Cursos e Expectativas Pronatec 2016

Cursos e Expectativas Pronatec 2016

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Profissionalizante) é uma iniciativa do governo federal que foi criada em 2011, com o intuito de ser um transformador da vida de milhões de brasileiros. Com o programa, jovens conseguem ir mais longe na área educacional, ganhando uma qualificação e sendo inserido no mercado de trabalho.

Pronatec em 2015

No primeiro semestre do ano de 2015, o Pronatec teve resultados vencedores, quando conseguir oferecer a condição de mais de 12 milhões de vagas para alunos que precisavam de bolsas de estudo em todo o Brasil. No total, mais de 600 cursos profissionalizantes de curta duração foram executados, e mais de 220 cursos técnicos, com carga horária igual ou superior a 300 horas totais.

Pronatec Ensino (Imagem: Divulgação)

Pronatec Ensino (Imagem: Divulgação)

Pronatec cursos

O Pronatec abrange diversas áreas, dando a oportunidade de fazer cursos diferentes. Há cursos de longa duração, sendo destes os cursos de técnico em segurança do trabalho, informática, logística, enfermagem e mecânica, os mais procurados. Há também, na categoria de cursos de qualificação profissional, cursos com duração de até seis meses, destes os mais concorridos são os cursos de auxiliar administrativo, operador de computador, auxiliar de recursos humanos, eletricista, inglês básico e recepcionista.

Pronatec notas de corte

Muitos têm dúvida sobre a nota de corte que elimina ou classifica o candidato. Essa pontuação mínima faz com que o aluno possa conseguir uma bolsa de estudo nos cursos oferecidos pelas instituições parceiras. É fundamental é que o aluno saiba que para ser aprovado no Pronatec tem que ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e garantir mais de 450 pontos e uma boa nota na redação.

Pronatec inscritos

Os cursos e informações sobre o Pronatec podem ser obtidas por meio do site www.pronatec.mec.gov.br. Você pode entrar no sistema do programa e ver vagas oferecidas, porém as inscrições ocorrem diretamente nas instituições de ensino.

Cursos no Senac pelo Pronatec - Saiba como (Foto: Divulgação)

Cursos no Senac pelo Pronatec – Saiba como (Foto: Divulgação)

Podem participar os alunos que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio. Há ainda vagas reservadas a concorrentes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública, ou em escola particular com bolsa totalmente oferecida pela própria instituição.

Pronatec expectativas 2016

Em 2016, a expectativa é de que somente no primeiro semestre, o Pronatec tenha mais de 15 milhões de vagas em cursos diversos. Houve cortes orçamentários, mas a presidência da república já falou que não haverá novos cortes no programa em 2016.