Pronatec 2016 BA
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Pronatec 2017 BA

Pronatec 2017 BA

O Pronatec 2017 – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é um programa criado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação. Ele beneficia jovens brasileiros que comprovem ter baixa renda, oferecendo cursos técnicos e profissionalizantes de forma gratuita.

Cursos e vagas no Pronatec 2017 no estado da Bahia

O Pronatec 2017 no estado da Bahia, como em outros estados do Brasil, tem cursos oferecidos pelo programa tanto teóricos, quanto práticos e proporcionando aos jovens uma grande carga de conhecimento, preparando-os a encarar o mercado de trabalho.

São diversas áreas que chamam a atenção dos jovens, possuem grande demanda por mão de obra qualificada, e preparam os alunos para praticar as atividades da área com sucesso.
O estado da Bahia tem muitas opções de cursos para o Pronatec 2017. Em Salvador, por exemplo, o programa faz parcerias com instituições locais que oferecem vagas em cursos de diferentes áreas, todos gratuitos.

Pronatec 2016, Fortaleza, (Foto: Divulgação)

Pronatec 2017, Fortaleza, (Foto: Divulgação)

Uma das instituições que fazem parceria com o Pronatec 2017 é o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que disponibiliza diversos cursos, como segurança do trabalho, mecânica, química e eletrotécnica, são áreas que chamam a atenção dos jovens, e que precisam de mão de obra qualificada.

Os moradores de Salvador que desejam fazer os cursos do programa podem procurar maiores e mais completas informações nas Secretarias da Educação, Cultura e Turismo, e também das unidades de ensino do Senai, Senac, Senat, IFB e Senar.

Outra opção é a UNIME, que é referência em matéria de ensino superior na Bahia e também executa cursos técnicos gratuitos através do Pronatec 2017. As vagas se encontram nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Itabuna.

A iniciativa habilita técnicos em Agropecuária, Alimentação Escolar, Edificações, Estética, Computação Gráfica, Farmácia, Informática, Logística, Massoterapia, Meio Ambiente, Prótese Dentária, Redes de Computadores, Programação de Jogos Digitais, Nutrição, entre outras áreas. A distribuição de vagas acontece por meio do Sisutec.

Para ter acesso a lista completa de cursos disponibilizados pelo programa acesse o link oficial: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/

Como se inscrever nos cursos do Pronatec 2017 no estado da Bahia

As inscrições são efetuadas na própria instituição de interesse, mas alguns itens são essenciais: Carteira de Identidade – original e cópia CPF – original e cópia Foto 3×4 recente Histórico escolar Comprovante de residência Comprovante de matrícula no ensino médio – apenas para quem está cursando o ensino médio.

Pronatec 2016 - Expectativas, vagas e inscrições (Foto: Divulgação)

Pronatec 2017 – Expectativas, vagas e inscrições (Foto: Divulgação)

Podem se inscrever jovens que tenham 16 anos ou mais e que estejam formados ou ainda cursando o ensino médio em escolas públicas. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis para efetuar a sua inscrição. Jovens que recebem outros benefícios do governo, como Bolsa Família e Seguro Desemprego, podem fazer a sua inscrição normalmente, sem risco de perda do benefício.

O Pronatec funciona com parcerias do Governo Federal com a participação de diversas instituições, dando aos interessados gratuitamente conhecimento e formação. O programa já beneficiou milhares de jovens, e as vagas de emprego estão muito concorridas atualmente, por isso é importante ficar alerta para não perder as chances que ele oferece.

Recomendados para você: