Pronatec 2016 PR
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec 2017 PR

Pronatec 2017 PR

Se você é jovem e deseja se qualificar profissionalmente para conseguir um bom emprego a dica é conhecer um pouco mais sobre o Pronatec. O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado pelo Governo Federal em 2011 e tem como objetivo principal ampliar o acesso aos cursos técnicos e de qualificação profissional. O programa disponibiliza bolsas de estudo nas melhores instituições de ensino do país. Confira tudo a respeito do Pronatec PR 2017.

Pronatec Cursos PR

Os jovens que moram no Paraná podem escolher a melhor opção entre uma enorme variedade de cursos e de instituições participantes. São cursos completamente gratuitos, o estudante do Pronatec não precisa pagar inscrições, matricula, material didático e nem uniforme. São cursos excelentes que qualificam o jovem para o mercado de trabalho.

Pronatec e Jovem Aprendiz 2016 (Imagem: Divulgação)

Pronatec e Jovem Aprendiz 2017 (Imagem: Divulgação)

Os cursos mais procurados no Paraná são:
• Técnico em Design de Móveis
• Técnico de estilista
• Técnico de informática
• Técnico de manutenção de computadores

E muito mais. São cursos com aulas teóricas e práticas que preparam o jovem para o mercado de trabalho. O objetivo dos cursos de qualificação e técnico são exatamente esse, deixar o aluno preparado para o mercado de trabalho. Ao sair do curso o jovem já sabe exatamente como exercer aquela determinada função dentro da empresa.

Pronatec PR – Instituições Participantes

O pronatec conta com a parceria de diversas instituições de ensino. São escolas técnicas, instituições privadas e públicas e também instituições do Sistema S de ensino como é o caso do Senai e do Senac.

Pronatec e Senai (Imagem: Divulgação)

Pronatec e Senai (Imagem: Divulgação)

Senac – O Senac é um grande parceiro do Pronatec PR. No site você confere muitas novidades a respeito do Senac no Pronatec. Um curso bastante concorrido é o de Organizador de Eventos. Acesse e confira: http://www.pr.senac.br/pronatec/.

Senai – O Senai é outro grande parceiro do Pronatec PR e oferece uma grande variedade de cursos em diversas cidades do estado. Em Curitiba por exemplo os cursos mais procurados são: Editor Gráfico e Auxiliar Administrativo. Acesse e confira http://www.senaipr.org.br/pronatec/.

Cursos técnicos gratuitos em Londrina 2017

Em Londrina os moradores se deparam todos os anos com algumas ofertas de cursos técnicos gratuitos. Por exemplo, no ano passado o Colégio Estadual Polivalente abriu algumas oportunidades para cursos em 2017, nos cursos de Técnico em Alimentos, Técnico em Edificações, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Nutrição e Dietética. Os cursos puderam ser realizados este ano nas modalidades de subsequente e integrado, com duração de um ano e meio e quatro anos, respectivamente.

Esse é apenas um exemplo, pois várias escolas da cidade também disponibilizam vagas gratuitas todos os anos. Para 2017, por exemplo, as vagas são ofertadas principalmente pelas instituições do SENAC.

Pronatec Londrina 2017

O Pronatec em Londrina é realizado através de instituições federais, privadas e estaduais parceiras, que disponibilizam vagas gratuitas em cursos técnicos subsequentes e integrados, para permitir que todas as pessoas tenham acesso a uma qualificação. Todos os anos uma escola ou colégio abre as oportunidades para as inscrições, cujo requisito principal é já ter terminado o ensino médio.

Se você é morador de Londrina, recomendamos que pesquise as vagas em escolas técnicas e colégios particulares, pois são esses os principais parceiros do Pronatec.

Pronatec Curitiba 2017

O Pronatec Curitiba é realizado pelo SENAC, que tem uma grande parceria com o programa. Através da instituição e do programa, cursos técnicos gratuitos são disponibilizados às pessoas que atendem aos requisitos; os cursos são ministrados por profissionais altamente capacitados que repassem seus conhecimentos com o intuito de formar cada vez mais profissionais para o mercado.

As vagas do Pronatec no Senac de Curitiba são ofertadas ainda pelo sistema Sisutec, onde você pode se inscrever para até dois cursos técnicos gratuitos e a seleção é feita de acordo com o seu desempenho no ENEM.

Pronatec Londrina Unopar

A UNOPAR é uma instituição de ensino superior privada do estado do Paraná, que está presente em vários outros municípios brasileiros disponibilizando cursos de qualidade. Há também cursos de pós-graduação, mestrado/doutorado, cursos de extensão e cursos livres.

A Unopar também disponibiliza Bolsas-Formação para estudantes que tenham concluído o ensino médio e desejam realizar um curso técnico gratuito. Em Londrina a Unopar possui quatro unidades onde é possível realizar os cursos: Unidade Piza, Unidade Tietê, Unidade Catuaí e Unidade Shopping Boulevard.

Pronatec inscrições 2017

As inscrições para o Pronatec podem ser feitas online no site do programa ou presencialmente na unidade, de acordo com o processo seletivo de cada instituição participante. Algumas também disponibilizam as vagas pelo SISUTEC, onde a inscrição é feita somente na internet e o candidato precisa ter realizado o ENEM.

Nesse sistema é preciso ter tirado uma boa nota no exame para conseguir ser selecionado.

Inscrição Pronatec 2017

Não há uma data específica para as inscrições no Pronatec, cada instituição participante libera as vagas de acordo com sua disponibilidade e infraestrutura. Por isso recomendamos que você sempre fique atento no site da escola ou instituição onde deseja ingressar, para que assim não perca a divulgação de um novo processo seletivo.

Cursos Londrina 2017

Em Londrina até mesmo os institutos federais oferecem oportunidades para cursos técnicos, como o Instituto Federal do Paraná. Eles disponibilizaram 40 vagas para o curso Técnico em Biotecnologia, 30 vagas para o curso Técnico em Enfermagem, 40 vagas para os cursos Técnico em Informática, Técnico em Massoterapia e Técnico em Prótese Dentária e, por último, 30 vagas para Técnico em Saúde Bucal.

O IFPR abre suas oportunidades todos os anos, portanto fique de olho no site.

Cursos gratuitos 2017

Outra opção de cursos gratuitos é no SENAI do Paraná, onde você pode optar pelos cursos livres e não pagar nada, nem mesmo o material didático. Os cursos livres são de curta duração e abrangem assuntos do dia a dia e diferentes, ideais para quem deseja se especializar em algo rapidamente.

Pronatec Inscrições PR

Ainda não foram divulgadas as datas para as inscrições do Pronatec PR 2017. É bem provável que o calendário oficial com todas as datas seja liberado já no começo do ano. O governo federal pretende investir R$14 bilhões nos cursos do Pronatec e assim alcançar a marca de 8 milhões de inscritos.

Pronatec (Imagem: Divulgação)

Pronatec (Imagem: Divulgação)

Para conhecer mais opções de cursos é só acessar o portal oficial do Pronatec http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/ e também os sites das próprias instituições participantes. Algumas instituições permitem que a inscrição seja feita no próprio site ou na própria instituição de ensino. Não perca essa ótima oportunidade.

Recomendados para você:

4 Comentários

  1. EDUARDO DE OLIVEIRA SOUSA disse:

    E o mínimo que uma educação pode fazer

  2. jessica disse:

    ola quero fazer curso tecnico de radiologia quero saber como proceder para me increver no curso gratuito fornecido pelo pronatec obrigada

  3. Cristina disse:

    Preciso muito fazer Curso Técnico em Turismo ou Gestão Ambiental.Onde posso me informar aquí,em Pernambuco?
    Obrigada

  4. Maria Jose disse:

    Gostaria de saber onde faz as inscrições para os cursos do PRONATEC, tem em que cidades, escolas….

Comente (será moderado)