Inscrições para o Pronatec 2016

Inscrições para o Pronatec 2016

Inscrições para o Pronatec 2016

Jovens e Adultos com baixa renda podem se capacitar em instituições renomadas de ensino e, dessa maneira, conseguir novos empregos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Ele tem o objetivo de oferecer vagas em turmas de nível técnico de formação e qualificação continuada, proporcionando oportunidade de crescimento profissional para os brasileiros.

Quem pode se inscrever para o Pronatec

Estudantes a partir de 16 anos que concluíram ou ainda irão concluir o ensino médio na rede pública, trabalhadores e beneficiários dos programas de transferência de renda, além dos alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), podem se inscrever nos cursos do Pronatec.

Pronatec Inscrições 2016. Confira !

Pronatec Inscrições 2016. Confira !

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os Serviços Nacionais de Aprendizagem, toda a rede pública de ensino; além de entidades particulares, são parceiras do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) com a disponibilidade de vagas. O programa tem o intuito de oferecer vagas em cursos gratuitos de formação e de capacitação continuada também em toda rede pública de ensino

Como fazer a inscrição no Pronatec

Nas inscrições feitas pelo site do Pronatec, no link http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/ o candidato deve escolher um estado, um município e informar a escolaridade. Na busca aparecerão todas as opções disponíveis para a inscrição naquele momento, como também as turmas e as instituições.

O candidato deve informar o número do CPF, a data de nascimento, o e-mail, o telefone de contato e novamente a escolaridade. Após avaliação das informações e aprovação da inscrição, o candidato deverá comparecer na instituição escolhida para realizar a matrícula.

Em algumas instituições, principalmente nas universidades particulares, a inscrição para as vagas do Pronatec é feita pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Por isso, é preciso ter uma o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de pelo menos 450 pontos e não ter zerado na prova de redação. Podem se inscrever no Sisutec 2016, alunos que cursaram o ensino médio na rede pública e alunos bolsistas integrais de escolas privadas.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Data do Pronatec 2016

As aulas do Pronatec 2015 começaram em um período diferente das edições passadas. Isso aconteceu por causa do atraso no repasse dos recursos para o pagamento dos cursos. Em 2015, as inscrições pelo sistema do Pronatec aconteceram em junho, com a divulgação do resultado da primeira chamada no mesmo mês. O resultado da segunda chamada foi divulgado em julho e a matrícula aconteceu também no mesmo mês, com as aulas começando no final de julho e no inicío de agosto.

Até as novas turmas de 2016, o calendário deve ser ajustado novamente com as aulas iniciando no primeiro semestre do ano, mas sem alteração no processo de inscrição, seleção e matrícula. 

 

 

Recomendados para você:

4 Comentários

  1. vitoria rauany farias conceição disse:

    preciso me especializar em culinária

  2. vitoria rauany farias conceição disse:

    minha inscrição foi aceita

  3. João Batista disse:

    a minha inscrição foi aceita?

  4. ramiro max disse:

    no vai ter mas pronatec aqui em pernambuco ta tudo parado o que esta acontecendo temer quer acabar com os cursos tecnicos do pronatec tem alguma previsão pra esse ano ta tudo parado.

Comente (será moderado)