Prouni 2017: Cursos mais procurados do Prouni, Inscrições Prouni
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Prouni 2017: Cursos mais procurados do Prouni

O Prouni é muito popular em todo o Brasil, oferecendo a oportunidade de entrada nas faculdades. Mas você sabe quais são os cursos mais procurados? E os estados com maior concorrência? Aqui você vai saber tudo sobre esse sistema de aprendizado.

Concorrência no Enem

Para participar do Prouni é fundamental ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior. Todos os anos a prova conta com milhões de candidatos, em sua maioria absoluta disputando uma vaga na universidade.

enem-2017

Cursos mais procurados do Prouni. Imagem:divulgação

Quanto mais inscritos, a tendência é que maior será a nota de corte, e ficará mais difícil conseguir uma vaga. Alguns cursos tendem a possuírem nota de corte maior, o que irá exigir maior desempenho durante a realização da prova. Os alunos possuem diversas ferramentas para se prepararem para o Exame.

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos, conhecido popularmente como Prouni, foi criado pelo Governo Federal em 2004, e é administrado pelo Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é proporcionar o acesso a universidades particulares para pessoas que não possuem condições de pagar as mensalidades.

requesitos-prouni

Cursos mais procurados do Prouni. Imagem:divulgação

Desde o seu início, mais de 1,5 milhão de pessoas já foram beneficiadas pelo Programa. Possui diversas faculdades parceiras em todo o Brasil, possibilitando que tenha uma opção perto de você.

Cursos mais procurados do Prouni em todo o Brasil

O Prouni oferece oportunidade em todo o Brasil, para diversos tipos de cursos, nas mais variadas áreas. Atualmente tem se repetido com frequência as opções mais procuradas: Administração; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Enfermagem, Engenharia Civil; Fisioterapia; Medicina; Pedagogia; e Psicologia. Por outro lado, as notas de corte são lideradas por Medicina.

Acesse e saiba mais informações: Inscrições Prouni 2016

Cursos com mais bolsas

Nos últimos anos Administração foi à líder em procura, com mais de 300 mil candidatos, para 22 mil vagas. Em segundo lugar vem o curso de Direito, com 250 mil candidatos para 15 mil vagas. Seguido por Pedagogia, com 161 mil concorrentes para 15.500 vagas.

prouni

Cursos mais procurados do Prouni. Imagem:divulgação

A quarta colocação é ocupada por Engenharia Civil, com 140 mil candidatos para 8,4  mil vagas. Educação Física, Ciências Contábeis, Enfermagem e Psicologia também contaram com mais de 100 mil candidatos nos últimos anos.

Estados com mais vagas no Prouni

O Prouni está disponível em todo o Brasil, mas o número de vagas oferecidas não é o mesmo em cada estado. São Paulo lidera essa lista, com mais de 30 mil novas bolsas por ano; em segundo lugar vem Minas Gerais com mais de 14 mil vagas; e o Rio Grande do Sul termina o pódio, com 8 mil opções de bolsas.

prouni

Cursos mais procurados do Prouni. Imagem:divulgação

É importante ficar atento, pois existem bolsas totais, para quem recebe até um salário mínimo e meio de renda familiar per capita, e bolsas parciais, de 50 %, para quem é membro de famílias que ganham de um salário mínimo e meio até três salários mínimos.

Notes de corte no Prouni

Durante o período de inscrições para o Prouni, normalmente durante as madrugadas, o MEC atualiza em seu site uma lista com as notas de corte, que servem para orientar o aluno, se irá conseguir uma vaga ou não. É possível mudar as suas escolhas quantas vezes desejar, durante essa época. As notas de corte também servem para indicar quais os cursos mais procurados.

pruni-nota-de-corte

Cursos mais procurados do Prouni. Imagem:divulgação

A nota mínima no Enem, para concorrer ao Prouni é 400 pontos, mas para conseguir uma vaga deve conseguir mais do que isso. Alguns lugares no interior podem apresentar boas oportunidades, e com notas menores. O Prouni trabalha com o sistema de cotas, quem é negro ou deficiente, pode conseguir uma bolsa de estudos com mais facilidade.

Acesse e saiba mais informações: Como participar do Sisu 2016

Dicas para conseguir um curso

Durante a inscrição do Prouni é permitido à escolha de até duas opções de curso, o que ajuda a aumentar as chances de êxito após o fim das inscrições. Às vezes a nota de corte em uma instituição de ensino é bem diferente da outra, isso se comparado o mesmo curso, mas é claro, a fama da universidade influencia isso.

O ideal é conseguir uma vaga no curso que você realmente deseja, não é legal fazer um curso apenas porque foi o que sobrou, mas é possível escolher uma bolsa, estudar durante um semestre, e depois fazer a transferência de curso.

Recomendados para você: