Inscrições para a Lista de Espera do SiSU 2017/2
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Inscrições para a Lista de Espera do SiSU 2017/2

O Sistema de Seleção Unificada – SiSU – é um sistema desenvolvido e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que visa oferecer vagas nas principais universidades públicas do país para todos os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Neste mês de junho começam as inscrições para a Lista de Espera das universidades que usam o SiSU como método avaliativo para ingressar nos cursos. Então, caso você não tenha sido chamado anteriormente, essa é a sua chance de se candidatar de novo e tentar uma vaga no Ensino Superior brasileiro.

Neste mês de junho começam as inscrições para a Lista de Espera do SiSU. (Imagem: Divulgação)

Neste mês de junho começam as inscrições para a Lista de Espera do SiSU. (Imagem: Divulgação)

SiSU – Como Funciona?

O SiSU é cem por cento online e gratuito. Ele funciona da seguinte forma: através do site oficial do sistema, o interessado deve informar o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada no dia da inscrição para realizar o Exame. Neste caso, o segundo processo seletivo e lista de espera valem para os candidatos que realizaram a prova em 2016.

Depois de passar todas as informações, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos e instituições espalhadas por todo o Brasil. Até que as inscrições se encerrem é possível modificar os cursos e até o seu interesse por eles (qual vem em primeiro ou em segundo). Algumas das vagas ofertadas são destinadas para ampla concorrência e outras para cotas, então, certifique-se de se inscrever naquela que mais se adéqua aos seus requisitos.

Assim que finalizar a inscrição, para que o candidato seja selecionado para a Universidade em questão, ele deve ter uma nota no Enem que seja igual ou superior da nota de corte daquele curso, naquela instituição e naquele período, o que pode mudar bastante entre um e outro. Em alguns cursos, as notas em cada caderno do Exame têm pesos diferentes na contagem final do SiSU.

O SiSU é cem por cento online e gratuito. (Imagem: Divulgação)

O SiSU é cem por cento online e gratuito. (Imagem: Divulgação)

Onde se Inscrever na Lista de Espera do SiSU?

As inscrições regulares do segundo processo seletivo do SiSU aconteceram entre os dias 29 de maio e 1 de junho de 2017, sendo que o resultado foi divulgado no dia 5 de junho de 2017. Agora, os candidatos não selecionados podem se inscrever até o dia 19 de junho de 2017 na lista de espera dos cursos.

Então, conforme as vagas forem sobrando, os candidatos da lista vão sendo chamados. Essa convocação acontecerá no dia 26 de junho de 2017, sendo que a matrícula da chamada regular acontecerá entre os dias 9 e 13 de junho deste ano. Todo o processo pode ser feito e acompanhado através deste link.

Vagas e Cursos Ofertados pelo SiSU

O número de vagas oferecidas varia de acordo com cada instituição, que podem ser universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica. Essas vagas podem ser ofertadas em três modalidades diferentes: ampla concorrência, cotas e também destinadas a outras ações afirmativas da própria Universidade. Portanto, é necessário que o candidato se inscreva naquela que ele se encaixa – mediante a comprovação no dia da matrícula.

O número de vagas oferecidas varia de acordo com cada instituição. (Imagem: Divulgação)

O número de vagas oferecidas varia de acordo com cada instituição. (Imagem: Divulgação)

Os cursos também vão variar em cada Universidade. Porém, o SiSU disponibiliza, praticamente, todos os tipos de cursos que ser encaixam em Ciências Exatas, Humanas ou Biológicas e só vai depender de que a faculdade de sua escolha oferece aquele determinado curso. Esse é um ponto positivo, pois todos possuem a possibilidade de cursarem algo que realmente gosta e sem precisar ter custos para isso, uma vez que nem todos têm a possibilidade de pagar uma faculdade particular.

Caso tenha feito o Enem em 2016, não deixe de se inscrever na Lista de Espera para tentar garantir a sua vaga. Para qualquer informação que precisar ou dúvida que tiver, acesse o site oficial do SiSU.

Recomendados para você: