Datas do Enem 2018
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Datas do Enem 2018

Muitos brasileiros sonham em entrar em uma faculdade, mas a realidade da maioria não permite que eles possam pagar as mensalidades altíssimas. Se este for o seu caso, fique sabendo que uma bolsa de estudos pode resolver todos os seus problemas financeiros.

O Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como ENEM, pode ser o primeiro passo que você pode dar para conseguir uma bolsa de estudos.

Você imaginou finalmente conseguir fazer faculdade sem precisar desembolsar um real? Quer saber como é possível, fique atento que neste artigo vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o ENEM 2018: datas, inscrições, resultado e como se inscrever.

ENEM 2018

Apesar de estar sendo aplicado desde 1998, é muito comum que os candidatos que nunca participaram do ENEM antes fiquem com dúvidas sobre como funciona o sistema e como é possível conseguir uma bolsa de estudos através deste exame.

O ENEM foi criado com o objetivo de apenas avaliar a qualidade de ensino no Brasil mas com o passar dos anos o exame passou a ter outras responsabilidades. Hoje em dia, além de continuar tendo como função avaliar o ensino brasileiro, a nota do ENEM também serve para classificação de candidatos que quiserem concorrer a uma bolsa de estudos.

Continua com dúvidas? Fique tranquilo que ao longo deste artigo vamos explicar como funciona o sistema do ENEM e como é possível utilizar a nota do exame para conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade privada. Confira!

Datas ENEM 2018

Faltando ainda cerca de 10 meses para o ENEM 2018 acontecer, o Ministério da Educação já liberou algumas datas importantíssimas, aliviando assim a ansiedade de muitos candidatos que ficam no aguardo dessas informações.

Uma dessas datas é para a divulgação do edital do ENEM que será liberado no dia 21 de março. Depois da divulgação do edital será possível ter acesso a muitas outras informações sobre será esta nova edição. As outras datas você pode acompanhar ao decorrer deste texto.

Inscrições ENEM 2018

As datas das provas também já foram divulgadas e este ano, o ENEM vai acontecer nos dias 4 e 11 de novembro, seguindo uma das mudanças da última edição em que as provas passaram a ser aplicadas em dois domingos, ao invés de em um único final de semana. O período de inscrições já foi divulgado, por isso, fique atento para não correr o risco de perder o prazo das inscrições e ficar de fora.

O período de inscrições vai iniciar no dia 7 e encerrar no dia 18 de maio. Isso quer dizer que os candidatos vão ter pouco mais de uma semana para realizar a sua inscrição. Tome muito cuidado para não deixar tudo para a última hora e acabar perdendo o período de inscrições do ENEM 2018. A seguir confira o passo a passo para realizar a sua inscrição!

Como se Inscrever ENEM 2018

O processo de inscrição do ENEM é bastante simples, mas para facilitar a sua vida vamos explicar o passo a passo que você deve seguir para realizar a sua inscrição.

O primeiro passo é acessar o site oficial do ENEM ou, se preferir, clique aqui (https://enem.inep.gov.br/#/antes?_k=yxh015)! Ao entrar no site, você precisa realizar um cadastro, se já tiver basta logar no sistema com o seu CPF e senha cadastradas.

Depois disso será necessário preencher todos os campos solicitados com os seus dados pessoais. Além disso, também é preciso responder algumas perguntas socioeconômicas. Ao terminar de preencher todo o questionário será gerado um boleto de pagamento da taxa de inscrição, se este for o seu caso.

Recomendados para você: