Pronatec 2016 – Veja as mudanças do programa
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec 2017 – Veja as mudanças do programa

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011 e desde então beneficiou muitos jovens e adultos sem condições de arcar com um curso em uma universidade superior. Desde 2011 o programa vem sendo realizado todos os anos e, mesmo com muitos cortes na economia brasileira e mudanças, o programa acontecerá em 2017.

Muitos jovens estavam preocupados sobre os benefícios do programa para este ano e se ele ainda iria continuar acontecendo. A resposta veio logo com o Governo afirmando que o programa continuará com algumas mudanças. Para saber tudo, continue lendo esta matéria!

Entenda o que é o Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado em 2011 com o objetivo de expandir e aumentar a disponibilidade de cursos técnicos de nível médio para aqueles de baixa renda que não possuem condições de pagar por um. Além disso, o programa visa aumentar a quantidade de cursos pedagógicos disponíveis no Brasil e melhorar a qualidade de ensino do país.

Todos os anos milhares de matrículas são realizadas no programa, pois eles oferecem cursos técnicos e de formação inicial e continuada que duram até 1 ano. São muitas opções de curso nas mais diferentes modalidades.

Pronatec.

Pronatec. Imagem: Divulgação

Veja quem pode participar do programa

Qualquer pessoa pode participar do programa, mas o Pronatec foi criado pensando naquelas pessoas de baixa renda, portanto há prioridades. O Pronatec é destinado e pode ser feito, principalmente, por estudantes do ensino médio da rede pública (estudantes do modo EJA também estão incluídos), trabalhadores, pessoas beneficiadas de algum programa do governo como o Bolsa Família, e estudantes do ensino médio de rede privada com bolsa integral.

Acesse e saiba mais informações: Prouni 2017 – Vagas e Inscrições

Mudanças do Pronatec para 2017

O Governo Federal confirmou que em 2017 programas como o Pronatec e o FIES iriam continuar, mas isso com algumas mudanças. A primeira mudança prevista para o Pronatec em 2017 é em relação ao número de vagas que estarão disponíveis: cairá de 2 milhões para 1,5 milhão. A segunda e última mudança é que o Governo irá controlar, junto com a instituição, a freqüência dos alunos bolsistas.

Aquelas instituições que não atingirem pelo menos 85% de alunos concluintes do curso não receberam o valor integral do repasse.

Pronatec 2016 (Foto: Divulgação)

Pronatec 2017. (Foto: Divulgação)

Como se inscrever no Pronatec 2017

O programa não conta com apenas um processo de seleção, pois as vagas são ofertadas em instituições públicas, privadas, federais e do sistema S de ensino. Cada instituição possui os seus critérios e a sua forma de avaliação, e para saber como se inscrever e concorrer a uma vaga, você deve entrar em contato com a instituição desejada mais próxima.

O Pronatec possui um portal online onde você pode pesquisar a oferta de vagas em todo o seu município para facilitar a busca pela universidade ideal. Acesse http://pronatec.mec.gov.br/inscricao  e informe seu município.

Acesse e saiba mais informações: Inscrições Prouni 2017

Cursos Pronatec 2017

O Pronatec oferece 650 cursos de qualificação profissional e 200 cursos técnicos distribuídos entre as mais diversas opções. Os cursos envolvem as seguintes áreas: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Segurança, entre outros.

Recomendados para você:

2 Comentários

  1. manoel disse:

    gostaria de ser avisado quando estiver fazendo inscrição do pronatc,estou querendo fazer inscrição na entidade de ensino técnico em confeitaria,panificação,e técnico em alimentos.

  2. elisangela disse:

    Gostaria de fazer curso produção de moda,por gentileza enviar e-mail avisando quando estiver fazendo inscrição qual a instituição que estará administrando na cidade Rondonópolis.

Comente (será moderado)