Inscrições Prouni 2016

Um dos programas educacionais mais importantes hoje em dia é o Prouni (Programa Universidade para Todos). O Programa foi criado pelo Governo Federal em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e tem como objetivo principal conceder bolsas de estudo integrais e parciais nas melhores instituições de ensino do país. São bolsas de estudo para alunos de baixa renda em todo o país, confira tudo a respeito das inscrições ProUni 2016.

Prouni 2016

Prouni 2016. Imagem:Divulgação

ProUni 2016 – Inscrições

As inscrições para o ProUni acontecem duas vezes por ano. A primeira vez é logo no início do ano e a segunda é no começo do segundo semestre. Ainda não foram divulgadas as datas de inscrição para o ProUni 2016, mas é provável que elas aconteçam em Janeiro e em Julho.

No cronograma oficial que será divulgado o candidato terá acesso as seguintes informações:
• Período de Inscrições;
• Resultado da 1ª chamada;
• Comprovação das informações referentes à 1ª chamada;
• Resultado da 2ª chamada;
• Comprovação das informações referentes à 2ª chamada;
• Prazo de inscrições para participar da lista de espera;
• Comprovação das informações referentes à lista de espera.

Assim que o cronograma foi divulgado nós disponibilizaremos para vocês. É muito importante conhecer todas as datas para não perder o período de inscrição.

ProUni 2016 – Como Funciona a Inscrição?

O Prouni é baseado nas notas do Enem. Para fazer a inscrição para o ProUni 2016 será necessário fazer o Enem 2015. No momento da inscrição o candidato deverá ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem. Automaticamente o sistema do Prouni vai ter acesso as notas que o candidato tirou no Exame Nacional do Ensino Médio.

ProUni 2016 (Imagem: Divulgação)

ProUni 2016 (Imagem: Divulgação)

No momento da inscrição o candidato irá escolher, em ordem de preferencia, duas opções de cursos. Quanto maior a nota do candidato no Enem, maiores serão as chances de conseguir garantir a vaga para o curso escolhido. Lembrando que se caso a nota for suficiente para as duas opções de curso, o sistema vai automaticamente selecionar a primeira opção. Para se inscrever é necessário acessar o portal oficial através do link http://siteprouni.mec.gov.br/.

ProUni 2016 – Quais os Requisitos para Participar?

São poucos os requisitos para participar do Prouni. O candidato deve fazer o Enem e tirar uma nota maior que 450 pontos em todas as matérias do exame, além de não zerar a redação.

Os outros requisitos são:
• Ter feito o ensino médio em escola da rede pública ou da rede privada na condição de bolsista integral;
• Ter algum tipo de deficiência;
• Ser professor da rede pública, nesse caso é possível concorrer apenas nos cursos de licenciatura.

Programa Universidade para Todos (Imagem: Divulgação)

Programa Universidade para Todos (Imagem: Divulgação)

O valor da bolsa varia de acordo com a renda bruta da família do candidato, no caso:
Bolsa integral – Renda família bruta mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa.
Bolsa parcial (50%) – Renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Não deixe de participar do Prouni 2016 e garanta a sua vaga nas melhores instituições de ensino do país. As expectativas para 2016 é que o número de inscritos seja superior ao de 2015, não fique de fora dessa.