Expectativas para o Pronatec 2018 - Veja as oportunidades
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Expectativas para o Pronatec 2018

Expectativas para o Pronatec 2018

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) tem como objetivo oferecer vagas em turmas de nível técnico de formação e qualificação continuada, proporcionando oportunidade de crescimento profissional para os brasileiros. Jovens e Adultos com baixa renda podem se capacitar em instituições renomadas de ensino e, dessa maneira, conseguir novos empregos.

Período de inscrição do Pronatec 2018

As aulas do Pronatec 2018 começaram em um período diferente das edições passadas. Isso aconteceu por causa do atraso no repasse dos recursos para o pagamento dos cursos. Em 2017, as inscrições pelo sistema do Pronatec aconteceram em junho, com a divulgação do resultado da primeira chamada no mesmo mês. O resultado da segunda chamada foi divulgado em julho e a matrícula aconteceu também no mesmo mês, com as aulas começando no dia 27 de julho.

Até as novas turmas de 2016, o calendário deve ser ajustado novamente com as aulas iniciando no primeiro semestre do ano, mas sem alteração no processo de inscrição, seleção e matrícula. 

O processo de inscrição do Pronatec 2018

Podem se inscrever nos cursos do Pronatec, estudantes a partir de 16 anos que concluíram ou não o ensino médio na rede pública, trabalhadores e beneficiários do programa do Bolsa Família, além dos alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

Nas inscrições feitas pelo site do Pronatec, o candidato deve escolher um estado, um município e informar a escolaridade. Na busca aparecerão todas as opções disponíveis para a inscrição naquele momento, como também as turmas e as instituições. O candidato deve informar o número do CPF, a data de nascimento, o e-mail, o telefone de contato e novamente a escolaridade. Após avaliação das informações e aprovação da inscrição, o candidato deverá comparecer na instituição escolhida para realizar a matrícula.

Vagas pelo Sisutec para o Pronatec 2018

Em algumas instituições, principalmente nas universidades particulares, a inscrição para as vagas do Pronatec é feita pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Por isso, é preciso ter uma o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de pelo menos 450 pontos e não ter zerado na prova de redação. Podem se inscrever no Sisutec 2018, alunos que cursaram o ensino médio na rede pública e alunos bolsistas integrais de escolas privadas.

(Foto: divulgação)

Pronatec 2018 – Inscrições e vagas (Imagem: Divulgação)

Instituições participantes do Pronatec 2018

No Brasil, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os Serviços Nacionais de Aprendizagem, toda a rede pública de ensino, além de entidades particulares, são parceiras do programa com a disponibilidade de vagas.

O Pronatec tem dois eixos diferentes de cursos de Formação Inicial e Capacitação, divididos entre as áreas de Ambiente e Saúde, área de Controle e Processos Industriais, de Comunicação, de Tecnologia da Informação, entre outras.

Pronatec 2018 – Novas oportunidades 

Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual são ofertados cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, utilizando as estruturas já existentes nas redes de educação profissional e tecnológica. A iniciativa oferta cursos técnicos para estudantes matriculados no ensino médio (cursos técnicos concomitantes), para quem concluiu o ensino médio (cursos técnicos subsequentes, por meio do Sisutec), para estudantes da educação de jovens e adultos e, ainda, cursos de qualificação profissional.

Recomendados para você: