Pep – Parcelamento Estudantil Privado. Inscrições

Os estudantes interessados em entrar no ensino superior ou fazer um curso técnico de capacitação têm várias oportunidades oferecidas pelos programas estudantis públicos e privados.

Como exemplo, o Fies e o Educa Mais Brasil disponibilizam vagas em instituições públicas e privadas de ensino e até financiam ou custeiam as mensalidades de cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação.

Já o Prouni, disponibiliza bolsas em instituições de Ensino Superior particulares e o Pronatec em entidades de cursos técnicos. Agora, o PEP oferece outra possibilidade para os estudantes que ainda não conseguiram fazer um curso superior.

PEP – Parcelamento Estudantil da Faculdade. Como funciona?

PEP – Parcelamento Estudantil da Faculdade. Como funciona? Imagem:Divulgação

O que é o PEP?

O Parcelamento Estudantil Privado (PEP) não é um financiamento e nem faz parte dos programas estudantis do Governo Federal, como o Fies. Ele funciona como um parcelamento da mensalidade do curso superior e com ele, os estudantes podem pagar até 70% da taxa mensal do curso, somente depois de formado, sem juros acumulado. O valor do parcelamento é reajustado somente pela inflação, sendo o saldo devedor corrigido pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Como Funciona o PEP?

O PEP foi criado por um grande grupo de educação privado para auxiliar estudantes que tenham interesse em ingressar no ensino superior. O PEP foi criado por um grande grupo de educação privado para auxiliar estudantes que tenham interesse em ingressar no ensino superior.

Como Fazer a Inscrição?

Os estudantes interessados no PEP, primeiro, devem realizar a inscrição para o vestibular de uma das faculdades participaintes. Após cinco dias da realização da prova de seleção, o candidato recebe o resultado. Caso seja aprovado no vestibular, o estudante deve encaminhar a faculdade escolhida para realizar a matrícula, no momento desse processo, ele deve informar que deseja aderiri ao PEP. Para inscrição, o candidato não precisa da nota do Exame Nacional do Ensino Médio ( ENEM ).

Vestibulares das Faculdades Participantes

Cada faculdade participante do PEP possui um calendário com o período de inscrição do Vestibular e realização do processo de seleção. No site do PEP, http://www.parceleafaculdade.com.br/, é possível cadastrar o próprio e-mail para receber um alerta da época de inscrição para o Vestibular da faculdade escolhida. Para isso, basta preencher as lacunas com os dados: nome, e-mail, Estado, Cidade e Faculdade. Então, o candidato envia o formulário e fica por dentro das informações divulgadas pelo grupo do PEP.

Faculdades que Participam do PEP

Entre as faculdades participantes do programa estão a Anhanguera, a Fama, a Pitágoras, a Unic, a Uniderp e a Unime. Qualquer estudante pode solicitar o parcelamento, pois não é necessário ter conta corrente em Banco, pois a contratação acontece diretamente com a faculdade. Além disso, o estudante paga a parcela depois de formado, até no mesmo tempo de duração do curso.

Pagamento do Parcelamento

Durante o primeiro ano do curso, o estudante pagará por mês o valor de 25% da mensalidade. A partir do segundo ano, o aluno irá pagar o valor de 35% da taxa mensal. Após o término do curso, ele terá que custear 70% da última mensalidade vigente do seu curso, sendo o saldo devedor corrigido pelo IPCA e parcelado em uma quantidade de parcela necessária para quitação integral.

PEP – Parcelamento Estudantil da Faculdade. Como funciona?

PEP – Parcelamento Estudantil da Faculdade. Como funciona? Imagem:Divulgação

Modalidades do PEP

Existem também três tipos de modalidade do PEP, PEP 25, 30 e 50, que estão disponíveis para alunos calouros de cursos presenciais. A modalidade de pagamento de 70% do curso ocorre somente após a formatura e está disponível para alguns cursos com vagas pelo PEP 25. Esse é válido para alunos calouros que irão cursar o primeiro semestre do curso em 2016.2, ou seja, no segundo semestre deste ano.

Como Simular o Parcelamento?

No site oficial do PEP, é possível simular o parcelamento das mensalidades e também o saldo devedor para o pagamento final. Basta preencher as lacunas com o valor da mensalidade, a renda do estudante e os semestres que irá cursar. Mais informações também estão disponíveis no endereço eletrônico oficial do PEP.

Transferência para uma Faculdade com PEP

Pep - Parcelamento Estudantil Privado. Inscrições

Pep – Parcelamento Estudantil Privado. Inscrições. Imagem:Divulgação

Mesmo estando matriculado em uma faculdade sem o parcelamento estudantil, o candidato pode solicitar a transferência para um das instituições de Ensino Superior que participam do PEP.

Para isso, basta solicitar o pedido pelo site oficial do programa, por meio do preenchimento do formulário de transferência. É preciso preenchê-lo com os seguintes dados: nome completo, Estado, cidade, e-mail, nome da faculdade desejada, telefone e curso de interesse. Depois, o candidato envia a solicitação, aguarda a análise do caso e o retorno da instituição de ensino escolhida.

Mais Informações sobre o PEP

Todas as informações sobre o parcelamento estudantil privado estão disponíveis no site oficial. Além disso, no mesmo endereço eletrônico é possível cadastrar os dados para ser contactado pelo grupo responsável pelo PEP, assim o candidato pode tirar todas as dúvidas sobre o programa. Informe-se você também e não deixe passar essa oportunidade.

 

Recomendados para você:

1 Comentário

  1. quero participar do programa do PEP mas as faculdades de guarapuava não tem parceria com o programa como posso fazer para transferir para faculdades de minha cidade

Comente (será moderado)