Inscrições Sisutec 2016

Inscrições Sisutec 2017

Inscrições Sisutec 2017

O programa Sisutec vem beneficiando uma grande parcela da população brasileira. Como parte integrante do Pronatec, mas com foco principalmente na distribuição de bolsas de estudo para institutos públicos e para a rede de ensino S, formada pelas escolas Senai, Senac, Sesi, Sesc entre outras, o Pronatec tem atraído cada vez mais pessoas e mais foco da mídia.

Seu grande diferencial em relação ao principal programa de capacitação profissional do governo, se deve ao fato de que há um sistema unificado para cadastramento e distribuição e vagas. O Sisutec atua diretamente com dezenas de campi espalhados pelo Brasil, de diversos Institutos Federais, sendo necessário ao candidato ter prestado a prova do ENEM para participar.

Sisutec-2016-Inscrições-01

Inscrições Sisutec

Como participar do Sisutec 2017

Para quem deseja participar da edição de 2017 do Sisutec, é importante ressaltar que existe a necessidade de estar inscrito e participar do ENEM 2015, que já tem data agendada para a realização das provas.

Uma vez inscrito no ENEM, o candidato deverá tirar nota superior a zero na redação para ser considerado apto a concorrer a uma vaga do Sisutec. As inscrições ocorrem apenas de maneira online, pelo site www.sisutec.meg.gov.br, e as inscrições regulares são abertas sempre no mês de janeiro e no mês de julho de cada ano.

Ainda é importante lembrar que, por força da lei das cotas, 85% das vagas do Sisutec são reservadas a alunos que tenham cursado o ensino médio exclusivamente em escola da rede pública de ensino, ou da rede particular, mas na condição de bolsista integral. Esta reserva de vagas independe da renda familiar, tendo como objetivo igualar as chances de alunos provenientes da rede pública, com alunos que tenham dito uma educação privilegiada.

Sisutec-2016-Inscrições-02

Sisutec 2017

Previsão de vagas para o Sisutec 2017

Para o ano de 2017 são previstas mais de 100 mil vagas do Sisutec, a serem oferecidas entre o primeiro e o segundo semestre. As inscrições para os cursos são semestrais, lembrando que as instituições que mais oferecem vagas pelo programa são os IFs (Institutos Federais) espalhados por todo o território nacional, e as escolas da rede S de ensino.

Além destas instituições, mais de 38 outras instituições aderiram ao programa, com o objetivo de ofertar mais vagas para o ano de 2017. Isso demonstra um grande nível de crescimento do Sisutec, que vem ganhando cada vez mais espaço no consciente brasileiro.

As inscrições ocorrem apenas duas vezes ao ano, por tanto é preciso estar atento à abertura de vagas para não perder o prazo.

Recomendados para você:

13 Comentários

  1. Samuel Pedroza da Silva disse:

    Pretendo me inscrever no SISUTEC.

  2. ellysan disse:

    gostaria de saber quando começa as inscriçoes ?

  3. Rosimar da silva lim disse:

    gostei da variedade de cursos oferecidos para os alunos esse ano de 2016…muitas oportunidades é se escolher o curso e mãos a obra.

  4. Denise Rosana Voltolini disse:

    Qdo começa inscrição tecnico nutricao e dietética em Blumenau?

  5. Emerson Souza disse:

    Quando começa as inscrição do sisutec?

  6. gostaria de saber qd começa as inscriçoes remanescentes

  7. jeane melo pimentel disse:

    gostaria de saber que podera participar so quem esta no enem e se esse curso e gratuito

  8. gostaria de participar mais nao fiz o enem

  9. Ana Paula Rosa disse:

    boa noite! Gostaria de saber a data da inscrição sisutec do segundo semestre 2016, podem informar?

  10. Bruna Andrade disse:

    Ainda não foram abertas as inscrições

  11. Heloisa lima de fraitas disse:

    Já foram abertas as vagas Do segundo semestre?

Comente (será moderado)