ENEM 2017 - Resultado Enem 2016 e Gabarito Enem 2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

ENEM 2017 – Resultado Enem 2016 e Gabarito Enem 2017

O Exame nacional do Ensino Médio (Enem) gera muitas especulações em cima da sua aplicação. Acontece que ele pode ser a sua garantia de mudança de vida. Em 2017 não será diferente, pois muitas pessoas já estão se preparando para a prova.

Existem muitos cursinhos preparatórios do Enem que podem te ajudar a ser aprovado nos testes, por isso, não perca tempo e comece a estudar. Além disso, veja a seguir algumas informações úteis sobre o Enem 2016/2017.

ENEM 2016

ENEM 2017, mais informações sobre o cursos e suas vagas (Foto: Divulgação)

Leia também: Inscrições Sisutec 2017

Resultado Enem 2016

As notas do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram divulgadas nesta sexta-feira, 8 de janeiro de 2016. Os candidatos podem fazer a consulta por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em 2016 foram 5,7 milhões de candidatos que fizeram a prova e cada um deles pode conferir seu desempenho no site da instituição. Para ter acesso a sua nota é necessário utilizar o número de inscrição e a senha.

Os estudantes poderão conferir somente as notas das provas das quatro áreas de conhecimento e da redação. Ao contrario do que imaginava-se, o detalhamento da correção da redação não foi disponibilizado para os alunos.

O texto digitalizado e os apontamentos dos avaliadores será divulgado em até 60 dias, de acordo com o Inep, que foi obrigado a fazer isso por causa de uma decisão judicial.

O resultado desse teste será usado na disputa por oportunidades em universidades públicas. No próximo ano o Ministério da Educação (MEC) abrirá a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2017, para quem quer ingressar em uma faculdade pública usando as notas do Enem 2016.

No total serão disponibilizadas 228 mil oportunidades em 131 instituições públicas de ensino superior. Os estudantes já podem pesquisar os cursos, vagas e instituições por meio do site do Sisu, mas a inscrição só pode ser feita na segunda-feira que já podem ser pesquisadas no site do Sisu.

Além das oportunidades ofertadas pelo Sisu, programas federais de bolsa de estudos (Prouni e Ciência Sem Fronteiras) e de financiamento (Fies) usam em seu processo de seleção a nota mínima no Enem.

Saiba mais informações sobre: Inscrições para o Programa Pronatec 2016

ENEM 2016

ENEM informações sobre cursos e vagas (Foto: Divulgação)

Polêmicas Enem 2015

Alguns professores consideraram o Enem de 2015 o mais difícil dos últimos tempos, pois a prova teve sim um alto grau de dificuldade.

A penúltimo edição do Enem foi marcada por polêmicas e avanços na aplicação. Isso porque nenhuma ocorrência grave contra a segurança da prova foi verificada, ao contrário do que já aconteceu em anos anteriores, que questões chegaram a vazar. No entanto, 740 candidatos foram eliminados por irregularidades na prova.

O conteúdo do teste, assim como o tema escolhido para a redação, foram muito elogiados por especialistas em educação. Destacar a violência contra a mulher na sociedade atual causou um amplo debate sobre o assunto nas redes sociais, estando presente em mais de 3,7 milhões de posts no Twitter sobre o assunto. Fora isso, muitos memes surgiram sobre o tema.

ENEM 2016

Seja mais um universitário por meio do Enem (Foto: Divulgação)

Gabaritos Enem 2015

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio foi divulgado em outubro de 2015, dias depois que a prova foi aplicada. A divulgação foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).

Confira abaixo:

GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (24/10)
– PROVA AMARELA (sábado)
– PROVA ROSA (sábado)
– PROVA AZUL (sábado)
– PROVA BRANCA (sábado)

GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (25/10)
– PROVA AMARELA (domingo)
– PROVA ROSA (domingo)
– PROVA AZUL (domingo)
– PROVA CINZA (domingo)

O gabarito do Enem 2015 pode ajudar quem está estudando para o Enem 2017, pois o teste pode ser refeito e depois as respostas podem der vistas pelo candidato no gabarito.

A recomendação é que se faça o teste no mesmo período de tempo imposto pelo Enem de verdade, para saber como será o seu desempenho.

Inclusive, o aluno deve fazer a redação e depois pedir para que uma pessoa que entenda muito bem do assunto a corrija para que possa ir melhorando o seu desempenho para provas futuras.

Expectativas Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio sempre gera muitas expectativas, afinal, a prova pode valer o seu ingresso de cara para uma universidade, por isso, vale muito apena apostar no Enem para ter uma carreira de sucesso.

Quem não tem como pagar por uma faculdade acaba usando o Enem como meio de conseguir uma vaga em universidades privadas, como bolsista, ou em uma universidade pública, como aluno aceito pela nota por meio do Sisu.

E mesmo quem não consegue uma vaga por meio desses programas sabe que pode usar a Nota do Enem para agregar pontos em seu vestibular comum e assim conquistar o tão sonhado diploma de nível superior. Por isso, as expectativas sempre são as melhores em cima do Enem e com as notas do teste de 2016 divulgadas os alunos já começam a pensar no Enem 2017.

ENEM 2016

Aposte no Enem em 2016 (Foto: Divulgação)

Taxa de inscrição Enem 2017

A edição 2015 do Enem teve um reajuste no valor cobrado como taxa de inscrição. Após 11 anos sem nenhum reajuste o valor subiu para R$ 68,00. Antes a taxa cobrada era de R$ 63,00. A gratuidade para fazer a prova diminuiu também, com mais regras e critérios. Fora isso, houve economia com relação ao envio de cartão de inscrição do aluno, que teve que ver na internet as informações sobre locais de prova e regras de aplicação do teste.

Por isso, se você pretende fazer a edição do Enem de 2017 prepare o bolso, pois você vai precisar, já que a taxa está mais salgada. No entanto, não haverá reajustes, até esse momento ao menos. Acredita-se que o Enem vai ter reajuste daqui muitos anos, diante dos anos que passou sem ser reajustado um centavo se quer.

Enem Inscrições 2017

Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio em 2017 ainda não podem se inscrever, mas levando em consideração o  anos anteriores, as inscrições devem começar na primeira semana de junho.

Para se cadastrar, é necessário ter em mãos CPF, identidade e um endereço de e-mail pessoal e acessar o site http://enem.inep.gov.br/participante, preencher a ficha de inscrição.

Cronograma Enem 2017

O cronograma do Enem 2017 não foi confirmado ainda pelo Inep, mas deve seguir a mesma linha do que aconteceu em 2016.

As avaliações aconteceram em 2016 no sábado e no domingo, 5 e 6 de novembro, e deve ser mais ou menos nessas datas em 2017. Os portões sempre são fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Para mais informações acesse o site oficial do Enem e confira como será o teste em 2017.

Recomendados para você: