Programa MedioTec oferece 4.520 vagas para 35 cursos técnicos
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Programa MedioTec oferece 4.520 vagas para 35 cursos técnicos

O programa MedioTec vem gerando muitas polêmicas. No final de 2016 e começo de 2017 muitos professores, profissionais da área da educação e estudantes protestaram contra o projeto, que tem como principal intuito a educação profissionalizante em determinada etapa do Ensino Médio e a escolha do que o estudante vai estudar, de acordo com o que ele quer cursar na faculdade ou julga ter mais habilidades a serem desenvolvidas.

Mediotec

Mediotec

Profissionais da área da educação acreditam que o Mediotec é um programa que vai acabar com disciplinas que nem sempre são amadas pelos jovens, mas que são necessárias. Mas, vale lembrar que não será possível excluir da grade matérias como português e matemática, consideradas essenciais em qualquer área de atuação que você for seguir.

Inscrições para o MedioTec 2017

A partir da próxima segunda-feira, terá inicio o processo de inscrições para a seleção com 4.520 oportunidades em cursos ofertados pelo programa MedioTec. Os cursos profissionalizantes técnicos do Programa MedioTec, do Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho, mesmo os que não queiram cursar o ensino superior. Os interessados têm até o dia 30 de junho para participar.

Desse montante de cursos ofertados pelo Mediotec 2.635 serão destinados, de modo exclusivo, para os estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (ETE). As demais oportunidades serão distribuídas para estudantes que foram vinculados a instituições federais e privadas do programa.

Como fazer a inscrição no MedioTec?

Para realizar a sua inscrição no programa MedioTec é necessário acessar o site http://www.educacao.pe.gov.br/portal. Para ter mais informações procure pessoalmente a secretaria da sua escola.

Pré-requisitos MedioTec

Para fazer parte do programa MedioTec é necessário que o estudante tenha uma idade entre 15 a 19 anos, esteja cursando, nesse ano de 2017, o 2º (segundo) ano do Ensino Médio em um dos colégios escolas com jornadas regular, integral e semi-integral da rede estadual.

A forma que vai ser escolhida o estudante para fazer parte do programa e forma de se inscrever no MedioTec será disponibilizada no site da Secretaria Estadual de Educação. As matrículas dos aprovados devem ser realizas no período de 27 de julho a 1° de agosto.

Cursos ofertados pelo Mediotec 2017

As oportunidades em cursos técnicos são para 35 cursos promovidos em 66 escolas de 22 cidades pelo Brasil. Os cursos oferecidos nesse primeiro momento pelo MedioTec são são: administração, agenciamento de viagem, agronegócio, alimentos, automação industrial, canto, comunicação visual, dança, desenvolvimento de sistemas, edificações, eletroeletrônica, eletrônica, eletrotécnica, eventos e guia de turismo.

Hospedagem, informática, instrumento musical, lazer, manutenção e suporte em informática, mecânica, mecatrônica, meio ambiente, museologia, paisagismo, produção de áudio e vídeo, produção de moda, programação de jogos digitais, qualidade, redes de computadores, restaurante e bar, saúde bucal, segurança do trabalho, teatro e vendas.

Os interessados em mais informações sobre os cursos do MedioTec podem obter mais informações ligando para: (81) 3183.9862 ou 3183.9866.

Reforma no Ensino Médio e MedioTec

O Mediotec é apenas uma das partes da reforma do Ensino Médio. Esse modelo novo do Ensino Médio foi aprovado pelo Congresso Federal, e vai poder ser implementado até 2020, de acordo com previsões realizadas pelos Estados e por escolas particulares, que acreditam que existe uma possibilidade real de que as alterações nem cheguem a todas as escolas do Brasil.

Isso porque, acredita-se que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é essencial para a viabilização das alterações, ainda esteja em discussão pelo Ministérios da Educação (Ministério da Educação).

Entre as muitas novidades está que as escolas precisam se submeter a oferta de opções de itinerários formativos para os estudantes, ou seja: que o Ensino Médio já tem que pensar na formação do aluno após a sua conclusão.

MedioTec

MedioTec

Assim como acontecem em muitos cursos de graduação, o estudante precisa escolher uma formação com ênfase em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou formação técnica. Sendo assim, aumentam as chances dos estudantes serem melhor colocados no mercado de trabalho.

40% da formação no Ensino Médio com ênfase no que o aluno escolheu

Parte da formação no Ensino Médio do estudante (40%) vai ser destinada à ênfase que o estudante optou, sendo que o restante do tempo será destinada a formação comum que o estudante terá, definida pela BNCC.

As escolas estaduais de ensino médio precisam começar a implementar o novo modelo de educação do Ensino Médio no segundo ano letivo subsequente à data de publicação da BNCC. Isso pode mudar e poderá ser antecipado.

 

Recomendados para você: