Cursos Profissionalizantes PRONATEC 2018: Cursos Gratuitos 2018
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Cursos Profissionalizantes PRONATEC 2018: Cursos Gratuitos 2018

Se você está em busca de uma qualificação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego, precisa conhecer os cursos profissionalizantes disponibilizados através do PRONATEC em instituições de todo o país. São cursos rápidos com duração máxima de dois anos, constituídos de aulas teóricas e práticas, um corpo docente altamente qualificado e certificado reconhecido em todo o território nacional.

As opções são enormes, contendo desde os cursos técnicos das profissões mais tradicionais, até cursos técnicos mais modernos, como Design de Sobrancelha. Para completar, qualquer um pode participar desde que tenha a partir de 16 anos e preencha os demais requisitos de escolaridade de acordo com cada curso.

O que é o PRONATEC?

PRONATEC é a sigla para Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, e consiste em uma ação do governo federal para criar mais oportunidades no ensino técnico profissionalizante e ao mesmo tempo auxiliar na inserção de mais pessoas no mercado de trabalho.

PRONATEC 2018

PRONATEC 2018. Imagem:diuvlgação

Criado há alguns anos, o Pronatec disponibiliza vagas em cursos técnicos profissionalizantes para jovens que ainda estão no ensino médio e para adultos que já estão no mercado de trabalho e desejam crescer ainda mais. Todos os cursos são gratuitos, reconhecidos pelo MEC e há opções presenciais e a distância.

Como ocorre a oferta de vagas?

Para ofertar as oportunidades o PRONATEC possui parceria com instituições de todo o país. Instituições públicas e privadas, seja de ensino técnico ou até mesmo de ensino superior, possuem uma parceria com o programa e pelo menos uma vez no ano abrem as inscrições para os cursos, ofertando oportunidades de acordo com o mercado de trabalho da sua região.

Além disso, institutos federais também são grandes parceiros do PRONATEC, assim como as escolas do Sistema S de ensino, como o SENAI e o SENAC. Se em sua cidade possui uma escola do SENAC, por exemplo, pode ter certeza que ele oferece oportunidades no âmbito do PRONATEC.

Cursos do PRONATEC 2018

O PRONATEC disponibiliza à população cursos técnicos com duração variada, cuja carga horária pode ser encontrada no edital do processo seletivo. Alguns cursos duram apenas alguns meses, enquanto outros duram dois anos. Independentemente da carga horária, no final do curso o estudante recebe o seu certificado, desde que tenha participado das aulas e atingido a nota esperada em mais de 80% do curso.

PRONATEC 2018

PRONATEC 2018. Imagem:divulgação

Cada curso do PRONATEC possui uma idade e nível de escolaridade específica. A idade mínima para participar é 16 anos, mas em alguns cursos só podem se candidatar pessoas com mais de 18 anos, por exemplo.

Alguns dos cursos ofertados são os seguintes: Técnico em Desenho de Construção Civil, Técnico em Edificações, Técnico em Desenho Militar, Técnico em Dança, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Agroindústria, Técnico em Alimentos, Técnico em Panificação, Técnico em Artes Visuais, Técnico em Química, Técnico em Vestuário, Técnico em Agricultura, entre outros.

Inscrições PRONATEC 2018

Cada cidade brasileira pode oferecer as oportunidades em uma época diferente, por isso sempre acompanhe os sites e jornais de sua região.

A inscrição consiste no preenchimento de um formulário e isso pode ser feito tanto manualmente quanto pela internet. Não há necessidade de pagar a taxa de inscrição e, em muitos casos, o preenchimento das vagas é feito pela ordem de inscrição.

Recomendados para você: