Pronatec, foi usado pela presidente Dilma Rousseff, principalmente como a pauta principal da campanha eleitoral no ano de 2015 Mas como em 2016 o país passou por uma dificuldade financeira e teve que cortar gastos, fora os atrasos nos salários dos professores foram ligados ao programa e a rede pública de ensino.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado no ano de 2011, sendo que o Pronatec já alcançou 8 milhões de matrículas pelo país. No ano de 2015, a presidente da república lançou a sua segunda etapa do programa, com a meta de alcançar mais 12 milhões de matrículas.

Pronatec

Inscrições Pronatec Foto: Divulgação)

Para 2017 ainda não sabemos a quantidade de vagas disponibilizadas, mas com certeza terá algum curso gratuito oferecido por meio do Pronatec perto de você. O Programa é um dos mais buscados pelo Brasil, ainda mais pelas pessoas desempregadas, que muitas vezes são diretamente encaminhadas para esses cursos por meio dos centros de apoio ao trabalhador de cada cidade.

As ofertas de vagas das empresas estão menores, por isso, o processo de seleção é mais refinado, devido a quantidade de pessoas a disposição da empresa para ocupar o novo posto de trabalho. Por isso, cada ponto a mais em seu currículo é valioso, valendo muito a pena investir em um dos cursos profissionalizantes do Pronatec pelo país.

Para mais informações sobre os cursos Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego a dica é ficar de olho nos veículos de comunicação da sua cidade e nas atualizações no site oficial do

Pronatec

Pronatec 2017. Imagem:divulgação

Pronatec: http://pronatec.mec.gov.br. Escolha o curso que mais tenha a ver com você e aposte nesses diferenciais para garantir um emprego em 2017. Os cursos do Pronatec também podem ser ofertados em parceria com empresas que querem contratar uma determinada mão de obra, mas que estão com dificuldades de encontrar esse perfil de profissional.

O Programa é um dos mais buscados pelo Brasil também pode ajudar o desempregado a ter uma ajuda de custo que possibilite a prática do curso. Além disso, o material didático é totalmente gratuito. Podem fazer os cursos do Pronatec as pessoas com idade entre 16 e 65 anos, que estão querendo qualificação profissional, além de estar dentro dos pré-requisitos de alguns dos cursos ofertados pelo programa.

As pessoas que não se encaixar nas regras do programa não serão inscritas e não poderão frequentar o curso do Pronatec. Além disso, as pessoas vinculadas ao Pronatec receberão certificado se chegarem até o final do curso sem faltas e com um bom aproveitamento didático conforme cronograma de avaliação do curso.

Recomendados para você:

12 Comentários

  1. Priscila Sampaio disse:

    Como faço para fazer minha escrição?

  2. vivianegomes disse:

    como faço minha iscriçao

  3. Hemillin Costa Santos disse:

    Como faço para fazer minha inscrição?

  4. Valgerlene Rodrigues de Souza disse:

    Quando e como faço p me escrever p curso de enfermagem 2017?

  5. Como faço p me escrever no curso de enfermagem?

  6. Quando os alunos vão receber pelo curso este ano?Ajuda de custo.

  7. layane laiara disse:

    como faço minha inscrição para o curso de enfermagem 2017

  8. Clarisse da S. Araujo disse:

    como faço para me escrever no curso de analise clinicas 2017?

  9. Jessica disse:

    Previsão para vagas de enfermagem em 2017 ?

  10. Danubia Oliveira disse:

    Quero fazer tecnico de Farmacia

  11. fabiana xavier de lima disse:

    vagas de enfermagem.

Comente (será moderado)