Pronatec 2018 RS
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec 2018 RS

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter uma qualificação profissional, seja em qual área for, é muito importante para quem almeja sucesso na carreira. Para ajudar jovens que estão em busca do primeiro emprego e que não possuam experiência profissional, o Governo Federal criou o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) iniciativa que visa ampliar e democratizar a oferta de cursos em diversas áreas do conhecimento.

Pronatec RS informações

Os cursos do Pronatec também são oferecidos no Rio Grande do Sul, se você busca uma forma de se inserir no competitivo mercado de trabalho, confira abaixo as informações de como se inscrever, vagas e muito mais e comece já a trilhar a sua carreira profissional.

Pronatec RS Inscrições

Para se inscrever nos cursos do Pronatec 2017 o interessado deve estar regularmente matriculado ou ter concluído o ensino médio em escolas da rede pública de ensino ou em escola da rede particular, na condição de bolsista integral. Os candidatos devem comparecer à instituição de ensino de interesse com originais e cópias dos seguintes documentos:

  • Carteira de identidade,
  • CPF,
  • Foto 3×4 recente,
  • Comprovante de residência,
  • Histórico escolar ou comprovante de matrícula do ensino médio
  • Comprovante de renda

Pronatec RS Cursos

O Pronatec RS oferece cursos técnicos profissionalizantes e de aperfeiçoamento a pessoas de baixa renda e que estejam inscritas em programas sociais. Em Porto Alegre, RS, por exemplo, são oferecidos cursos no Senac Floresta no curso de promotor de vendas e operador de supermercado, já o Senac Centro Histórico tem o curso de organizador de eventos e no Senac Cidade Baixa oferece oportunidades nos cursos técnico em multimídia e técnico em comunicação visual. Há também oportunidades nas áreas de logística e informática.

Existem outros cursos em outras instituições parceiras, dentre os cursos mais procurados do Pronatec estão: Técnico em informática, Técnico em controle ambiental, Técnico em auxiliar administrativo, Técnico em Farmácia, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Eventos e Técnico em Cozinha.

Pronatec 2018 inscrições

As inscrições para o Pronatec estão com tudo; o programa já disponibilizou alguns processos seletivos no âmbito do Mediotec, o novo programa federal voltado para melhorar a qualidade do ensino médio brasileiro. Ambos os programas estão disponibilizando vagas gratuitas em cursos técnicos voltados para a qualificação dos jovens brasileiros.

Por enquanto o Mediotec chegou apenas nas regiões mais carentes e, enquanto não chega em sua cidade, você pode ir pesquisando sobre as vagas do Pronatec nos institutos federais e escolas técnicas.

Inscrições Pronatec

No Pronatec as inscrições podem ser feitas eletronicamente pelo site do programa ou presencialmente na unidade onde há a oferta de cursos. Em alguns casos a instituição oferece as vagas pelo SISUTEC, cuja inscrição pode ser feita apenas online. Nesse caso, além de ser estudante de escola pública, o candidato deverá ter tido um bom desempenho no ENEM para conseguir a vaga.

Quando as inscrições são disponibilizadas apenas na instituição, os requisitos envolvem uma idade mínima, que pode ser de 16 ou 18 anos, assim como uma escolaridade mínima, que pode ser ensino fundamental ou médio completo. Além disso, no Pronatec é fundamental que o candidato tenha estudado ou estude em uma escola da rede pública.

Inscrição Pronatec 2018

Quem está interessado em realizar um curso técnico gratuito deve se manter atualizado sobre os processos seletivos da instituição onde deseja se inscrever. Isso porque o Pronatec não abre as vagas apenas uma vez por ano: cada instituição disponibiliza as oportunidades de acordo com o seu calendário acadêmico. Portanto, várias inscrições podem ser realizadas por ano.

Cada instituição irá divulgar em seu site quando estiver ofertando cursos técnicos gratuitos, por isso nunca deixe de acessar.

Pronatec 2018 SP

Em São Paulo o Pronatec é realizado principalmente pelo SENAC, além de ser parceiro da UNIP e da UNICID, duas instituições de ensino superior que também disponibilizam vagas gratuitas em cursos técnicos. No SENAC há cursos técnicos nas mais variadas áreas e segmentos. Uma das modalidades dos cursos é Aprendizagem, voltada para jovens de 14 a 24 anos que estejam em busca do primeiro emprego. Para realizar um curso de Aprendizagem o estudante precisa, primeiramente, ser contratado pela empresa onde realizará o estágio, pois então será resignado a uma unidade do SENAC para realizar o curso.

Cursos técnicos para 2018

O SENAC de todo o Brasil está com as inscrições abertas para inúmeras opções de cursos técnicos, como, por exemplo: Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Administração, Técnico em Logística, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Paisagismo, Técnico em Comunicação Visual, Técnico em Estética, entre outros.

Cursos gratuitos 2018

Outra opção de cursos gratuitos são os cursos livres, também disponíveis nas unidades do SENAC. Nessa categoria há cursos como Desenho Arquitetônico, Desenho Técnico, Introdução ao Paisagismo, Produção Gráfica, Bolos e Tortas, Açougueiro, Cozinha Experimental e vários outros. A unidade de cada região oferta opções distintas.

Pronatec Senac

Como você já percebeu o SENAC é um dos principais parceiros do Pronatec, pois está presente nos quatro cantos do país e disponibiliza em todas as regiões vagas gratuitas para os cursos do programa. É fundamental pesquisar quais vagas a unidade de sua cidade disponibiliza e entrar em contato para verificar se ela está disponível por meio do Pronatec.

Sisutec 2018

O SISUTEC é um sistema onde as instituições e escolas técnicas disponibilizam de forma gratuita suas vagas nos cursos técnicos do Pronatec. É um sistema unificado, pois em um só lugar você pode encontrar vagas de todo o país e se inscrever em até dois cursos.

sisutec

sisutec

Pronatec RS Instituições parceiras

O Pronatec está presente no país inteiro com parcerias em instituições renomadas que garantem a excelência em ensino como SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte) e outros Centros de Ensino.

(Foto: divulgação)

Pronatec RS Vagas

Os cursos técnicos gratuitos do Pronatec RS têm vagas limitadas. Para conferir o número de vagas e os cursos oferecidos pelas instituições parceiras consulte o site oficial do Pronatec http://pronatec.mec.gov.br.

Recomendados para você:

1 Comentário

  1. itamarclaro disse:

    Oi, eu quero saber se o if de Júlio de Castilhos ja recebeu o dinheiro do pronatec pra repassar prós alunos, para 2016… em abril eo final do curso. Espero resposta urgente, obrigado…?

Comente (será moderado)