MedioTec 2018: Inscrições Cursos MedioTec, Vagas 2018
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

MedioTec 2018: Inscrições Cursos MedioTec, Vagas 2018

O MEDIOTEC é a mais nova iniciativa do governo federal que visa beneficiar jovens estudantes do ensino médio brasileiro. O programa foi criado com o objetivo de ajudar os jovens estudantes brasileiros a se qualificarem ainda no ensino médio, tendo assim mais oportunidades no mercado de trabalho sem precisar passar por uma graduação.

Essa nova iniciativa foi implantada em 2017 e a essa altura já existem vários jovens beneficiados com o MEDIOTEC, realizando os seus cursos técnicos. A expectativa é de que no próximo ano o governo disponibilize mais vagas no âmbito do programa, assim mais estudantes do ensino médio poderão se qualificar.

Como funciona o MEDIOTEC?

O MEDIOTEC é um programa que funciona de forma muito parecida com o Pronatec. O governo brasileiro repassa os recursos para as escolas públicas e instituições parceiras, que disponibilizam as vagas em cursos técnicos com duração máxima de dois anos. Todos os cursos ofertados são gratuitos e cada instituição escolhe aqueles que formem profissionais que estão em falta no mercado de trabalho de sua região.

MedioTec 2018

MedioTec 2018. Imagem:divulgação

A instituição abre as inscrições e os interessados podem se inscrever pela internet ou presencialmente. Depois, devem aguardar a divulgação do resultado e efetuarem a matrícula. Todos os selecionados irão ao curso no período contrário às aulas do ensino regular, gerando um ensino integral todos os dias. As instituições ofertantes das vagas também oferecerão apoio ao transporte para que os estudantes possam comparecer às aulas.

Requisitos do MEDIOTEC

Para participar do MEDIOTEC é fundamental preencher os requisitos impostos pelo governo federal. Como o objetivo é qualificar estudantes do ensino médio, aqueles que ainda estão no ensino fundamental não podem participar. Dependendo do curso, é exigido ainda estar no segundo ou último ano do ensino médio.

Para completar o estudante não deve ter uma renda muito maior do que dois salários mínimos. Escolas privadas também participam, mas os interessados devem preencher o requisito de renda e possuir bolsa integral.

Inscrições MEDIOTEC 2018

As inscrições do MEDIOTEC acontecem em épocas diferentes ao longo do ano, de acordo com cada instituição. Quando uma instituição abre as vagas, ela disponibiliza em seu site informações como o edital e também o link para as inscrições. Geralmente a Secretaria de Educação do município ou até mesmo o setor da educação é o responsável por isso.

MedioTec 2018

MedioTec 2018. Imagem:divulgação

As inscrições podem ser feitas online, mediante o preenchimento de um formulário eletrônico, onde o estudante deve colocar seus dados pessoais e escolher o curso desejado.

Se for selecionado deverá confirmar as informações levando todos os documentos exigidos até a unidade da instituição. Em últimos casos a inscrição é feita online, diretamente na unidade da instituição ofertante da vaga.

Cursos MEDIOTEC 2018

Os cursos do MEDIOTEC foram escolhidos pelo governo federal, que observou o mercado de trabalho de cada região brasileira. Com isso, o governo criou uma vasta lista de cursos técnicos profissionalizantes que podem ser oferecidos pelas instituições. A lista de cursos disponíveis em sua cidade pode ser vista somente quando as inscrições estiverem abertas.

Recomendados para você: