Nota de Corte Prouni 2017 - Confira os Cursos! - PRONATEC 2017, Inscrição, Cursos, Escolas e vagas.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Nota de Corte Prouni 2017 – Confira os Cursos!

Os estudantes que sonham em cursar o ensino superior podem se inscrever nas vagas em universidades públicas e institutos federais de tecnologia, por meio dos programas de custeio e financiamento do ensino superior como o Prouni (Programa Universidade para todos).

O Prouni é dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

Cursos mais Procurados em 2016

Entre os cursos mais procurados em 2016, Administração é o líder em inscrições no Prouni. Mas, há outros cursos bastante concorridos também. Confira alguns deles:

Cursos mais Procurados em 2016

Cursos mais Procurados em 2016

  • Administração
  • Direito
  • Pedagogia
  • Ciências Contábeis
  • Enfermagem
  • Psicologia
  • Educação Física
  • Engenharia Civil
  • Serviço Social
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Fisioterapia
  • Medicina

Nota de Corte Prouni 2017

A nota de corte do Prouni 2017 é a nota que os cursos que participam do programa definem como a mínima para selecionar candidatos aptos a ocupar vagas nos cursos ao qual foi inscrito.

Diariamente, o Prouni realiza o cálculo da nota de corte para cada curso com a média de número de bolsas disponíveis e quantidade dos candidatos inscritos no determinado curso, por modalidade da concorrência.

Prouni

Prouni

Nos cursos mais concorridos a nota de corte é bem alta e o mesmo acontece de maneira inversa com os cursos menos concorridos. Por exemplo, se o candidato tenha obtido, por exemplo, 600 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e tenha se candidato ao curso de psicologia em determinada instituição, mas o sistema do Prouni define como nota de corte para este curso seja de 620 pontos, provavelmente este candidato não conseguirá a vaga que deseja, mas esta nota de corte pode variar de acordo com o dia e se o curso tem muitos ou poucos candidatos concorrendo à vaga.

Quanto maior a nota obtida no Enem maiores são as chances de conseguir uma vaga no processo seletivo do Prouni.

Após a inscrição o candidato deve acompanhar a nota de corte do Prouni 2017 no site oficial, que é disponibilizada no sistema a partir do segundo dia após a realização da inscrição. Quanto maior for a nota de corte, mais difícil será conseguir a vaga desejada.

Prouni Inscrições

As inscrições para o Prouni 2017 ainda não começaram. Geralmente o edital é divulgado no final de dezembro ou até o final do mês de janeiro.

Para participar, é obrigatório que o candidato tenha realizado a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2016. Além disso, precisa ter atingido 450 pontos nas provas de conhecimentos e não ter tirado nota zero na prova de redação do Exame. O programa também exige o cumprimento das seguintes regras:

  • Não ter concluído o ensino superior,
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral,
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral,
  • Seja pessoa com deficiência,
  • Seja professor da rede pública de ensino em exercício.

As inscrições devem ser feitas no portal do programa http://siteprouni.mec.gov.br/. Os candidatos precisam informar duas opções de curso para utilizar a bolsa de estudos. Durante a inscrição o candidato tem que informar o número de inscrição do Enem 2016, a senha utilizada no Exame e um endereço de e-mail válido.

Documentos para Inscrição no Prouni

Ao ser contemplado com a bolsa, o candidato deve ir à instituição de ensino escolhida, e apresentar os documentos que comprovem as informações preenchidas no ato da inscrição no site do Prouni 2017.

Prouni

Prouni

Entre os documentos exigidos estão: Carteira de Identidade, Comprovante de residência do estudante e das pessoas da família, Comprovante de separação, divórcio dos pais (caso essa seja a situação), Comprovante de renda do estudante e dos membros da família (no caso os pais), comprovante de conclusão do ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.

Prouni

Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, o Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas.

Recomendados para você: