Jovem Aprendiz ou Menor Aprendiz: Diferenças
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Jovem Aprendiz ou Menor Aprendiz: Diferenças

Muitas vezes, conseguir o primeiro emprego não é fácil, principalmente para os jovens que ainda não concluíram o ensino médio. No entanto, iniciativas como o Jovem e o Menor Aprendiz facilitam a inserção de jovens, a partir de 14 anos, no mercado de trabalho.

Existem dois tipos de programas que oferecem vagas de emprego aos jovens em uma empresa. O programa Jovem Aprendiz e o programa Menor Aprendiz encaminham alunos às empresas que participam do programa.

Jovem Aprendiz ou Menor Aprendiz: Diferenças

Jovem Aprendiz ou Menor Aprendiz: Diferenças

Os dois programas são semelhantes, porém existem algumas diferenças que fazem com que cada aluno se enquadre em um programa diferente.

O que é um Menor Aprendiz?

Um Menor Aprendiz são os jovens menores de idade e que possuam idades entre 14 e 17 anos. Para este programa é criado um contrato com horários e salários diferenciados.

Ao contrário do programa Jovem Aprendiz, muitas empresas contratam um menor como aprendiz mesmo que ele não possua experiência profissional. Dificilmente alguma empresa procura por menores com experiência de trabalho, solicita apenas que eles estejam estudando.

O que é um Jovem Aprendiz?

O Jovem Aprendiz é um programa mais amplo, pois abrange desde menores com 14 anos até adultos com 24 anos de idade.

A questão da experiência profissional é opcional, porém alguns cargos em empresas específicas solicitam jovens com algum tipo de experiência.

A jornada do jovem aprendiz é de, no máximo, seis horas diárias, podendo se estender até oito horas diárias para os aprendizes que já tenham concluído o Ensino Fundamental, se nelas forem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica. Os jovens permanecem um período no local de trabalho e outro em capacitação. O jovem aprendiz tem direito a todos os benefícios trabalhistas e previdenciários compatíveis com o contrato de aprendizagem.

Assim como o Menor Aprendiz, o programa do Jovem Aprendiz aceita jovens que estejam cursando o ensino fundamental, jovens que estejam no ensino médio, assim como em cursos técnicos profissionalizantes e cursos superiores.

Jovem Aprendiz ou Menor Aprendiz: Diferenças

Jovem Aprendiz ou Menor Aprendiz: Diferenças

Implantado em 2010, o programa Jovem Aprendiz tem como objetivo desenvolver jovens por meio da educação técnico-profissional, do estímulo à prática da cidadania e de valores éticos, contribuindo com a preparação para o mundo do trabalho.

A Lei determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados. Para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) a contratação de aprendizes é facultativa.

Recomendados para você: