Enem 2017 - Calendário e inscrições
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Enem 2017 – Calendário e inscrições

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a porta de entrada para quem deseja cursar o ensino superior. É por meio do Enem em conjunto com outros programas do governo como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) que o estudante pode concorrer a bolsas de estudos e financiamentos estudantis.

Calendário e expectativas

O calendário do Enem 2017 ainda não foi divulgado. Geralmente o cronograma é divulgado no início do semestre, ou seja, somente em janeiro é que o edital do Enem 2017 estará disponível.

enem-2017

Enem 2017. Imagem:divulgação

A expectativa em relação ao número de inscritos é grande, já que a cada ano o Enem recebe cada vez mais inscritos. Em 2017 não deve ser diferente.

Acesse e saiba mais informações: Calendário do Prouni em 2017

Enem inscrições

As inscrições para o Enem 2017 ainda não começaram. Como todos os anos, as inscrições para o Enem 2017 devem acontecer a partir do mês de maio. A inscrição é feita exclusivamente via internet através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/.

enem-inscricoes

Enem inscrições. Imagem:divulgação

O candidato deve cadastrar uma senha entre 6 e 10 caracteres no portal do Enem e ter em mãos CPF e RG para se inscrever. Além disso, é necessário possuir um e-mail válido para que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) entre em contato em eventuais momentos.

Onde fazer a inscrição do enem

Para os alunos que concluem o ensino médio em 2016 a prova é gratuita e sua inscrição deve ser realizada com base nas informações fornecidas pela escola ao MEC. Entretanto, ainda é obrigatório ao aluno se inscrever pelo site. Assim como em anos anteriores, as inscrições para o Enem 2017 devem ocorrer exclusivamente pelo site www.enem.inep.gov.br.

Para quem já concluiu o ensino médio em anos anteriores e comprovar renda per capita de até 1,5 salários mínimos, pode solicitar a isenção da taxa de R$ 68,00 reais. Já os alunos treineiros, não podem solicitar a isenção da taxa.

inscricoes-enem

Enem inscrições. Imagem:divulgação

Os candidatos que não tiverem condições de pagar pela inscrição do Enem poderão declarar carência ao preencher a ficha de inscrição deverão clicar no ícone “Declarar Carência”.

Depois de pronto o INEP faz uma análise da ficha de inscrição do candidato através das respostas do questionário socioeconômico se poderá ser isento ou não do pagamento da taxa de inscrição.

Acesse e saiba mais informações: Vagas do Prouni em 2017

Enem 2017 Redação

A redação tem muito peso na prova do Enem, pois o candidato que zerar na redação não pode utilizar a nota do Enem para os processos seletivos do MEC como o Sisu ou ProUni, por exemplo.

Para garantir uma boa redação, a dica é treinar, escrever muito, no mínimo uma redação por semana, assim você estará mais preparado e se sentirá mais seguro durante a realização da prova do Enem.

enem-redaca

Enem redação 2017. Imagem:divulgação

Para garantir bom desempenho no Enem 2017 é muito importante, além de estudar muito, estar informado e atualizado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Por isso, fique atento a tudo, leia jornais, revistas, acompanhe blogs, portais noticiosos e sites jornalísticos.

O que é Enem 2017?

O Enem é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona os melhores classificados no Exame, com bolsas de estudos em instituições públicas ou privadas de ensino superior. A prova também utiliza as notas do Enem para avaliar os candidatos em outros programas educacionais como Fies, Sisu e ProUni.

enem-2017

Enem 2017. Imagem:divulgação

O Enem é destinado às pessoas que desejam ingressar no nível superior. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

Enem dicas de estudo

Confira abaixo algumas dicas para você que vai fazer o Enem 2017 e prestar vestibulares:

  • Priorize os conteúdos nos quais consiga adquirir, ampliar ou consolidar seus conhecimentos.
  • Selecione tópicos dentro de cada disciplina que ainda possam ser explorados e aperfeiçoados.
  • Refaça as provas dos anos anteriores.
  • Leia muito e treine as habilidades de interpretação de texto, com revistas e jornais
  • Na semana anterior à prova diminua o ritmo de estudos.
  • As redes sociais x os direitos humanos

Acesse e saiba mais informações: Bolsas do Prouni 2017 – Veja como conseguir!

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, e tem como objetivo avaliar o desempenho do estudante no fim do Ensino Médio. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), a última edição do Enem teve 7.746.118 inscritos. Foram mais de 5,7 milhões de candidatos que participaram do exame.

Recomendados para você: