Inscrições do Prouni 2017 - Veja como se Inscrever, Requisitos e Cursos
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Inscrições do Prouni 2017 – Veja como se Inscrever, Requisitos e Cursos

O Prouni possibilita acesso à universidade para milhões de pessoas no Brasil, mas nem todo mundo sabe como realizar esse procedimento, continue lendo, e saiba tudo sobre esse sistema.

Como Funciona o Prouni?

O Prouni foi lançado em 2004 pelo Governo Federal, com o objetivo de proporcionar acesso ao ensino superior às pessoas que não possuem condições de pagar.

O Prouni está ligado ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e oferece vagas em faculdades privadas, tudo custeado pelo Governo, diferente do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferta vagas em universidades públicas. Todos os anos milhões de novos estudantes começam cursos superiores através do Prouni.

Quem pode Participar do Prouni?

Qualquer pessoa que possua a cidadania brasileira pode tentar uma vaga em faculdades através de bolsas do Prouni, desde que siga algumas exigências.

Inscrições do Prouni 2017

Inscrições do Prouni 2017

Para conseguir uma bolsa em 2017, é necessário ter participado do Enem em 2016, não ter tirado zero na redação, e conseguir nota média mínima de 400 pontos; o candidato deve ter estudado em escola da rede pública de ensino, ou mesmo em instituição particulares, mas na condição de bolsista. Pessoas negras, ou deficientes, possuem cotas para a classificação, aumentando suas possibilidades de êxito.

Como Conseguir uma Vaga em 2017?

Quem passar pela fase de classificação deverá comparecer na instituição de ensino, e levar alguns documentos, que incluem o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Registro Geral) de todos os participantes da família; ao menos um comprovante de residência (conta de água, luz, telefone ou outra); comprovante de renda, quem tiver ganhos per capita de até um salário mínimo e meio pode ganhar bolsa de 100%, já quem ganha acima disso e até três salários mínimos, pode ganhar 50% de auxilio;  certidão de casamento dos pais também é necessário; além do certificado de conclusão do Ensino Médio.

Onde se Inscrever no Prouni?

A inscrição para o Prouni só pode ser realizada através da internet, por meio do site do MEC (Ministério da Educação). O candidato pode escolher até duas opções de cursos, o que da maior segurança para conseguir o objetivo, todos os dias é atualizada a nota de corte, e com isso é possível mudar as suas escolhas.

Prouni

Prouni

As inscrições são realizadas duas vezes por ano, em janeiro, com vagas para o primeiro semestre letivo, e junho ou julho, com vagas para o segundo semestre. Quem não conseguir uma vaga na primeira chamada, pode aguardar e tentar na segunda, pois nem todos conseguem comprovar a sua renda, e acabam sendo desclassificados.

Nota de Corte do Prouni

Durante o período de inscrições para o Prouni, normalmente nas madrugadas, o MEC atualiza a nota de corte, que serve para orientar os candidatos na busca por uma vaga. Por exemplo, se a nota da pessoa é 600, e a nota de corte para o curso A é 500, as chances de conseguir a vaga são boas, já se a nota de corte for 590, e faltar um dia para o fechamento das inscrições, será uma situação delicada.

Cursos mais Procurados em 2017

Nem sempre o curso mais procurado possui a maior nota de corte, pois isso varia também de acordo com o número de vagas oferecidas. Os cursos mais buscados do Prouni em 2016, por ordem, são: Administração, Direito, Pedagogia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Engenharia Civil, Serviço Social, e Gestão de Recursos Humanos.

Cursos Oferecidos pelo Prouni 2017

O Prouni vai oferecer cursos nas mais variadas áreas em 2017. Medicina, Pedagogia, Farmácia, Administração, Direito, em fim, as opções são diversas, e com certeza terá uma que você goste perto de onde mora.

Mas alguns cursos são mais complicados de se conseguir, por tanto, a sua nota no Enem anterior deve ser boa, para não correr riscos. Aqui (www.prouniversitario.com.br) você pode conferir uma lista com algumas das faculdades parceiras do Prouni.

Prouni

Prouni

Enem 2017

Como você já sabe, para participar do Prouni 2017 você vai depender do Enem 2016, por tanto, é necessário muita concentração no momento de realizar a prova.

Uma dica importante é chegar com antecedência no local de realização da prova, assim diminuirá o seu nervosismo. São mais de 9 milhões de concorrentes, e para conseguir o seu objetivo é fundamental não cometer erros bobos.

Recomendados para você: